Lição 12 - Permaneçam Firmes - Fp 4:1-9
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Lição 12 - Permaneçam Firmes - Fp 4:1-9
Estamos caminhando para o final da carta de Paulo aos Filipenses. Inclusive quero motivar você a adquirir sua lição do próximo trimestre:
Nesse clima de quase conclusão da lição, o texto de hoje tem bem cara de conclusão mesmo. Paulo vem exortar os irmãos a permanecerem firmes, apesar das circunstâncias. E ele faz isso aplicando alguns conceitos que vimos ao longo da lição.
Permaneçam firmes!
1. Convívio Harmonioso.
1. Convívio Harmonioso.
2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
Primeira recomendação de Paulo é resolvam as tretas de vocês.
Vocês acreditam que tinha conflito na igreja de Filipos?
Aqui a gente percebe como Paulo já vai direcionando sua carta para o fim. O capítulo 4, último capítulo, tem bem o formato de uma conclusão. Esses primeiros versículos que estamos estudando hoje são quase uma retomada de grandes assuntos tratados na carta, e unidade sem dúvida tem sido o assunto basilar ao lado do chamado à alegria.
No capítulo 2 somos lembrados da atitude/sentimento de Jesus ao deixar o céu, se humilhar para nos salvar, e isso é usado como base pra falar sobre nossos relacionamentos. Somos chamados a considerar os outros maiores do que nós, porque mesmo Jesus sendo Deus ele não se apegou a isso.
Ainda no capítulo 2 ele diz que nossas atitudes devem ser sem discussões, para a luz de Cristo brilhar em nós.
No capítulo 3 ele diz sobre uma concordância que vem da maturidade de se estar em Deus.
E depois de tanto fundamentar seu ensinamento pastoral, ele agora trata diretamente do assunto: Evódia, Síntique, vivam em harmonia. Para com essa briga de vocês aí.
Mas claro que um desentendimento entre duas irmãs não seria resolvido simplesmente por carta. Paulo pede que elas sejam acompanhadas por um pastor, que seria o leitor primeiro da carta. Filipenses 4:3
3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
Paulo recomenda pastoreio dessas irmãs. E é bacana perceber, como a lição nos lembra, que Paulo não comete o erro de tomar partido ou favorecer uma das partes. Ele nem entra nesse mérito. Ele apenas diz: existe um desentendimento, e isso está errado, tem que resolver.
Por que? Porque essas mulheres eram salvas, batalharam pelo Evangelho, levavam o Reino a diante… Não há lugar para desentendimento entre vocês.
2. Regozijo incessante:
2. Regozijo incessante:
Filipenses é a carta da alegria, como dissemos várias vezes. E é verdade. Mas é importante percebermos a relação do “Alegrai-vos” com o “Vivam em harmonia”.
É como se Paulo dissesse: ao invés de permanecer brigando, alegrem-se sempre no Senhor! Fp 4:4.
Ele exorta os irmãos à alegria, e alegria em Deus. O Salmo 37:4 é bem conhecido de nós, e diz:“4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”
Mas perceba que ele começa com o “Deleite-se no Senhor”. Tenha em Deus o seu deleite, seja Deus sua alegria. Alegrem-se, mas alegrem-se no Senhor. Paulo e o Salmista estão nos chamando a encontrar em Deus as razões para nos alegrarmos, apesar de todo o resto.
A impressão que dá é que sendo Deus a alegria dos filipenses, eles encontrariam forças para continuar a caminhada mesmo diante de perseguição; falsos ensinos; discórdias dentro da igreja.
5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Apesar dos pesares, que a amabilidade (ou moderação, como a lição traz a nós) seja conhecida por todos.
Paulo está falando sobre uma capacidade de controlar o temperamento e exercer misericórdia.
O mundo já vive em discórdia. A vida reserva para nós diversos conflitos. Mas Paulo espera que aqueles que se alegram em Deus sejam conhecidos por sua capacidade de lidar com situações adversas, com domínio próprio e amor.
3. Oração ultracircunstancial:
3. Oração ultracircunstancial:
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Da mesma forma como a a alegria em Deus é a solução para os conflitos dentro da igreja, a alegria em Deus também é a solução para as muitas preocupações dessa vida.
Alegrem-se, portanto, não andem ansiosos.
Tá bom, Paulo, mas na prática como isso funciona?
Apresenta diante de Deus aquilo que tem te angustiado. Lance sobre ele suas preocupações, ore, suplique, peça… Mas interessante que Paulo diz pra fazer isso com “ação de graças”!
O Pr Tim Keller diz que isso é uma oração de fé. Você está orando, apresentando a Deus sua ansiedade, e você já agradece a Deus, porque confia que ele vai cuidar de você e te dar essa alegria maravilhosa que vem de Deus.
A partir daí, a paz de Deus que excede todo entendimento vai guardar o coração e mente dos servo de Jesus.
4. Conduta irrepreensível:
4. Conduta irrepreensível:
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.
Antes de mais nada, Paulo não está simplesmente dizendo: pense positivo. Não é Paulo Coach kkkk te dizendo pra pensar em coisa boa que aí você vai atrair coisa boa, não. É mais crente do que isso.
Paulo chama a comunidade de Filipos a pensar, a avaliar, a analisar. Pensar sobre o que? A lição diz que é ter os pensamentos voltados para coisas espirituais.
Até pelos adjetivos que Paulo usa. Perceba, o que é “verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, boa fala, excelente e digno de louvor”? É Cristo! São as doutrinas da fé cristã, acerca da salvação, do amor de Deus, da graça e do retorno de Cristo.
Está tendo dificuldade de relacionamento na igreja? Pense em Jesus e em sua graça.
Está se deparando com falsos ensinos? Pense no que a Bíblia diz.
Está vivendo em preocupação? Pense no amor de Deus.
Tim Keller diz: “O leitor talvez responda: Você está falando de doutrina, mas eu preciso é de consolo". Mas pense! Jesus é mesmo o Filho de Deus? Ele veio mesmo ao mundo, morreu por você, ressuscitou e está agora no céu à mão direita de Deus? Jesus aguentou o sofrimento infinito por você, para um dia levá-lo com ele e enxugar toda lágrima de seus olhos? Se for realmente assim, esse é todo o consolo de que precisamos no mundo!
Entendeu o que Paulo está fazendo? Está dizendo que, se você é cristão é tem pouca ou nenhuma paz, talvez seja porque não está pensando.”
Pense sobre o que a bíblia diz sobre Cristo.
Mas claro, não apenas pense, mas coloque em prática.
Paulo chega ao versículo 9 convocando o povo a viver de fato essa fé, essa alegria maravilhosa. E ele usa inclusive seu exemplo, como quem diz: tô falando tudo isso pra vocês mas vocês já viram isso e mim. O próprio chamado à alegria que ele faz na carta. Ele quer que os filipenses sejam alegres em todas as situações, e ele mesmo está experimentando essa alegria, mesmo estando preso.
Paulo não usa seu exemplo para se vangloriar, mas para motivas os irmãos de que se ele pode, então eles também tem condições.
Conclusão:
Conclusão:
Cultive bons relacionamentos
Deus nos chama a vivermos bem, em harmonia e comunhão entre os irmãos.
Em um mundo de relacionamentos descartáveis como é o nosso, se existe algum desentendimento é bem mais prático jogar fora do que consertar.
Somos hoje convidados a consertar nossos relacionamentos. Somos igreja, somos unidos, somos uma família dada por Deus. Caminhamos com Cristo, cremos na salvação. Não há lugar para desarmonia.
Naturalmente que no ambiente de igreja sempre vão ter suas faíscas, porque somos falhos mesmo. Mas se temos paz com Deus, também viveremos em paz uns com os outros.
Cultive bons pensamentos
Por fim, hoje em dia se você tem vivido ansioso as recomendações são:
1. Pense positivo
2. Não pense em nada
3. Pense em coisas ruins
Mas Paulo diz: Pense em Cristo e no consolo que o Espírito Santo tem pra você.
Que o Deus de paz esteja conosco!