1 João 1:5-10

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2,801 views

O nosso pecado nos separa de Deus e por isso precisamos de Jesus Cristo para alcançar a salvação e andar na luz.

Notes
Transcript

Introdução

Aspectos introdutórios de 1 João

Foi escrito pelo Apóstolo João.
João conviveu com Jesus Cristo e por isso este tem autoridade para nos ensinar aquilo que o próprio Jesus Cristo ensinou.
O público alvo eram os crentes das igrejas daquela época e joão combateu alguns falsos ensinos. Foi uma carta circular.
A Primeira Carta de João tem uma mensagem tão urgente e decisiva para a igreja que o apóstolo, deixando de lado as saudações costumeiras, vai direto ao assunto e apresenta Jesus, a manifestação suprema de Deus entre os homens
1 João, foi escrita aos crentes para dar-lhes segurança da salvação em Cristo, no entanto também vemos a clara mensagem do evangelho da graça que todo pecador precisa.
Proposição: O nosso pecado nos separa de Deus e por isso precisamos de Jesus Cristo para alcançar a salvação e andar na luz.
Transição: Três verdades que nos apontam para essa realidade.

Deus é Luz (v5)

O apóstolo João começa destacando a fonte da mensagem:

5Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta

A mensagem do Apóstolo João não é qualquer mensagem, não é algo que ele criou, não é filosofia humana.
Em 1Jo1:1 “[…] o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos,e as nossas mãos apalparam […]” . O apóstolo João testifica a mensagem e o próprio Cristo.
Epístolas Gerais Capítulo 1

Pois estas palavras: o que vimos, o que ouvimos, o que contemplamos servem para corroborar nossa fé no evangelho

Epístolas Gerais Capítulo 1

Não era o ouvir de uma notícia, a que geralmente se dá pouco crédito, mas João tem em mente que ele aprendera fielmente de seu Mestre aquelas coisas que ele ensinou, de modo que ele nada alegava impensada e temerariamente

É a mensagem pregada e ensinada pelo próprio Cristo. As palavras de João tem autoridade divina! Aqui está implícito que Deus é a origem da mensagem transmitida por Jesus Cristo.
Tiago e Epístolas de João 1. Deus é Luz (1.5)

Ele revela não apenas a relevância da mensagem, mas também sua importância atemporal. Essa mensagem, portanto, não está sujeita a mudanças e modificações, pois não vem de João ou de qualquer outro apóstolo ou autor

E que mensagem é essa?

que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

João formula declarações curtas que descrevem a natureza de Deus. Os contrastes também são comuns nos escritos de João.
Aqui a mensagem é que Deus é luz e a sua natureza santa é declarada. A consequência desta verdade é que não há trevas em Deus. Apesar de parecer óbvio, João faz questão de completar a sua frase para destacar que não há nenhuma comunhão entre luz e trevas, entre Deus e o pecado.
Jo8:12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo;quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”
Epístolas Gerais Capítulo 1

Então a suma do que lemos é que, visto que não há união entre luz e trevas, existe uma separação entre nós e Deus enquanto andarmos nas trevas; e que a comunhão que menciona não pode existir caso não nos tornemos também puros e santos.

Um dos falsos ensinos na época em que esta carta foi escrita era de que é a natureza do homém e má e não há nada que possamos fazer, eles pregavam uma separação entre “matérie” e “espírito” e por isso seus pecados "não importavam" (a carne pecava, mas o espírito não).
Mas o ensino verdadeiro é totalmente oposto a este falso ensino. Deus é luz e se quisermos andar na luz não podemos ter nossas vidas baseadas nas trevas.
Para nós os crentes em cristo isso deve nos fazer refletir sobre que tipo de vida estamos vivendo na prática. Nossa vida reflete luz ou trevas?
Para os descrententes, a sua vida ainda está nas trevas.
Transição: A notícia alegre que desperta nossa confiança, de que Deus é límpida luz, pode se transformar em juízo sobre nós.

Os alertas (v6, 8,10)

Primeiro Alerta: O falso senso de justiça (v6)

6Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade

Muitos pessoas pensam que são boas pessoas diante de Deus simplesmente por avaliarem que tem bom caráter e realizam boas ações.
Isaías 64:6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.”
O texto escancara a realidade do homem diante de Deus e mostra que esse tipo de pessoa está na verdade se enganando e mentindo.
Algumas pessoas podem inclusive frequentar cultos em igrejas evangélicas, ou missas na igreja católica e podem achar que dessa forma estão "cumprindo a vontade de Deus".
Outras podem até mesmo estar cegas pelo pecado de tal forma que não enxergam sua real situação diante de Deus.
Tiago e Epístolas de João 2. Trevas e Luz (1.6, 7)

O pecador que se recusa a viver sua vida em harmonia com a vontade de Deus não pode dizer que tem comunhão com Deus

Segundo alerta: Todos somos pecadores (v8,10)

8Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

Jesus Cristo foi o único que não cometeu nenhum pecado. Todos o resto da humanidade possui uma natureza caída. Todos somos pecadores.
Rm 3:10 “como está escrito: Não há justo, nem um sequer,”
Rm 3:23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”
Esse alerta é tão importante que João a declara duas vezes

10Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Nas bem aventuranças, que descrevem características de um verdadeiro crente, duas dessas bem-aventuranças são a humildade de espírito e o choro/tristeza.
Mateus 5.3–4 BEARA
Bem-aventuradosos humildes de espírito,porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram,porque serão consolados.
Mesmo nós os crentes somos pecadores, mas nós podemos viver e andar na luz por causa do sacrifício de Jesus por nós.
E para os descrentes você também pode viver e andar na luz, por meio do sacrifício de Jesus por nós.

O sacrifício de Jesus por nós (v7, 9)

7Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Só há uma maneira de resolver o prolema do pecado: através do sangue de Jesus na cruz.
João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Hb 9:22 “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”

9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Epístolas Gerais Capítulo 1

É de grande importância deixar-se persuadir plenamente de que, quando tivermos pecado, há uma reconciliação com Deus pronta e preparada para nós; de outro modo, portaríamos perenemente um inferno em nosso íntimo.

Epístolas Gerais Capítulo 1

Mas esta confissão, como é feita a Deus, deve ser feita sinceramente; e o coração não pode falar a Deus sem novidade de vida: inclui verdadeiro arrependimento. De fato, Deus perdoa graciosamente, mas de tal maneira que a benevolência da misericórdia não venha a ser um estímulo ao pecado.

Conclusão

Proposição: O nosso pecado nos separa de Deus e por isso precisamos de Jesus Cristo para alcançar a salvação e andar na luz.
Deus é luz
Todos somos pecadores e por causa do nosso pecado estamos separados de Deus.
O sacrifício de Jesus por nós, Somente por meio de Jesus Cristo é que podemos andar na luz e ter nossos pecados purificados.

Aplicação final

Para os crentes: andar na luz é um ato contínuo e precisamos de Jesus Cristo para conseguirmos andar na luz. Nossa natureza é caída, por nós mesmos não conseguimos andar de forma agradável a Deus. É preciso buscar ao Senhor e confessar os nossos pecados para que assim possamos cada dia está mais semelhante a Cristo e andando na luz.
Para os descrentes: é preciso se arrepender dos seus pecados, é preciso reconhecer que você é um pecador e que somente o sangue de Cristo pode lhe purificar através do sacrifício de Jesus na cruz, e que este sacrifício lhe liberta da condenação eterna do seu pecado!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.