Lidando com a velhice

Família  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Lidando com a velhice

1Timóteo 5.1–16 RA
1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. 3 Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. 4 Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus. 5 Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia; 6 entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta. 7 Prescreve, pois, estas coisas, para que sejam irrepreensíveis. 8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. 9 Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido, 10 seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra. 11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se, 12 tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso. 13 Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem. 14 Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência. 15 Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás. 16 Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.
Introdução:
O que você gostaria de fazer antes de morrer?
"O aumento da população idosa do Brasil tem sido muito mais intenso do que no cenário global. O número de brasileiros idosos de 60 anos e mais era de 2,6 milhões em 1950, passou para 29,9 milhões em 2020 e deve alcançar 72,4 milhões em 2100" (https://www.ufjf.br/ladem/2020/06/21/envelhecimento-populacional-continua-e-nao-ha-perigo-de-um-geronticidio-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/)
Em Eclesiastes 12.1-8 fala sobre as lutas da velhice e como as pessoas devem aproveitar bastante a vida, debaixo do temor do Senhor, antes que as limitações cheguem.
O Salmo 90.10 diz:
Salmo 90.10 RA
10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
Existe hoje em dia muitos programas voltados para os idosos e muita conscientização a respeito da importância da boa alimentação, dos exercícios físicos, de acompanhamento médico periódico. Muitas conquistas foram alcançadas que beneficiam a população e, principalmente, os idosos. Hoje temos remédios que controlam a pressão, temos óculos que nos ajudam a ver melhor, temos implantes e dentaduras que nos ajudam na mastigação quando os dentes naturais já não estão lá, temos elevadores e escadas rolantes que nos ajudam a subir e descer grandes distâncias etc. As facilidades são muitas. Existem, inclusive, muitos tratamentos estéticos para fazer o idoso parecer mais jovem e bonito. Vivemos dias bons neste sentido e podemos agradecer a Deus por isso. Entretanto, apesar de todos esses benefícios, não podemos nos esquecer que todos estamos passando, todos morreremos.
A vida passa muito rápido, não há tempo a perder. O vigor passará e a oportunidade de se conhecer a Deus, andar com Deus e servir ao próximo não podem ser disperdiçadas. Quem compreende a brevidade da vida e a velocidade com que ela passa, alcança um coração sábio e passa a viver remindo o tempo.
A Bíblia fala bastante a respeito dos idosos, como devem se ver, como devem viver e como dever ser tratado.
Como os idosos devem se ver
Não é difícil de se ver idosos se depreciando, achando que a sua vida não tem mais sentido, que não são mais úteis e que não tem mais valor.
A Bíblia é clara ao enfatizar que o nosso valor não está no que fazemos, no cargo que ocupamos, mas em quem somos.
Os idosos, como todas as pessoas, foram criados à imagem de Deus (Gn 1.27)
Como pessoas dignas de respeito (1Tm 5.1,2)
O tratamento é diferenciado (Lv 19.32)
Como pessoas dignas de apoio por parte dos seus filhos (1Tm 5.4)
Isto é aceitável diante de Deus
Os idosos não devem se ver como um peso, mas como um instrumento de Deus para desenvolver a piedade na vida dos filhos e netos.
A Bíblia coloca grande importância sobre os filhos honrarem seus pais (Ex 20.12; Pv 1.8; 20.20; 23.22; Ef 6.2)
Como pessoas abençoadas por Deus (1Tm 5.9)
Chegar à velhice é um dom de Deus.
Paulo fala sobre senhoras de sessenta anos pra cima.
Provérbios 16.31 RA
31 Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça.
Isaías 46.4 RA
4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.
Como pessoas dignas de mentorear outras pessoas (Tt 2.3-5)
Como os idosos devem viver (1Tm 5.9-10)
A lista que se segue era o pré-requisito para apoiar as idosas que estavam viúvas, mas a lista retrata o caráter que se espera de qualquer cristão piedoso. Se um idoso, acima de sessenta anos, ainda estivesse casado, com filhos, com casa, etc, deveria continuar seguindo os preceitos prescritos nas Escrituas. A lista é a que segue abaixo. Os idosos devem viver:
Em fidelidade conjugal (v.9)
Em testemunho excepcional (v.10)
Em dedicação espiritual (v.10)
Em acolhimento fraternal (v.10)
Em humildade laboral (v.10)
Em apoio social (v.10)
Em zelo total (v.10)
Paulo a Tito (Tt 2.1-5) expande ou complementa a lista afirmando que os homens idososo devem ser:
Temperante
Respeitáveis
Sensatos
Sadios na fé, no amor e na constância
As mulheres idosas devem ser:
Sérias em seu proceder
Não caluniadoras
Não escravizadas a muito vinho (culpa???)
Sejam mestras do bem (totoria, mentoria)
Muitos idosos cristãos foram e ainda são extremamente úteis nas mãos do Senhor.
Veja que o nosso texto fala de viúvas com mais de sessenta anos que "espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia"(1Tm 5.5)
Deus se deleita em usar pessoas idosas em Seu serviço
Abraão estava com setenta e cinco anos quando foi chamado e ordenado por Deus para deixar o seu lar (Gn 12.1-4);
Moisés tinha oitenta anos quando ele falou a Faraó após Deus aparecer a ele na sarça ardente (Ex 3.1-12; 7.1-7)
Arão estava com 83 anos quando ele e Moisés deixaram o Egito.
Bate-Seba, em sua velhice, ajudava no reinado do seu filho Salomão (1Rs 2.19)
Ana, avançada em dias, falava ao povo sobre as consolações de Israel (Lc 2.36-38).
Salomão, enquanto falava da velhice, estava velho e orientando os seus filhos e súditos sobre a importância de temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Ele estava servindo ao Senhor enquanto ensinava o povo na sua velhice.
Como os idosos devem ser tratados (1Tm 5.1,3-4,8-10,16)
Devem ser tratados pelo líder da igreja de forma distinta (1Tm 5.1)
Levítico 19.32 RA
32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
Honrar a presença do idoso está ligado ao temor a Deus. Somos exortados a ficarmos de pé na presença de uma pessoa com cabelo branco. A cabeça branca implica em longevidade e sabedoria.
Jó 32.4 RA
4 Eliú, porém, esperara para falar a Jó, pois eram de mais idade do que ele.
O respeito de Eliú diante dos outros três amigos porque era mais jovem do que eles.
Devem ser tratados com honra, o que implica em eventual auxílio financeiro (1Tm 5.3)
Devem ser, se precisarem, amparados financeiramente pelos filhos e netos (1Tm 5.4)
Essa prática é um exercício de piedade que precisa ser aprendido.
Os filhos e netos devem ser irrepreensíveis neste aspecto (1Tm 5.7)
A falta de cuidado com os idosos, especialmente com os da própria casa, faz com que o crente negue a fé e se torne pior do que um descrente (1Tm 5.8)
Provérbios 30.17 RA
17 Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos.
Conclusão:
Gostaria de terminar essa reflexão levantando alguns pontos. Primeiramente quero dar alguns conselhos para os mais jovens a respeito dos mais velhos:
Honrem os seus pais, avós e bisavós. Honre auxiliando-os financeiramente, se for necessário, mas também visitando-os, ouvindo-os, dando-lhes os primeiros lugares e vezes. Honre demonstrando paciência quando não entenderem o que você fala e quando não concordam com você. Eles viveram em outro tempo, fazem parte de outra geração. Ao invés de julgá-los, tente aprender com eles. Muito provavelmente você tem mais a aprender com eles do que eles com você.
Honrem os idosos da igreja, procure conhecê-los. Perguntem como podem serví-los. Estimule-os, dentro do possível e com respeito, a continuarem ativos pra Deus. Ore para que Deus realize um avivamento no coração dos idosos da igreja.
Disponha do seu tempo para realizar trabalhos para os idosos na igreja. Pensemos em como podemos agir para alcançar idosos para Cristo e como podemos estimular a comunhão e a edificação espiritual deles. Minha oração é para que tenhamos um ministério de terceira idade forte na igreja e que cada vez mais idosos possam se render ao senhorio de Cristo e passem a viver as suas vidas em total consagração a Ele.
Mas eu também gostaria de dar alguns conselhos aos mais velhos:
Você é amado(a) por Deus e se você crê em Cristo Jesus, todos os seus pecados foram perdoados e você pode ter paz com Deus. Não se entregue à culpa, nem à tristeza, por não ter feito aquilo que você poderia ter feito. Não se prenda aos seus fracassos do passado e nem permita que o que aconteceu de ruim no seu passado impeça você de experimentar os seus melhores dias na presença de Deus. Viva pra Deus no presente enquanto Ele está lhe dando vida.
Não se frustre por precisar de auxílio da família ou da igreja, suas limitações são instrumentos de Deus para exercitar na piedade os Seus filhos. Todos nós estamos sendo moldados pelo Senhor, vocês na humildade e nós na abnegação (tempo, dinheiro, talento etc). Isso nos leva à terceira reflexão...
Ninguém é velho demais para mudar. Não importa se até agora você não se arrependeu dos seus pecados e confessou a Jesus como seu Salvador, você pode fazer isso agora. Se você já crê em Cristo, mas ainda vive preso(a) a alguns pecados, você pode se arrepender, confessar e mudar de atitude. Deus te chama a desenvolver um relacionamento de intimidade com Ele. Deus pode renovar as tuas forças e dar a você a oportunidade de ter os seus melhores dias na Sua presença. Isaias 40.29-31 mostra como Deus faz forte ao cansado e multiplica as forças daqueles que esperam no Senhor.
Não aposente para Deus. Com a idade vem a precariedade da saúde, mas o pior é a precariedade da saúde espiritual. A saúde espiritual é precária quando falta significado e propósito, visão espiritual, falta de esperança, incapacidade de lidar com perdas e mudanças, falta de gratidão, desespero para o fim e a morte etc. Mas há um remédio para a precariedade da saúde: amar e servir a Deus, estudar e ler a Palavra de Deus, orar sozinho e com os irmãos, adorar a Deus individualmente e coletivamente, servir e amar ao próximo. Aproveite o seu tempo livre para fazer viagens missonárias, visitar os irmãos etc. Complete bem a sua carreira.
Morgan Freemam e Jack Nicholson estrearam o filme "Bucket List" ou "Antes de Partir". Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida".
Faça uma lista do que você ainda pode fazer. Coloque Deus no topo desta lista e goze a vida que lhe resta para a glória do nosso Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more