Elementos Essenciais para Cumprirmos a Missão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução:

A missão da Igreja é: Mt.28:19-20 “19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” EVANGELIZAR (falar do amor de Deus aos homens, exortando-os ao arrependimento para perdão de seus pecados)
Quando a Igreja perde seu senso de missão, ela se torna apenas um mercado, e a partir disto surgem produtos, valores, caches e artistas (…)
Só haverá salvação e exercício do “Dom” concedido se o cachê for pago, se não houver cachê as pessoas continuarão cativas e as Igrejas de periferia nunca serão tocadas pelos “Dons” dos artistas. Só existe quem cobra, porque existe quem paga… É o nosso comportamento consumista que gera os mercenários da fé, eles veem nas nossas necessidades consumistas, uma oportunidade de negócio espiritual
O frequentador (consumidor) de cultos faz de seus problemas e ego a missão da Igreja, ele apenas avalia o produto para ver se permanece naquele mercado religioso ou procura a próxima quitanda que o agrade, ele não vem à comunhão dos discípulos de Cristo buscando uma nova vida, vem buscando carícias para suas próprias decisões e carnalidades, vem buscando uma benção, a solução para algum problema.
Ver a igreja como corpo, como Família, muda nossa visão, de consumidores para Discípulos que cumprem a Missão dada por Jesus. Se a Igreja é minha “família”, não importa o que aconteça, não jogarei meus parentes na lata do lixo; o que importa é que trabalharemos juntos rumo ao que a própria existência da Igreja propõe
Assim sendo, quero refletir sobre os Elementos Essenciais para cumprirmos a Missão como Igreja:
Marcos 4:
1 De novo Jesus começou a ensinar à beira-mar. E aglomerou-se perto dele tão grande multidão que ele teve de entrar e sentar-se num barco que estava no mar. E todo o povo ficou em terra à beira-mar.
2 Ele lhes ensinava muitas coisas por meio de parábolas e dizia-lhes:
3 Ouvi; o semeador saiu a semear.
4 Enquanto semeava, parte das sementes caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
5 Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, pois a terra não era profunda.
6 Quando saiu o sol, este a queimou; e, como ela não tinha raiz, secou.
7 Outra parte caiu entre os espinhos, os quais, crescendo, sufocaram-na, e ela não deu fruto.
8 Mas outras sementes caíram em terra boa. Brotaram, cresceram e deram fruto; e um grão produziu outros trinta; outro, sessenta; e outro, cem.
9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 Quando ficou só, os que estavam ao seu redor e os Doze perguntaram-lhe acerca das parábolas.
11 Ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas tudo se diz por meio de parábolas aos de fora,
12 para que, vendo, vejam e não percebam; e ouvindo, ouçam e não entendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.
13 Disse-lhes ainda: Não compreendeis esta parábola? Como entendereis todas as outras?
14 O semeador semeia a palavra.
15 Os que estão à beira do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada, mas, depois de ouvi-la, logo vem Satanás e tira a palavra neles semeada.
16 Do mesmo modo, os que foram semeados em lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente a recebem com alegria,
17 mas, como não têm raiz em si mesmos, duram pouco. Quando vem a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo tropeçam.*
18 Outros ainda são os que recebem a semente entre espinhos. Estes são os que ouvem a palavra,
19 mas as preocupações do mundo, a sedução da riqueza e o desejo por outras coisas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
20 Os outros que recebem a semente em terra boa são os que ouvem a palavra, acolhem-na e dão fruto; alguns trinta por um; outros, sessenta por um; e outros, cem por um.
F.T. O Primeiro elemento essencial para cumprirmos a nossa Missão, ele não está explícito no texto, é a:
1) Oração = Arar a terra
v.3 Ouvi; o semeador saiu a semear.
Nenhum agricultor sábio que se preze pode deixar de arar a o solo antes de lançar a semente. Assim, a através da Oração, pedimos a Deus para que prepare o coração das pessoas as quais iremos ministrar
Mas o que é Oração?
Orar é ter um relacionamento com Deus o SENHOR da Missão que buscamos desempenhar. Falamos com Deus e também temos a expectativa de que Ele fale conosco através da Palavra
O apóstolo João escreve: 1Jo.5:14 “14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
Ao orar precisamos ter persistência! Jesus ensinou através da história de uma viúva que pediu com insistência a um juiz ímpio que julgasse a sua causa, de tanto insistir e para se ver livre dela o juiz julgou a sua causa. Jesus conclui dizendo: Lucas 18:6-8 “6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”
Outro aspecto ainda sobre oração é que precisamos orar segundo a Palavra de Deus. Somos abençoados em oração, não porque através da insistência obrigamos Deus a realizar o que pedimos, mas porque aprendemos a orar segundo a sua vontade que estão descritas como promessas na sua Palavra.
Aplicação: Realmente falharemos em cumprir a nossa Missão pelo nosso pouco interesse e tempo investido em Oração.
F.T. O SEGUNDO elemento essencial para cumprirmos a nossa Missão é o:
2) Semeador
v.14 O semeador semeia a palavra.
Mt.28:19 “19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
Tudo o que fazemos como Igreja, fazemos porque Jesus nos deu essa ordem
Em uma igreja saudável, a maior parte dos Discípulos de Jesus ali estão comprometidos com a Evangelização
COISAS QUE IMPEDEM A SEMEADURA:
Falta de conhecimento do que é o Evangelho
Medo de falar com as pessoas sobre Jesus
Opressões malignas
Sofrimentos e lutas pessoal
Falso evangelho
O VERDADEIRO EVANGELHO: Evangelho significa “Boas notícias”. Que boas notícias são essas? A boa notícia de que Deus está chamando os homens ao arrependimento e está perdoando os seus pecados mediante esse arrependimento e assim dando-lhes a vida eterna.
F.T. O TERCEIRO elemento essencial para cumprirmos a nossa Missão é o:
3) Semente - A palavra de Deus
v.14 O semeador semeia a palavra.
As pessoas não precisam da nossa opinião, mas da Palavra de Deus. Hb.4:12 “12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Quando se menciona que a Palavra é vital para a igreja, entende-se que ela deve estar inserida em todas as estruturas que compõem o culto ao Senhor bem como nos diversos ministérios eclesiásticos, sendo mencionada nos louvores, nas orações, nas atividades infantis, de jovens, de mulheres, de homens, de idosos, e principalmente, nas pregações, onde deve ser não apenas mencionada ou lida, mas exposta, explanada objetivando que seja executada.
Bons ouvintes da Palavra: Tal valorização deve acontecer nos diversos momentos em que isso nos for proposto no dia a dia do contexto eclesiástico, como estudos bíblicos, cultos dominicais, reuniões nos lares, dentre outras.
“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema”. – Gálatas 1.8
Tudo o que precisamos para a nossa Salvação está na Palavra de Deus!
Aplicação: Somos o povo do livro, é a Palavra de Deus que têm feito as maiores transformações que este mundo já viu.
Por isso, ler a Bíblia e Orar não é uma opção aos cristãos, mas uma obrigação.
Em vários lugares da China e Coréia, as pessoas dividem uma bíblia para conseguirem ler alguns trechos, enquanto muitas pessoas tem várias bíblias e não leem nenhuma delas
F.T. O QUARTO elemento essencial para cumprirmos a nossa Missão é o:
4) Espírito Santo
At.1:8 “8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”
A igreja foi enviada ao mundo para cumprir a Missão que Jesus deu inicio e só conseguirá ser bem sucedida se buscar de maneira contínua através da VIDA DEVOCIONAL (Bíblia e Oração) e santidade de vida (consagração) o poder, ousadia que só o Espírito Santo pode dar.
Como o Espirito Santo atua para cumprirmos a nossa Missão Evangelizadora?
Ele trabalha nos dois lados: naquele que testemunha e também no evangelizando. Assim, o Espírito, que habita em você, lhe dá poder para testemunhar de forma eficaz, quando você compartilha e explica o Evangelho. Ele usa suas palavras, leitor, embora elas sejam simples. Este é um dos papéis do Espirito.
E mais. Quando você compartilha o Evangelho, o Espírito Santo também trabalha na pessoa que está sendo evangelizada, pois Ele exerce este segundo papel: dar a seu amigo o entendimento necessário, abrindo-lhe os olhos espirituais e concedendo a graça para ele responder positivamente (Jo 16.8-9; 2 Cor 4.4-6). Por causa disso, você precisa centralizar a sua conversa e a sua confiança no plantio da Semente, pois o Espírito usa-a para revelar Cristo. Portanto, o segundo elemento essencial da multiplicação de segui dores de Cristo é o Espírito Santo.
Aplicação: A realidade dura que enfrentamos é que estamos muitas vezes mais interessados nas nossas necessidades que naquilo que Jesus nos ordenou a fazermos.
Nossas preocupações diárias são: “com o que comer e vestir” como disse Jesus. Os pagãos - aqueles que não conhecem a Jesus - se preocupam também com essas coisas. Mas nossa preocupação deveria ser com o Reino de Deus e todas as demais coisas necessárias para a nossa sobrevivência seria acrescentada.
F.T. O QUINTO elemento essencial para cumprirmos a nossa Missão é o:
5) Bom Solo - Coração preparado
O bom solo são pessoas não salvas preparadas pelo Espírito Santo para receberem a Palavra de Deus.
Jo.6:44 “44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Quatro tipos de Solo descrito por Jesus na Parábola:
1) Solo duro da beira do Caminho:
15 Os que estão à beira do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada, mas, depois de ouvi-la, logo vem Satanás e tira a palavra neles semeada.
Solo muito pisado pelas pessoas, descrevem aqueles que ficam pulando de igreja em igreja e recebem a Palavra, mas não a guardam na profundidade do coração, seguem a nova onda sempre
2) Solo pedregoso:
16 Do mesmo modo, os que foram semeados em lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente a recebem com alegria,
17 mas, como não têm raiz em si mesmos, duram pouco. Quando vem a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo tropeçam.*
Estes são os que chegam e recebem a Palavra com alegria e que muitas vezes a gente se entusiasma com eles, mas derrepente, alguém não os cumprimenta, ou alguma coisa na vida deles dá errado e eles já desistem
3) Solo entre os Espinhos
18 Outros ainda são os que recebem a semente entre espinhos. Estes são os que ouvem a palavra,
19 mas as preocupações do mundo, a sedução da riqueza e o desejo por outras coisas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Esses são o que buscam mais as coisas dessa vida do que a vida eterna. Não conseguem seguir a Jesus porque as preocupações do mundo, a sedução da riqueza não permitem
4) Bom solo
20 Os outros que recebem a semente em terra boa são os que ouvem a palavra, acolhem-na e dão fruto; alguns trinta por um; outros, sessenta por um; e outros, cem por um.
Mas há o bom solo, preparado, arado, adubado e esse dá bons frutos. Não dá todos a mesa quantidade, mas dá fruto
Aplicação: Qual solo é o seu coração?
Conclusão: Os Elementos Essenciais para cumprirmos a Missão
1)
Related Media
See more
Related Sermons
See more