Sem título Sermão (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 1)
Meu filho, ouça o ensino de seu paie não despreze a instrução de sua mãe.9  Porque serão um diademade graça para a sua cabeçae colares para o seu pescoço
Marcos: O Evangelho dos Milagres Aqueles que Levam Alguém a Jesus

Em quarto lugar, eles exercitaram uma fé verdadeira (2.5). Esse texto diz que Jesus é poderoso para fazer algo extraordinário. Eles creram que Jesus ia fazer o milagre e isso os motivou. Apesar de nenhum desses homens ter falado coisa alguma, todos confiaram. E foi isso que realmente importou. A fé dos homens tocou o coração do Senhor, levando o evangelista a registrar: Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados (2.5). Adolf Pohl, citando Calvino e Bengel, diz que a fé do paralítico está aqui incluída. Eles não poderiam fazer o milagre nem salvar o homem, mas eles poderiam levá-lo a Jesus. Levar o paralítico a Jesus era tarefa deles, perdoar e curar o coxo era obra exclusiva de Jesus.

Marcos: O Evangelho dos Milagres (Aqueles que Bloqueiam o Caminho para Jesus)
Primeira, os escribas não eram ouvintes sinceros (2.6). Uma delegação de fariseus, escribas e mestres da lei, constituída de rabinos da Galileia, Judeia e Jerusalém foi a Cafarnaum investigar os ensinos de Jesus. Eles eram uma comissão de inquérito enviada pelo sinédrio, portanto estavam ali em caráter oficial.259 William Barclay diz que o sinédrio era a Corte Suprema dos judeus e uma de suas funções era ser guardião da ortodoxia. É estranho que os mais informados eram os mais céticos, mais duros e mais hostis a Cristo. Ernesto Trenchard diz que as multidões ignorantes tinham mais discernimento espiritual que eles.261 Aqueles que mais conheciam teologia tornaram-se os maiores inimigos de Cristo. Lucas nos informa que além dos escribas estavam também em Cafarnaum participando dessa comitiva os fariseus e doutores da lei (Lc 5.17,21).Eles eram os fiscais da religião, os farejadores de heresias. Estavam ouvindo Jesus não de coração aberto, mas para o criticar. A motivação deles não era aprender, mas apanhar Jesus em alguma contradição. Não obstante terem o melhor cabedal teológico, foram os inimigos mais hostis de Cristo. Ainda hoje, há pessoas que vêm a igreja e saem piores, pois vêm como juízes do mensageiro e não como servos da mensagem.
Marcos: O Evangelho dos Milagres (O Evangelho Abre as Portas do Reino para os Rejeitados (2.14))
Esses coletores de impostos ganharam fama de inimigos e traidores do povo, pois além de estarem a serviço de Roma, também extorquiam o povo, cobrando mais que o estipulado, enriquecendo-se, assim, de forma desonesta. Dessa forma passaram a ser odiados pelo povo. Um judeu que aceitasse tal ofício era expulso da sinagoga e envergonhava a família e amigos. Um fariseu que se tornasse coletor era execrado e sua esposa poderia divorciar-se dele. Um coletor de impostos era visto como alguém que amava mais o dinheiro que a reputação. Certamente Mateus era um homem odiado por seus contemporâneos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.