Aprendendo a namorar!
Notes
Transcript
Introdução
Quem é a pessoa certa para falar sobre namoro?
Quem é a pessoa certa para falar sobre namoro?
Penso que eu talvez não seja. Veja, que eu na verdade muitas vezes deixo a desejar para com minha namorada.
Não levo o lixo pra fora;
Não ajudo a manter a casa limpa;
Deixo roupa suja espalhada pela casa, com a desculpa que ainda vou usar depois;
Não sou muito romântico;
Não consigo planejar momentos especiais em casal;
e a lista é longa.
O namoro é um momento especial da nossa vida. Eu diria que é tão especial que nunca deveria acabar. Deveríamos mesmo após casados, continuar a namorar com nosso cônjuge. Namorar é muito bonito se seguirmos os padrões que Deus espera para o namoro. Sobre isso não vou me arriscar a falar aqui para vocês. Mas vou deixar alguns livros que nós insistimos para que nossos jovens leiam antes do casamento:
Mensagens aos jovens;
O lar adventista
O ato conjugal
Orientação da criança
Administração financeira da família
O que a Bíblia fala sobre o tema do Namoro?
O que a Bíblia fala sobre o tema do Namoro?
Na verdade a bíblia fala algumas coisas bem interessantes como por exemplo:
“Quem namora é para casar.” Você não vê a Bíblia falando sobre namoro simplesmente por namoro, mas sim como um preparativo para o casamento.
“Devemos buscar conselhos dos nossos pais e pessoas mais maduras antes de tomar uma decisão tão importante como esta.” Temos a tendência na juventude de sermos independentes e dizer da minha vida cuido eu. Até certo ponto isso é verdade, mas se tem alguém que ama você a ponto de te dar boas orientações são seus pais cristãos. Eu estava preparando essa mensagem e me deparei com uma frase super interessante: “Nossas opiniões mudam assim como nossa idade; a minha mudou. Meu pai é exatamente da maneira que eu o queria - e exatamente da maneira que ele sempre foi.” Maylan Schurch.
A Bíblia também ensina que: “Devemos tomar cuidado com os impulsos.” Temos vários exemplos disso, em relacionamentos destrutivos, que trouxeram muito sofrimento, para várias pessoas. Isso comum, pois muitos de nós cometemos os mesmos erros em seguir nossos próprios impulsos.
Mas quero compartilhar dois textos bíblicos fundamentais para nossa compreensão sobre o namoro:
Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
No namoro, nós precisamos colocar o “Assim diz o Senhor...” em primeiro lugar. Não deixe com que seus impulsos falem mais alto do que a Palavra de Deus. Os planos que Ele tem para sua vida são muito melhores e muito maiores do que você pode imaginar.
1Coríntios 12.31 (RA)
Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
1 Coríntios 13.4-13
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
“O amor é um precioso dom que recebemos de Jesus. A afeição pura e santa não é sentimento, mas princípio. Os que são movidos pelo verdadeiro amor não são irracionais ou cegos. Ensinados pelo Espírito Santo, amam a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos.
Os que pretendem casar-se devem avaliar todo sentimento e observar todo traço de caráter naquele com quem desejam unir sua vida. Cada passo em direção do casamento deve ser caracterizado pela modéstia, simplicidade, sinceridade e pelo sincero propósito de agradar e honrar a Deus. O casamento afeta a vida futura tanto neste mundo como no vindouro. Um cristão sincero não fará planos que Deus não possa aprovar.
Como cuidar do casamento para que nunca perca o fogo do namoro?
Como cuidar do casamento para que nunca perca o fogo do namoro?
Essa é difícil hein?!
Recentemente eu li um livro chamado “Duas pulgas e nenhum cachorro” engraçado não é?! Mas é a realidade. No casamento nós somos como duas pulgas, tentando sugar uma da outra, porque nem o cachorro não nos suportou mais e nos coçou para fora.
Olha aqui algumas dicas para “Aprender a namorar de novo”
Namorar sai caro
Nem sempre gostamos de fazer as mesmas coisas.
No fim de semana estamos exaustos.
Seja qual for o desafio, babá, dinheiro, tempo, seja criativo e faça seu casamento continuar com o fogo do namoro.
Encontros centrados nos rapazes:
Corrida de kart
Assistir um filme da Marvel
Paintbal
Encontros diferentes
4. Preparar uma receita para comerem juntos
5. Fazer algum curso juntos
6. montar um quebra-cabeças juntos
7. fazer um pique-nique no parque
8. Levar para comer uma pizza no Neres
Encontros centrados nas meninas
Assistir um programa jovem em outra igreja
Uma caminhada leve com piquenique (ele planeja a caminhada e empacota o almoço)
4. Planeje e faça um jantar e depois lave a loça
5. Fazer uma caminhada pela vizinhança enquanto conversa
6. Visitem uma cidade grande e façam compras, ou só namorem as vitrines
7. Ir à praia ao pôr-do-sol para ouvir o barulho das ondas e observar o sol refletido na água. Também seria ótimo comer uma pizza na Neres depois deste fantástico fim de tarde.
Encontros por menos de 40,00
Seja turista em sua própria cidade.
Panificadora
Jantar em lugares baratos
sejam um casal retrô da década de 1950 e convidem outro casal para jogar um jogo de mesa e comer um doce
café da manhã na cama
Música no parque ou na praia
Caminhada
Ida ao mercado
Passeio no parque com cachorro.
Jogo eletrônico ou de tabuleiro.
O melhor que a gente pode fazer no namoro e no casamento é deixar o eu de lado, e sentir alegria com a felicidade do outro. Se conseguirmos viver isso, saberemos melhor o que significa ser um cristão. Por isso o casamento é um plano especial de Deus pra nós. Para o nosso crescimento pessoal como cristãos.
Qual é o valor de um namoro verdadeiramente cristão?
Qual é o valor de um namoro verdadeiramente cristão?
Quando eu fiz meu evangelismo de terceiro ano, no curso de teologia, fui forçado a ficar mais de um mês sem ver minha namorada.
Difícil dizer, mas posso afirmar que os resultados terão consequências para a eternidade.