Buscai Primeiro Ser Segundo o Coração de Deus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Vemos nos dias de hoje uma ruptura em todas as áreas da sociedade.
os casamentos já não são até que a morte nos separe.
vemos pais contra filhos e vice versa.
famílias divididas.
nos trabalhos encontramos conflitos e contendas.
não é difícil ver que este também é um mal que afeta igrejas.
desde o momento em que Adão e Eva pecaram o homem ficou numa posição em que encontra muitos momentos em que deve pedir perdão ou perdoar
Gosto de ver a vida de David como uma verdadeira montanha russa.
As primeiras vezes que meditei na vida de David a montanha russa era pequena, mas, á medida que vou aprofundando a montanha russa se vai tornando cada vez maior.
Estes pontos distintos ora altos ora baixos são bastante visíveis.
Ora apascentava ovelha como a seguir estava a derrotar Golias.
Ora tocava harpa para o rei como a seguir tinha de fugir do rei.
Vemos como rei a expandir o reino de Israel ora o encontramos a fugir do seu filho Absalão
Não sei se viram bem aqui a vida de montanha russa de David, no entanto é exatamente aqui que iniciamos esta tarde.
2samuel 16:5-8 “Tendo chegado o rei Davi a Baurim,eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando. Atirava pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei. Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial; o Senhor te deu, agora, a paga de todo o sangue da casa de Saul, cujo reino usurpaste; o Senhor já o entregou nas mãos de teu filho Absalão; eis-te, agora, na tua desgraça, porque és homem de sangue.”
ORAÇÃO
Vemos na passagem lida anteriormente que enquanto David fugia de seu filho Absalão, ele teve um triste encontro com Simei, David foi apedrejado bem como os que iam com ele, foi insultado. não vou gastar tempo a mostrar a dimensão de todo este tratamento, mas, todos percebemos que David estava a bater no fundo no que toca a popularidade.
Passamos agora para o momento em que David volta a estar no topo da montanha russa seu filho Absalão agora está morto e David volta para Jerusalém para voltar a reinar.
Apressou-se Simei,filho de Gera, benjamita, que era de Baurim, e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi.
E, com ele, mil homens de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, acompanhado de seus quinze filhos e seus vinte servos, e meteram-se pelo Jordão à vista do rei
e o atravessaram, para fazerem passar a casa real e para fazerem o que lhe era agradável. Então, Simei, filho de Gera, prostrou-se diante do rei, quando este ia passar o Jordão,
e lhe disse: Não me imputes, senhor, a minha culpa e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém; não o conserves, ó rei, em teu coração.
Porque eu, teu servo, deveras confesso que pequei; por isso, sou o primeiro que, de toda a casa de José, desci a encontrar-me com o rei, meu senhor.
Neste momento vemos uma atitude totalmente diferente de Simei:
Ele vai ao encontro de David e é ele que vai na frente Ele se apressou Prostrou-se diante de David
Encontramos depois 3 ações que nos vão transportar para David e uma história de recordações negativas
Reconhece a culpa - Não me imputes, senhor, a minha culpa
Tem noção da gravidade - não te lembres do que tão perversamente fez teu servo.
Confessa que pecou contra David - Porque eu, teu servo, deveras confesso que pequei.
Quando vemos estas palavras creio que nos lembramos de algumas semelhanças de um salmo escrito por David (salmo 51) onde encontramos atitudes muito semelhantes
Reconhece a culpa - Salmo 51:1-2 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.”
Tem noção da gravidade - Salmo 51:3 “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
Confessa que pecou contra Deus - Salmo 51:4 “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”
Nas leituras anteriores tirei propositadamente a reação muito humana que vemos de Abisai vejam o discurso dele nas 2 situações
David e os que seguiam eram amaldiçoados e apedrejados e ele diz 2 samuel 16:9 “Então, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça.”
já com David tendo diante dele Simei prostrado outra vez as suas palavras 2 samuel 19:21 “Então, respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isto, havendo amaldiçoado ao ungido do Senhor?”
Muitas vezes a influencia de fora é de destruição e morte o que vemos aqui com David é que o perdão é para dar Vida.
David experimentou o perdão do seu pecado, sofreu as consequências do mesmo, mas, obteve o perdão de Deus.
2Samuel 12:13 “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás.”
a atitude que David tem com Simei é o reflexo do que ele experimentou do próprio Deus
2 samuel 19:23 “Então, disse o rei a Simei: Não morrerás. E lho jurou.”
Existe quem diga que pedir perdão é mostrar que se é fraco, mas o que vemos efetivamente é que é preciso ter muita força e coragem para ter esta atitude que vemos de David e Simei.
O que encontramos nos dias de hoje é bem diferente do que vimos com os exemplos de Simei e David
Reconhecer a culpa - Vivemos numa sociedade em que muitas vezes sentimos que a culpa morre solteira
Ter noção da gravidade - Temos sempre ideia que a outra pessoa está a exagerar
Confessar o pecado contra Deus ou o próximo - Ninguém quer mostrar que falha - Somente o perdão produz vida
cl 3:13 “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”
CONCLUSÃO
Nesta montanha russa que vimos hoje de David, existe algo que é transversal na nossa vida, quando vemos a montanha russa quando é preciso levar a carruagem para o ponto mais alto, é preciso a aplicação de uma força, seja ela por bombas hidráulicas ou com auxilio de carris que o transportam colina a cima, no entanto sem que exista algo que dispare esta força a carruagem não sai do sitio, as Leis da física (1ª, 2ª e 3ª lei de Newton) lei da inércia, princípio fundamental da dinâmica e a lei dá ação e reação tratam bem quando o sistema está em funcionamento, no entanto não justifica nem conclui quem aciona o botão para o inicio do Funcionamento.
Eu tenho certeza pois a bíblia assim o diz, Deus é que aciona o botão para que nós subamos colina a cima, e sem duvida que com David vemos que o perdão de Deus ao seu pecado lhe concedeu vida e David um homem segundo o coração de Deus replicou ao seu próximo algo que tinha experimentado concedendo o perdão e vida a Simei.
Nós que experimentamos o perdão de Deus temos então o privilégio de replicar uma ação transformadora de Deus aos outros, por isso, aquele que busca viver segundo o coração de Deus tem 1001 razões para perdoar, pois o perdão de Deus é infinito.
APLICAÇÃO
Vivemos dias que parecem uma montanha russa e por vezes esquecemos das pessoas que magoámos, ou das pessoas que nos pediram perdão sem obter resposta da nossa parte.
gostava de enquanto vamos ouvir o pós-lúdio dessemos espaço para que nos venha á memória as seguintes pessoas:
- as que magoámos e nunca pedimos perdão e que Deus nos conceda a oportunidade de pedir perdão a Deus e à pessoa.
- as que em algum momento na nossa vida nos pediram perdão e nós não reagimos ou até a nossa resposta foi esquece não foi nada, tomemos a iniciativa e nos cheguemos a eles para dizer que no nosso coração estão perdoados.
esta aplicação tem por objetivo trazer vida e esperança.