Ana (graciosa) - Lc 2.36-38

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Quem era
Profetisa: uma mulher como as filhas de Filipe (At 21.9) e Débora (Jz 4.4); anunciava a mensagem de Deus às pessoas. É provável que Ana entendesse as Escrituras e instruísse as mais jovens acerca das coisas do Senhor (Tt 2.3-5).
Filha de Fanuel.
Da tribo de Aser: localizada na região da Galileia.
Bem idosa: talvez tivesse mais de 100 anos.
Viúva: Havia passado pouco tempo casada (7 anos) e tinha 84 anos só de viuvez. Uma víuva, nesse contexto, era uma mulher pobre e desamparada.
2. O que fazia
Não deixava o templo.
Adorava noite e dia: a alegria de todo crente é estar na presença do Senhor todos os dias, seja de dia, seja de noite (Sl 27.4-5; 134.1-2).
Fazia jejuns e orações.
Agradecia a Deus.
Falava acerca do menino Jesus a todas as pessoas que esperavam a redenção de Israel.
3. O que aprendemos
1. Ana era uma mulher completamente dedicada às coisas de Deus.
2. Não se pode dar desculpas de não servir a Deus por questão de idade. A verdade é que o nosso coração deve estar inclinado ao Senhor, seja na infância, adolescência, juventude, na fase adulta ou na melhor idade.
3. Ana falava do menino Jesus às pessoas porque ela estava assiduamente no templo. Assim como Deus havia abençoado a Simeão (vv. 25-35), assim também o Senhor agraciou Ana fazendo com que ela contemplasse o menino Jesus.
4. As pessoas que são agraciadas por Deus querem contar a graça que d’Ele receberam. As mulheres também são instrumentos usados Deus para a evangelização.
Related Media
See more
Related Sermons
See more