Estudos - Grupos de Discipulado

Formação  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Missão, Visão e Valores

Qual a ideia da nossa igreja?
O que temos almejado?
Equipe ministerial.
Como você se encaixa nisso?
Sugestões?

Bíblia

O que é a Bíblia e para que serve a Bíblia?
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Todos os 66 livros, na sua íntegra, são sagrados e Palavra de Deus.
Toda nossa teologia, conduta, base de fé, cosmovisão e doutrina vêm apenas na Bíblia.
Nossa maior autoridade.
Mateus 5:17-19 “— Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.”
At 17.11 “Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”
Gl 6.16 “E, a todos os que andarem em conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.”
Fp 3.16 “Seja como for, andemos de acordo com o que já alcançamos.”
2Tm 1.13 “Mantenha o padrão das sãs palavras que de mim você ouviu com fé e com o amor que há em Cristo Jesus.”
1. Sl 119.89 “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada no céu.”
Hb 1.1 “Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,”
Is 40.8 “A erva seca e as flores caem, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre.”
Mt 24.35 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”
Lc 24.44-45 “A seguir, Jesus lhes disse: — São estas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.”
Jo 10.35 “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus — e a Escritura não pode falhar —,”
Rm 3.2 “Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.”
1Pe 1.25 “mas a palavra do Senhor permanece para sempre.” Esta palavra é o evangelho que foi anunciado a vocês.”
2Pe 1.21 “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
Inerrância.
Palavra de Deus.
Construção histórica.
Você está lendo?

Deus

Quem é Deus para você? Cite algumas características dele.
Deus é um ou são três?
Gn 1.26 “E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.”
Mt 28.19 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,”
Mt 3.16–17 “Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”
O que Deus mais quer?
Rom. 11:36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!”
1Co 10:31 “Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”
Sal. 73:24-26 “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem tenho eu no céu além de ti? E quem poderia eu querer na terra além de ti? Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.”
Sl 19 “Ao mestre de canto. Salmo de Davi Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som. No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras chegam até os confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, que é como um noivo que sai dos seus aposentos, e se alegra como um herói a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso; e nada pode se esconder do seu calor. A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são…”
Tudo está no controle de Deus?
Ap 4.11 ““Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.””
Sl 29.10 “O Senhor governa os dilúvios; como rei, o Senhor governa para sempre.”
Pv 21.1 “Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser.”
Sl 22.28 “Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações.”
Mt 10.29–30 “— Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês. E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.”
Sl 135.6 “Tudo o que agrada ao Senhor, ele o faz, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos.”
Sl 115.3 “O nosso Deus está no céu e faz tudo como lhe agrada.”
Is 46.10 “Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade revelo as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade.”
Dn 4.35 “Todos os moradores da terra são considerados como nada, e o Altíssimo faz o que quer com o exército do céu e com os moradores da terra. Não há quem possa deter a sua mão, nem questionar o que ele faz.””
Rm 9.19–21 “Mas você vai me dizer: “Por que Deus ainda se queixa? Pois quem pode resistir à sua vontade?” Mas quem é você, caro amigo, para discutir com Deus? Será que o objeto pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” Será que o oleiro não tem direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra?”
Is 45.9–10 “Ai daquele que discute com o seu Criador, sendo um simples caco entre outros cacos de barro! Será que o barro pergunta ao oleiro: “O que você está fazendo?” Ou diz: “Este seu vaso não tem alça!” Ai daquele que diz ao seu pai: “Por que você gerou?” E à sua mãe: “Por que você deu à luz?””

Vontade de Deus x Soberania de Deus

Como descobrir a vontade de Deus?
Conseguimos ouvir Deus?
Podemos ter certeza do que “ouvimos” em nosso coração?
Somente pela palavra vamos enchendo nossa mente de verdades bíblicas para tomarmos decisões cada vez mais bíblicas.
Mas como reagimos com a vontade soberana de Deus?
Como conciliar toda a busca humana pela vontade de Deus com a vontade soberana que rege todo o universo?
O foco é a glória de Deus.
Deus é mais glorificado quando sentimos mais prazer nele.
A Cruz é o cerne dessa demonstração: Deus se matou para ser glorificado através da nossa vida plena em Cristo.
1Tm 6.13–16 “Diante de Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que, na presença de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, eu exorto você a guardar este mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual, no tempo certo, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem ninguém jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”
At 4.24-30 “Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.” — Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram. Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.”

Criação

O que é ser criado à imagem de Deus?
Qual a função do ser humano no projeto da criação?
Ap 4.11 ““Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.””

Queda

O que é a queda? Qual a sua consequência?
Se foi Adão que pecou, o que eu tenho a ver com isso?

Redenção

Qual o objetivo da morte de Jesus?
Qual a participação do Pai na morte do Filho?
Deus morreu na Cruz?
Qual a importância da ressurreição?

Salvação

Como somos salvos e qual o papel das nossas boas atitudes nisso?
Quando somos salvos, Deus perdoa todos nossos pecados?
Se eu morresse hoje, por qual motivo Deus me deixaria entrar no céu?

Santificação

Se somos salvos, por que pecamos?
O cristão pode viver uma vida de pecado?

O que fazem os cristãos que pecam?

Por que pecamos?
O que normalmente fazemos quando pecamos?
Qual é a nossa reação natural depois que pecamos?
Arrependimento?
Culpa?
Remorso?
Solidão?
Afastamento de Deus?
Promessas de luta contra o pecado?
Autopunição?
Como a Cruz resolve nossos pecados?
Quando?
Quantos pecados foram perdoados com a Cruz?
Quanta dor e sofrimento pelos nossos pecados foram absorvidos na Cruz por Jesus?
Deus não seria injusto se se irasse e se frustrasse com nossos pecados de novo?
Deus já “esqueceu” nossos pecados na Cruz!
Quando pecamos não deixamos Deus irado e triste por causa desse erro, como se ele esperasse algo diferente.
O Espírito Santo fica triste porque habita em nós, mas Jesus já pagou todos os nossos erros.
Efésios 4:30 “E não entristeçam o Espírito de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.”
Isso soa como um incentivo ao pecado?
Romanos 5:20 “A lei veio para que aumentasse a ofensa. Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça,”
Devemos viver uma nova vida!
Romanos 8

O que fazem os cristãos para não pecarem mais?

https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/08/o-que-significam-justificacao-e-santificacao-catecismo-nova-cidade-32-52/
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/07/catecismo-da-produtividade/?utm_source=inf-resumo-diario-ve&utm_medium=inf-resumo-diario-ve&utm_campaign=inf-resumo-diario-ve
https://voltemosaoevangelho.com/blog/?s=Santificação+

Espírito Santo

O ES é Deus?
Qual o papel do ES?
O que é o batismo no ES?

Igreja

O que é igreja?
Como participar da igreja?

Fim dos tempo

Jesus volta como um homem?
Qual é foco do céu?

Perguntas e Respostas

O que é a Bíblia e para que ela serve?
A Bíblia é a palavra de Deus. Infalível, inerrante, poderosa e viva. É a expressão única e máxima de autoridade divina. A Bíblia serve para nos levar a Deus, glorificá-lo e expandir o Seu Reino.
Quem é Deus para você? Cite algumas características dele.
Deus é. Ele mesmo se autodefine como todo-poderoso, criador de tudo, soberano sobre tudo, sustentador da existência, do universo, da vida e de tudo. Deus é bom, é amor, é eterno, é justo, é misericordioso, é criativo, é belo, é infinito, é imutável, entre outras características.
Deus é um ou são três?
Deus é um e são três.
O Pai, o Filho e o ES são três pessoas distintas. Mas são um só. Um único Deus.
O que Deus mais quer? Tudo está no controle de Deus?
Ser glorificado. Espalhar Sua glória por todo o Universo. Demonstrar a si mesmo e ser desfrutado plenamente. Sim, tudo está sob o controle de Deus.
O que é ser criado à imagem de Deus?
É ser criado parecido com Deus em algumas características. Como igreja, nos tornamos mais parecidos com a imagem perfeita do Deus invisível, o Filho.
Qual a função do ser humano no projeto da criação?
Glorificar a Deus governando e desfrutando da criação, expandindo o Reino de Deus e multiplicando esse processo com mais seres humanos.
O que é a Queda? Qual a sua consequência?
Foi a quebra da aliança cometida por Adão quando pecou no Éden. Afastou o ser humano de Deus, e condenou toda a raça humana ao inferno. Também estragou, deturpou e matou a consciência e a vontade humana. Por fim, como a aliança de Deus com a criação foi feita com o homem, toda a criação foi negativamente afetada.
Se foi Adão quem pecou, o que eu tenho a ver com isso?
A aliança foi feita entre Deus e a humanidade, Adão foi o representante da humanidade naquela ocasião, Jesus foi nosso representante em outra.
Qual o objetivo da morte de Jesus?
Jesus morreu para pagar o preço do pecado de toda a Igreja, exigido pelo pai para que a aliança fosse restaurada. Tudo isso para Sua própria glória.
Qual a participação do Pai na morte do Filho?
Total. Desde a decisão antes da criação do mundo, todas as profecias ao longo da história, toda a autoridade para os que participaram da crucificação e a própria morte como o castigo pelo pecado imputado sobre Jesus.
Deus morreu na Cruz?
Sim e não. Jesus era Deus, e ele morreu na cruz. Na pessoa do filho, Deus morreu na cruz. Mas de uma maneira que não conseguimos entender, ainda que o Pai, o Filho e o ES sejam um, o Pai e o ES não morreram.
Qual a importância da ressurreição?
Máxima. A ressurreição anuncia a efetividade do sacrifício de Jesus, a vitória sobre a morte e a glorificação de Jesus. Isso é a nossa esperança da ausência de condenação, morte e da certeza da glorificação com Cristo.
Como somos salvos e qual o papel das nossas boas atitudes nisso?
Somente pela fé em Cristo Jesus como homem, Deus e na obra dele na Cruz. Tudo isso é um ato da soberania e graça de Deus somente que, através do ES, nos vivifica, dá a fé e o arrependimento.
Não temos parte nisso. Toda boa atitude é dEle.
Quando somos salvos, Deus perdoa todos os nossos pecados?
Sim, todos.
Se eu morresse hoje, por qual motivo Deus me deixaria entrar no céu?
Deus nos deixará entrar no céu por sermos perfeitos e santos, como seu Filho. Claro que isso só acontece pela graça de Deus quando ele nos elegeu e salvou.
Se somos salvos, por que pecamos?
Somos salvos da futura condenação do Pai, e também somos libertos da atual escravidão do pecado. Entretanto, ainda não fomos glorificados e libertos desse corpo pecador.
O cristão pode viver uma vida de pecado?
De forma alguma. A Bíblia sempre nos exorta que os salvos não vivem uma vida de pecado, inclusive supondo a ineficiência de uma segunda morte do Filho, para aqueles que fariam isso.
Qual o papel do Espírito Santo?
Ele aplica a obra do Filho na criação. Dando vida, movendo, capacitando, consolando, alegrando, entristecendo, traduzindo, convencendo, entre outras coisas.
O que é o batismo no Espírito Santo?
É uma plena imersão ou derramamento do ES que é feita pelo próprio Jesus para todos os cristãos, depois da sua ascensão. Não se trata da salvação somente, nem de um dom de línguas somente. Mas é um enchimento do ES que capacita os cristãos atuais para a expansão do Reino por toda a terra.
O que é igreja?
É a soma de todos os crentes, lavados pelo sangue de Jesus, de todas as épocas, desde a criação do mundo até a volta de Jesus.
Como participar da igreja?
Para participarmos da igreja universal precisamos ser eleitos e salvos por Jesus. O principal foco da participação em uma igreja local é o serviço e aprimoramento mútuo.
Jesus volta como um homem?
Sim. Totalmente homem, totalmente Deus. Homem glorificado e rei soberano sobre tudo e todos.
Qual é o foco do céu?
Glorificar a Deus, desfrutando dele. Governando e desfrutando da criação junto com Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more