A BATALHA ESPIRITUAL - Parte 1

Exposição de Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

O verdadeiro cristão que anda conforme a sua vocação precisa estar fortalecido na força do poder de Deus, vestindo toda a armadura fornecida por Ele para vencer a batalha Espiritual contra o Diabo e seus aliados.

Notes
Transcript

A BATALHA ESPIRITUAL - Efésios 6.10-12

Efésios 6.10–12 (RA)
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

INTRODUÇÃO

Nas mensagens anteriores começamos a estudar a segunda parte do livro de Efésios na qual Paulo ensina sobre o Andar conforme a Vocação:
UNIDADE NO ESPIRITO PELO VÍNCULO DA PAZ
SANTIDADE NA VIDA DA IGREJA E NA VIDA PESSOAL
ANDANDO EM SABEDORIA SENDO CHEIOS DO ESPIRITO
As mulheres que são cheias do Espirito obedecem ao mandamento de submissão aos maridos, enquanto os maridos se submetem a Cristo obedecendo o mandamento de amar a suas esposas como Cristo amou a Igreja. Os filhos se submetem aos pais honrando e obedecendo-lhes, e os pais cumprem o seu papel de criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor. Os servos cristãos se submetem aos seus senhores servindo com sinceridade e dedicação com obedece serve ao Senhor Jesus.
O verdadeiro cristão que tem a sua identidade confirmada (cap. 1–3) e que tem vive conforme essa vocação com as atitudes descritas (cap. 4-6), certamente está vivendo numa batalha espiritual.

I – DEUS É A NOSSA FORÇA (V.10)

V.10 – “Quanto ao mais...” Todas as outras coisas não mencionadas por Paulo. Certamente ele não abordou todas áreas, mas aqui ele dá um princípio geral que serve para todas.
“Sede fortalecidos...” Esta ordem está no imperativo passivo presente, que significa ser feito forte ou ser fortalecido. Encontramos o mesmo tipo de ordem em Ef 3.16
Efésios 3.16 RA
para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;
Cristãos não fortalecem a si mesmos — o seu poder ou força vem do Senhor
Esta ordem para se fortalecer foi dada a Josué, em seu livro 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso”. Para isso Josué precisava seguir as instruções de meditar na Palavra e entender que o Senhor estaria fortalecendo ele.
O Crente precisa vigiar e estar fortalecido em Deus para a batalha, essa é uma tarefa nossa. E esta força que vem de Deus é nada menos que o poder que ressuscitou a Jesus dentre os mortos Ef 1.19–20.
Efésios 1.19–20 RA
e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
O Crente precisa vigiar e estar fortalecido em Deus para a batalha, essa é uma tarefa nossa. E esta força que vem de Deus é nada menos que o poder que ressuscitou a Jesus dentre os mortos (Ef 1.19–20).
Efésios 1.19–20 RA
e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
Este mesmo poder está agindo em você e em mim quando nos fortalecemos nEle!

II – O INIMIGO É IDENTIFICADO: É PERIGOSO E LETAL (V.11-12)

V.11 – O inimigo é o Diabo (diabolôs), “Aquele que separa, acusador”. Também identificado como Satanás, que significa “adversário”. Outros nomes incluem: “Belzebu” (Mt 12:24), “O príncipe desse mundo”(Jo 14:30), “Príncipe da potestade do ar” (Ef 2.2), “Grande dragão e antiga serpente” (Ap 12:9):
Apocalipse 12.9 RA
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
Não devemos menosprezar sua ação ou brincar como ele subestimando seu poder e inteligência, pois além de ser muito poderoso e astuto, ele tem pelo menos 10 mil anos de vantagem a nossa frente. Muitos nas igrejas “evangélicas” comentem grande erro brincando de repreender o diabo, sendo que nem mesmo o Arcanjo Miguel o tratou dessa forma (Jd 9).
Quem repreende o diabo é o Senhor!

Diante disso precisamos ter em mente duas realidades que acontecem em nossos dias

1. A influência do Diabo é uma realidade em nossas vidas, não podemos esquecer disso (1Pe 5.8-9).

1Pedro 5.8–9 RA
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
Seria essa uma estratégia dele para passar despercebido enquanto age nas vidas das pessoas, até mesmo dos crentes?
O Dr. Lloyd-Jones disse a respeito desta questão: “Estou certo de que uma das causas principais do mal estado da Igreja hoje, é o fato de que o diabo foi esquecido. Tudo é atribuído a nós; nós nos tornamos tão psicológicos em nossas atitudes e no nosso pensar. Somos ignorantes deste grande fato objetivo, a existência do diabo, o adversário, o acusador, e as suas setas inflamadas.”

2. Há um exagerado no fenômeno da possessão demoníaca no meio neo-evangélicos.

Enquanto isso outras formas sutis de influência do Diabo têm passado despercebidas. Isso é muito perigoso!
Será que isso também não é mais uma de suas estratégias? Satanás pode estar incentivando esse interesse exagerado para fazer os crentes pensarem que esse é o seu principal método de atuação.

PRECISAMOS CONHECER AS ESTRATÉGIAS DO INIMIGO:

1. O Diabo recebe permissão para nos molestar para provar a nossa fé (Pedro em Lc 22.31)

Lucas 22.31 RA
Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Jó – Jo 1:9-12
Os crentes de Esmirna - Ap 2:10
Apocalipse 2.10 RA
Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

2. O Diabo espreita esperando boa oportunidade – 1 Pe 5.8 Quando nos iramos (Ef 4:27), quando somos arrogantes e nos achamos fortes.

3. O Diabo infiltra falsos irmão para causar escândalos na igreja e atrapalha o crescimento do Reino de DeusMt 13:36-43

4. O Diabo engana e distrai as pessoas para que rejeitem ou não compreendam o evangelhoMc 4:15 e Mt 13:19

Marcos 4.15 RA
São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.

5. O Diabo usa a tentação para nos levar a ruína espiritual

Desde o princípio do mundo ele usa suas armas Genesis 3:1-6
a. Engano (v.1-5). Apocalipse 12:9 o chama de enganador do mundo
b. Sedução (v.6). Em Mateus 4:1-11 ele tentou seduzir a Jesus oferecendo a glória dos reinos.

6. O Diabo e seus auxiliares se apossam do corpo das pessoas passando a dominar suas vontades e açõesMt 12:43-45.

Mateus 12.43–45 RA
Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.
Ver Marcos 5:1-5 para entender como a pessoa é totalmente dominada.

PRECISAMOS CONHECER A NOSSA DEFESA

V.11 – “...para ficar firmes” A estratégia bíblica para derrotar as forças do mal e termos vitória na vida espiritual é a resistência, por isso a importância da força no poder de Deus!

1. Resistindo na dependência de Deus – Tg 4:7

Tiago 4.7 RA
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Sujeitar (ὑποτάσσω) significa: obedecer, submeter-se ao controle de alguém, render-se ao conselho ou admoestação de alguém. Aquele que não está sob o senhorio de Deus está sob o de Satanás. Depois desse passo de se submeter a Deus estaremos habilitados e fortalecidos no Senhor para resistirmos.

2. Sendo sóbrios e vigilantes – 1Pe 5:8-9

1Pedro 5.8–9 RA
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
Conscientes e vigilantes: O cristão sóbrio é responsável pelas suas prioridades espirituais, tem domínio próprio e não se deixa embriagar pelas distrações do mundo - Romanos 13:11-14 (televisão, internet, prazeres, pornografia).
V.12 – Principados e potestades – Forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Satanás e seus demônios). Aqui Paulo usa uma importante comparação para mostrar a seriedade da luta e a estrutura dos inimigos, eles não são homens, são anjos caídos.
A razão do caráter urgente desta admoestação é que não estamos lutando contra “a carne e o sangue”, ou seja, contra homens frágeis (Gl 1.16), com todas as suas enfermidades físicas e mentais (1Co 15.50 e Mt 16.17). Ao contrário, é contra uma hoste extraterrena inumerável de espíritos malignos: o diabo pessoalmente e todos os demônios sob seu controle, sim, é contra eles que guerreamos!

CONCLUSÃO

Vistam-se da armadura completa de Deus a fim de poderem estar aptos a permanecer firmes contra os métodos astutos do diabo.
É possível que nos ocorra uma pergunta:
Se estamos fortalecidos no Senhor e se temos a armadura como resistência, precisamos nos preocupar tanto com as investidas do diabo em nossa vida?”
A convicção dessa superioridade, contudo, não diminui a seriedade de qualquer possível conflito em qualquer ‘dia mau’ nem transmite segurança infalível de vitória em qualquer batalha particular.
“Olhando pelo prisma da responsabilidade humana, é ainda possível dizer que não só esta ou aquela batalha particular, mas que toda a guerra estará perdida a menos que haja esforço de nossa parte. É verdade que o conselho de Deus, que remonta a eternidade, jamais falhará, porém é também verdade que, no plano de Deus que remonta a eternidade, ficou estabelecido que a vitória seria concedida aos que vencerem (Ap 2.7,11,17).

Os vencedores são os conquistadores, e para que haja conquista é preciso lutar!

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.