DIP 2022

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Neste domingo estamos aqui para falarmos da realidade da igreja perseguida. Até os pequeninos são desafiados a orar pela igreja perseguida e se sentem encorajados a servir ao Senhor com mais ousadia em nossa nação, pois gozamos de liberdade.
A Carta aos Hebreus foi enviada a um corpo de crentes judeus que estavam tentando reverter do cristianismo para o judaísmo para escapar da perseguição. O grande refrão de Hebreus é uma advertência contra a apostasia, contra o abandono da fé, e uma exortação a permanecer firme em Cristo para a salvação. Cinco vezes essa advertência é dada de uma forma ou de outra, incluindo aquela no fim do capítulo 12 se referindo à voz de Deus no evangelho: “Tende cuidado, não recuseis ao que fala” (v. 25).
Ao que parece, alguns membros da igreja estão na prisão por amor ao Senhor. Por causa de sua fé grande sofrimento lhes está sendo imposto, são atormentados e maltratados. Agora a igreja tem de se dar conta de que os membros do corpo de Cristo estão todos ameaçados de igual modo. “Se um membro sofre, todos sofrem com ele” (1 Co 12:26).
“Lembrai-vos”
Quando o apóstolo solicita que os fiéis que ainda estão em liberdade devem “lembrar-se”, “recordar-se” dos prisioneiros, eles não apenas devem ocupar-se mentalmente com o destino de seus irmãos que sofrem, não somente orar por eles, mas o autor demanda cuidado prático e ação de amor que presta auxílio.
“Como se presos com eles”
Companheiros de prisão; amarrados juntos.
O conceito de um só corpo está presente aqui e sofrer a dor do outro é também amar com o amor de Jesus. Não há nada que nos mova ao mais profundo senso de compaixão do que nos pormos no lugar daqueles que são afligidos.
2Tim 1:16 “Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou e não teve vergonha de mim por eu estar na cadeia!”
“sofrem maus tratos”
Maltratados, em sofrimento.
“como vós fosseis maltratados”
Fala de uma urgência necessária ao cristão. Uma necessidade da igreja em oração e encorajamento.
Um cristão Iraniano disse em uma frase que nos impacta bastante:
- Eu não matei ninguém, eu não roubei nada. Tudo o que fiz foi entregar meu coração a Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more