A verdadeira religião

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views
Notes
Transcript
Tiago 1.19–27 NVI
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Introdução

Como funciona o processo de aprendizado? William Glasser desenhou uma pirâmide: 10% lemos, 20% ouvimos, 30% observamos, 50% vemos e ouvimos, 70% quando discutimos com outros, 80% quando fazemos, 95% quando ensinamos aos outros.
Lembro dos tempos de escola e faculdade, e principalmente das aulas de matemática, matemática aplicada, estatística e do desespero dos meus colegas nos dias de prova dizendo: eu não tenho a menor ideia de como fazer isso! As aulas sempre seguiam um padrão: o professor apresentava uma ideia, um conceito, explicava a teoria por trás da ideia, apresentava alguns exemplos de aplicação e resolução de exercícios, tirava dúvidas e depois tínhamos uma lista de exercícios para resolver. Alguns faziam, outros não… Eu sempre fazia! Alguns colegas meus descobriram do pior jeito que matemática só se aprende se aprende praticando. Só conseguimos provar que entendemos um novo conceito matemático se conseguirmos resolver um exercício na prática. Isso se aplica a muitas coisas na vida, alguns infelizmente param apenas na teoria e se esquecem que a prática é importante.
Pior ainda, as vezes observamos um enorme vácuo entre a teoria e a prática:
A teoria embasa ou sustenta ideias (Teorema de Pitágoras: Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.)
A prática coloca a prova a teoria
As vezes a prática não corresponde a teoria, por dois motivos:
Negligência
Falta de conhecimento/entendimento

Respostas adequadas às provas que a vida real confronta o cristianismo indicam uma fé madura e aprovada.

Pratica a palavra

Tiago 1:19-21 “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.”
Cristão estão passando por provações, os mais variados tipos de provações (Tiago 1:2).
Não basta saber o que a Bíblia diz, se na hora que o bicho pega a gente quer resolver as coisas do nosso jeito, fazer a nossa própria justiça.
Precisamos nos livrar (ação prática) de toda impureza e da maldade, isto é, do pecado abundante (gr. perisseia) e aceitar (ação prática) humildemente que a palavra nos transforme e influencie todas as áreas da nossa vida.
Tiago 1:22-25 “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”
Não basta conhecer e saber o que a bíblia diz, se não colocamos a palavra em prática. É auto engano!
Aplicação: O que estamos fazendo com tudo o que aprendemos?
Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe. - Aldous Huxley (Escrito de Admirável Mundo Novo)
A teoria é importante?
Conhecer a Bíblia é importante, fazer cursos bíblicos é importante, estudar teologia é importante
Ouvir os sermões, podcasts e tudo o mais de conteúdo é importante
É quando nós sairmos pelas porta do templo para fora que realmente seremos colocados a prova.
Jogo é Jogo, Treino é Treino!

Pratica o amor

Tiago 1:26-27 “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”
O cuidado na hora de falar, também demonstra o amor e o cuidado para o próximo (Tiago 1:19)
O cuidado com os órfãs e viúvas aqui representam aqui o quanto cuidamos aqueles que necessitam e muitas vezes estão as margens da sociedade:
orfãos; viúvas; imigrantes; refugiados; pessoas em situação de rua; pessoas com doenças incapacitantes; pobres
Aplicação: Uma igreja ativa, não ativista
A igreja já foi berço de grandes reformas sociais e humanitárias, as coisas só “mudaram” de algum tempo para cá, por volta do Séc. XIX.
Ao longo dos primeiros três séculos, a maioria dos cristãos era composta por pessoas simples, humildes: escravos, mulheres, comerciantes e soldados. Shelley, Bruce L., História do Cristianismo p.48
John Stott, em seu livro “O CRISTÃO EM UMA SOCIEDADE NÃO CRISTÔ, dedica um capítulo em resposta a seguinte pergunta: “ENGAJAMENTO: O QUE TEMOS A VER COM ISSO?”.
Ele começa: “É realmente estranho que em algum momento da vida os seguidores de Jesus tenham chegado ao ponto de perguntar se tinham algo a ver com engajamento social, e assim alguma controvérsia sobre a relação entre evangelismo e responsabilidade social tenha surgido [...] Os cristão sempre estiveram naturalmente engajados nas duas atividades, sem sentir qualquer necessidade de definir porque agiam dessa maneira.”
As pessoas querem um Jesus e um Evangelho a sua própria forma, ao seu próprio modo. Alguns leem a bíblia e dizem que Jesus é de esquerda, outros dizem que ele é de direita, mas estamos enganados quando pensamos assim, pois Jesus diz a Pilatos que o seu reino não é desse mundo (João 18:36).
Nós não somos ativistas de uma causa, nós somos representantes e embaixadores do Reino de Deus na Terra.
1João 3:18 “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”
Antes da ONU, antes da Declaração Universal de Direitos Humanos (que diga-se de passagem foi formulada por cristãos e ideias cristãs), antes do mundo inteiro se preocupar com o direito das mulheres e muitas outras coisas Jesus Cristo já estava cuidando do pobre, do oprimido e marginalizado, recebendo mulheres e crianças em seu ministério, curando enfermos e manifestando o grande amor de Deus não apenas em palavras, mas em ações concretas.
Precisamos parar de brigar por ideologias e por política e colocar em prática a verdadeira religião: O AMOR!

Mantém a pureza

Tiago 1:27 “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Então a religião que agrada a Deus é apenas em atos externos ou ação social? A resposta de Tiago é sonoro NÃO.
Nada disso também vai adiantar, se for baseada em uma visão de mundo distorcida (que é o que acontece em nossos dias), por exemplo: auto promoção.
Pelo contrário devemos nos distanciar dessa forma pervertida e nos manter puros, imaculados, não corrompidos pelo mundo.
Aplicação: Tire a água de dentro do barco
UM BARCO ESTÁ SEGURO NO PORTO. MAS OS BARCOS NÃO SÃO FEITOS PARA ISSO. John A Shedd
Barcos foram feitos para navegar, barcos foram feitos para estarem na água. Qual é o único problema? Se a água começar a entrar dentro do barco!
A mesma coisa se aplica a nossas vidas! O problema não é vivermos no mundo, ou estarmos rodeados de pessoas que costumamos chamar de pecadoras, o problema é quando nos amoldamos ao padrão do mundo e nos deixamos corromper!
Qual a solução? Precisamos tirar a água de dentro do barco!
Como? Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Colocando em prática a palavra aprendida.

Conclusão

Recapitulando: A verdadeira religião é aquela que Pratica a palavra, Pratica o amor e Mantém a pureza.
Que a palavra implantada em nossos corações possa gerar arrependimento e bons frutos e que a nossa vida e a nossa religião glorifique a Deus em todas as coisas.
Soli Deo Gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more