Atos 19.1-7

Notes
Transcript
Handout
Bicicleta sorteio

A Grande ideia: O nascimento e crescimento da igreja provem da ação poderosa do Espírito Santo, e é manifestada pela pregação do Evangelho.

1 - Paulo encontra alguns discípulos em Éfeso;
2 - Paulo interroga aqueles discípulos;
3 - Paulo batiza aqueles discípulos;
Contexto.
Paulo sai de Corinto, deixa Aquila e Priscila em Éfeso, promete voltar, e vai prestar contas a igreja em Antioquia, e inicia sua terceira e ultima viajem missionária.
Apolo aparece em Éfeso, e Aquila e Priscila ensinam a respeito de Jesus o Cristo, e o envia para pregar em Corinto.

1 - Paulo encontra alguns discípulos em Éfeso; (v.1)

Depois de cumprir sua viagem em visitar os discípulos na Galácia e Frígia e os fortalecer;
Aquila e Priscila - foram pra Roma. (Novo imperador - Nero - futuro opressor do povo Cristão)
Éfeso:
Situada na junção das estradas comerciais e possuindo o templo da famosa Diana, que os gregos identificavam com a deusa Ártemis, tinha garantida sua grande prosperidade e desenvolvimento.
Alguns das principais construções públicas descobertas no local da antiga Éfeso incluem o famoso templo de Ártemis, praças públicas, estádios, ginásios e teatros. Um teatro significativo construído ao lado do Monte Pion acomodou cerca de 24.000 pessoas.
Era uma cidade bastante povoada, e que tinha uma grande influência das artes e da religião grega (Ártemis / Diana).
Muitos peregrinos vinham para Éfeso por conta do templo de Ártemis. E a existência de muitos artesões na região mostram a fonte de lucro dessa cidade.
Anteriormente: Pedido dos da sinagoga para ficar mais e ensinar sobre a mensagem do Evangelho. A missão de Paulo era ir a Éfeso ensinar na sinagoga sobre o Reino de Deus.
Encontro com alguns discípulos: Identificação (sem nenhuma informação, se eram judeus, ou gentios, apenas diz que eram doze)

2 - Paulo interroga aqueles discípulos; (v.2-4)

Primeira pergunta de Paulo: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” (v.2)
O que entendemos dessa pergunta:
Paulo interroga, e vê que eles entendiam a mensagem de que Jesus era o Cristo, mas não tinham recebido Espírito Santo.
Semelhança:
Atos dos Apóstolos 8.14–17 NVI
Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
- Homens que ouviram sobre Jesus, creram na mensagem do evangelho, mas não ouviram e nem receberam o Espírito Santo [“nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”].
Segunda Pergunta: “Que batismo vocês receberam?” (v.3)
Qual é a relação a relação do Batismo com o recebimento do Espírito Santo?
A resposta: “O batismo de João” (semelhança com Apolo que só conhecia o batismo de João)
A explicação: “Batismo de arrependimento e esperança no messias” (v.4)
A fé deles em Jesus não era como o prometido salvador que veio, mas que ainda viria!
Mt 3.11 - João prega sobre o arrependimento dos pecados e prega na vinda de alguém mais poderoso do que ele. Em sua mensagem, ele explica que essa pessoa irá batizar com o Espírito Santo e com fogo. No contexto da passagem, vemos que João prega sobre o reino de Deus que está próximo, e cita a profecia de Isaías 40.3
Mateus 3.11 NVI
“Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
3 tipos de Batismos:
Como ritual de purificação judaica
Como Arrependimento e perdão dos pecados com a esperança da vinda do Messias
Como passagem da morte para vida. Confissão de pecados e de Jesus como o Senhor, como consequência a habitação do Espírito Santo.
At 2.38 - De uma forma mais clara e sistemática, Pedro explica para seus ouvintes que eles precisavam se arrepender, logo em seguida serem batizados no Nome de Jesus Cristo para receber o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 2.38 NVI
Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Entendemos que o evangelho não é uma informação apenas, mas poder de Deus (Romanos 1.16). Assim como Jesus havia explicado para Nicodemos que demonstrou fé em Cristo mas não entendia sobre a conversão, o novo nascimento (Jo 3.1-8). Podemos dizer, então, que eram apenas crentes intelectuais. Crentes não convertidos.
“ O batismo no Espírito é o ingresso - mediante a comunhão e o compromisso que a fé gera, à realidade experimentada da vida de ressurreição de Cristo: ingresso que as águas do batismo tanto representam quanto confirmam - Packer, J. I
Como você compreende o Batismo? E a relação disso com a conversão e a habitação do Espírito Santo?

3 - Paulo batiza aqueles discípulos; (v.5-7)

Batizados no nome do Senhor Jesus” (v.5)
Mt 28.19 - A ordem de Cristo para que batizem em nome da trindade
Mateus 28.19 NVI
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Inseridos debaixo da autoridade de Jesus. (não mais guiados pelas suas próprias decisões)
Ser batizados no nome de Jesus é perder a autoridade e se submeter ao seu senhorio.
“A imposição das mãos.” (v.6)
Veio o Espírito Santo (confirmação do batismo e da mensagem)
Os sinais (falar em Línguas e Profetizar)

3 eventos similares:

Atos 2.1-13 - Os Apóstolos pregam as maravilhas de Deus em várias línguas depois de terem recebido o batismo do Espírito Santo;
Atos 10.44-46 - Os gentios da casa de Cornélio exaltam a Deus em outros idiomas após a pregação de Pedro e o recebimento do Espírito Santo;
Atos 19.1-7 - Os discípulos de João Batista foram batizados no nome de Jesus Cristo, e receberam o Espírito Santo, e falaram em línguas enquanto profetizavam.
Todos que são batizados no Espírito Santo falam em Línguas? Não! Mas ninguém que foi batizado no Espírito Santo deixa de proclamar o evangelho.

Proclamação!

Aqueles que creem na mensagem e recebem o Espírito Santo, proclama a mensagem
O ser batizado em nome de Jesus está relacionado ao recebimento do Espírito como selo da nova aliança. Já quem não crer na mensagem do evangelho não recebe o Espírito já que o recebimento deste está relacionado com a fé mensagem do evangelho. (confissão)

Sobre o Espírito Santo e Batismo:

1Coríntios 12.13 NVI
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
1Coríntios 12.3 NVI
Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
Efésios 1.13–14 NVI
Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.
Romanos 6.3–4 NVI
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Romanos 8.1–17 NVI
Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more