UMA NOVA GERAÇÃO DE PAIS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 32 viewsNotes
Transcript
UMA NOVA GERAÇÃO DE PAIS
INTRODUÇÃO
Há alguns anos, quando estava no último semestre do curso, aconteceu alguns fenômenos, um deles é que muitos colegas estavam comprando carro. O pessoal que passou o período todo do curso andando de bicicleta emprestada do GATE (Grupo de Apoio ao Teologando) agora estavam motorizados. Outro fenômeno que notei ao usar as redes sociais, foi me deparar com dezenas de fotos de casamento. Todo mês, pelo menos um casal de amigos ficava noivo ou se casava. O tempo passou, e agora, em minhas redes sociais e os perfis do WhatsApp, eu me deparo diariamente com fotos de bebês e crianças. Sim, há uma nova geração de pais.
Uma geração que cresceu com muitas oportunidades. Quando nascemos, não havia toda a tecnologia da qual desfrutamos hoje, muita coisa que consumimos atualmente no dia a dia era luxo em nossa infância, mas ainda assim, desfrutamos de condições mais confortáveis que nossos pais. Em geral, parece que a grande preocupação deles era que não precisássemos passar pelas dificuldades que eles passaram.
Não tínhamos computadores e tablets na infância, mas tínhamos programas de TV infantis. Vimos alguns equipamentos surgirem (ou pelo menos se tornarem populares) e os desejamos em nossas mentes juvenis e adolescentes. Coisas como shoppings e fast foods tornaram-se comuns em nossa geração. Muitos de nós fomos para a faculdade logo após o Ensino Médio, e tivemos uma vida acadêmica focada em servir ao mercado de trabalho. Muitos de nós trabalhamos e temos uma vida social bem movimentada. E é neste momento, quando estamos aproveitando daquilo que no passado era apenas desejo ou luxo, que surgem em nossas vidas os filhos – a nova geração.
Eles nascem num mundo onde tudo é acelerado. Eles não sabem o que é internet discada, não sabem o que é revelar um filme para ver as fotos (nem sempre boas). Eles são a geração do imediato, das transmissões online ao vivo, dos selfies. E nós, como lidamos com isso tudo? Como lidamos com tantas mudanças que nossa geração testemunhou? Como lidamos com o fato de que tantas coisas que desejamos ou que achávamos que existiam apenas em filmes agora são acessíveis aos nossos pequenos?
Eu ainda não sei o que a nova geração de pais fará por seus filhos. Ainda que tenham nascido em um mundo diferente daquele em que nós nascemos, essas crianças e adolescentes possuem necessidades que crianças e adolescentes de todas as épocas possuíram. Precisam de atenção, disciplina, orientação e segurança. Mas a nova geração de pais é mais ou menos assim: ao invés de brincar com a criança, arruma a criança bonitinha com os brinquedos, tira foto da criança brincando (ou faz uma selfie com ela), e passa as próximas 2 horas colocando filtro na foto, criando legenda, postando e respondendo aos comentários dos amigos. Quer outro exemplo? Quando vai fazer compra no supermercado, a nova geração de pais compra Danoninho, salgadinhos, chicletes, balas e jujubas, não somente para os filhos (o que já seria uma tremenda irresponsabilidade), mas também para si.
Corremos o risco de ser uma geração de pais cheia de informação, cheia de títulos acadêmicos, e também cheia de maus hábitos e vícios em tecnologias e outras modernidades, e com isso, sermos uma geração de pais deficientes em oferecer à nova geração aquilo que elas precisam orientação, atenção, disciplina.
I – ORIENTAÇÃO – Pr 22.6
O lar é a primeira escola da criança, e é aí que se devem aprender a amar a Deus. É onde se lança as bases para uma vida de serviço ao semelhante. A primeira grande ocupação de vossa vida é ser missionário no lar.
A restauração e reerguimento da humanidade começam no lar. A obra dos pais é a base de todas as outras obras. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja e a prosperidade da nação dependem das influências domésticas. A Ciência do Bom Viver, pág. 349.
Não esqueçam os pais o grande campo missionário que está perante vocês no lar. O filho confiado por Deus aos pais, constitui uma sagrada função. "Toma este filho, esta filha", diz Deus, "e educa-o para Mim. Forma-lhe caráter polido à semelhança dos palácios, para que possa resplandecer para sempre nas cortes do Senhor." A luz e glória que irradia do trono de Deus repousa sobre a mãe e o pai fiel enquanto se esforça por educar os filhos de maneira a resistirem às influências do mal.
Por preceito e exemplo devem os pais ensinar os filhos a trabalharem pelos não convertidos. Devem as crianças ser educadas de maneira tal que simpatizem com os idosos e enfermos, e tratem de aliviar os sofrimentos dos pobres e oprimidos. Oriente elas a serem diligentes na atividade missionária; e, desde pequenina, inculcar a abnegação e sacrifício para o bem de outros e o progresso da causa de Cristo, a fim de serem colaboradores de Deus.
II – ATENÇÃO – Sl 27.10
Recentemente li uma notícia acerca de um estudo que falava que usar tablets e smartphones na frente das crianças colabora para que elas desenvolvam déficit de atenção. Segundo o que era relatado, o desenvolvimento da atenção por parte da criança, é influenciada pela atenção que ela recebe dos pais ao interagir com eles, e essa atenção não é oferecida quando se está diante da criança utilizando um smartphone, não é verdade?
Os pais precisam dar atenção aos filhos. Brincar com eles. Todos os filhos amam pais brincalhões e animados, ficam esperando ansiosos esses momentos de palhaçadas. É a mãe que faz cocegas, dizendo: Vou comer suas costelas. É o pai que joga bola, e a mãe também pode jogar, que solta pipa, que leva a criança para caminhar em meio a natureza ou em outro lugar ao ar livre. No momento da atividade física eles amam correr com os pais. Para isso ocorrer você precisa dar atenção, dar tempo para o filho.
Como os filhos amam os pais que mesmo afadigado de tanto trabalho, ainda consegue dar atenção aos filhos quando chega em casa. Esse pai e essa mãe são valiosos.
Dê atenção às atividades escolares, e preocupe-se com o desenvolvimento dos filhos em todos os sentidos da vida. Não deixe de ir a compromissos importantes para o seu filho, como apresentações ou jogos. Vai observar o sono dos filhos durante a noite e aproveita para ajeitar a coberta que estava caindo, ore pelo seu filho e sua filha enquanto eles dormem.
III – DISCIPLINA – Ef 6.4
Esse conselho é desafiador: crie os filhos com disciplina. O Dicionário Internacional de Webster define a palavra disciplina como treinar através da instrução ou do exercício. A muito tempo, no entanto que essa palavra tomou uma conotação de castigo. A disciplina é um treinamento para a criança aprender a se autogovernar. O objetivo principal dos pais ao exercer a disciplina, é ajudar a criança a se tornar uma pessoa capaz de autocontrolar-se. As vezes dá impressão que não são somente os valores que estão em crise, mas, parece que os próprios pais é que estão em crise. Nossos filhos precisam de pais que disciplinem com firmeza e ternura, para que eles desenvolvam responsabilidade, estabeleçam limites e saibam fazer as escolhas certas. As vezes a criança pode discutir teimosamente com você, mas faça a lembrar que você é o professor e ela o aluno. Não é ela quem define as regras, mas tem que cumpri-las.
Filhos indisciplinados são sinônimo de ruína para a nação, para a igreja e para a sociedade! A promessa de Deus, de recompensar a obediência, ainda está em vigência, medite novamente em Pr 22.6.
Quando começa a disciplina? Assim que a criança começa a mostrar sua própria vontade e escolher sua maneira de fazer as coisas. O psicólogo Leland E. Glover dá o seguinte conselho: Excluindo o importante período do pré-natal, o primeiro ano é o mais importante, e cada mês que se segue é menos importante que o anterior, porque o ser humano amadurece mais rapidamente no primeiro mês... Isso Significa que seu filho precisa mais de você agora do que no futuro. Nunca mais ela será tão infantil e imaturo como agora. Nunca mais você terá a oportunidade de proporcionar um bom começo de vida.” (how to give your child the best start in life)
IV – CONSELHOS PRÁTICOS
Paciente e calmo – Espere a ira passar para depois conversar com seus filhos sobre o que aprontaram. A paciência deve estar em seu coração e em suas palavras.
Chefia com mediação – Sabe ser um juiz justo, portanto, julgue de acordo com a retidão e justiça conforme as regras estabelecidas no lar!
Incentiva e apoia – Nunca afirme que os filhos não são capazes de fazer alguma coisa. Os pais devem ser os primeiros a darem o apoio em uma iniciativa criada pelos filhos.
Ame seu cônjuge – vocês sabem que para os filhos a mãe e o pai são extremamente importantes, então, como extensão do amor completo da família. Por isso mãe cuide do seu marido, e maridos amem sua esposa. Ao fazer assim ensinaram como quer que os filhos amem e cuidem de seus cônjuges no futuro.
Não esqueçam as datas importantes – Prepara-se com zelo para que essas datas possam ser um marco na vida dos filhos, lembranças a serem guardadas para sempre na memória.
Pensa e programa o futuro da família – Cria uma poupança, um plano familiar financeiro, organiza sua vida e seu trabalho sempre pensando no futuro dos seus filhos.
CONCLUSÃO
As novas gerações precisam de adultos que sejam referências seguras. Elas são bombardeadas com estímulos que as atraem para o que é mau, para o que não agrada a Deus, para o que não é saudável. Elas precisam ter em casa referências que lhes mostrem na vida diária o que é ser cristão, o que é um relacionamento saudável, como é que se cumpre as palavras de I Coríntios 10:31.
APELO
Eu faço parte de uma nova geração de pais, mas eu não quero que meus filhos vivam a vida que o mundo oferece para a nova geração. Não quero que a mente deles seja atraída pelas tecnologias antes de ser atraída pela Bíblia e pela natureza. Deus deixou para nós muita instrução que precisa ser estudada e praticada pelos pais dessas novas gerações para que eles preparem a última geração que viverá nesta Terra e anunciará ao mundo a última mensagem de advertência e salvação!
