Sem título Sermão (9)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
ACAMPAMENTO RÚSTICO
Firme a Cada Dia
A vida devocional do Cadete
Lucas 9.23–26 RA
Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.
Seguir a Jesus não é privilégio de um grupo específico, mas de qualquer um que o confessar. Seguir a Jesus envolve desejo, vontade. Seguir a Jesus envolve renúncia.
Lucas, Volumes 1 e 2 (9.21–27. A Primeira Predição da Paixão e da Ressurreição)
“Vir após mim” significa unir-se a Cristo como seu discípulo. Os “seguidores” de Jesus com frequência acompanham o Mestre e com frequência vão literalmente atrás dele.
O que, pois, deve fazer uma pessoa para que seja considerada um verdadeiro discípulo?
Bem, se ela quiser vir após mim, diz Jesus, então que primeiro se negue; isto é, que diga de uma vez por todas NÃO ao seu velho eu, o eu que se acha separado da graça regeneradora. Uma pessoa que se nega renuncia toda a confiança no que ela mesma é por natureza e depende, para a salvação, tão-somente de Deus. O discípulo vive decepcionado não só com os pensamentos e hábitos que são claramente pecaminosos, mas inclusive com a confiança nas ideias “religiosas”. Jesus não quer um relacionamento superficial, mas profundo.
Em segundo lugar, deve tomar a cruz. Pensem num homem condenado que se vê forçado a tomar e carregar sua própria cruz para o lugar de execução. O que o condenado faz de forma forçada, o discípulo de Cristo o faz voluntariamente. Ele aceita voluntária e decisivamente a dor, a vergonha e a perseguição que pessoalmente está para ser sua – note bem: sua, não a de outro – sua em decorrência de sua lealdade a Cristo e sua causa. Seguir o Mestre aqui significa confiar nele (Jo 3.16), caminhar em seus passos (1Pe 2.21) e obedecer aos seus mandamentos (Jo 15.14).
Mas há outra coisa característica importante do discípulo que deve tomar a sua cruz. Jesus insiste que o ato de tomar a cruz é uma tarefa diária. Quando o discípulo pensa em sua vida diária com Cristo, há duas coisas que não pode faltar - a vida devocional. O devocional é um momento específico que passamos com Deus. Este momento consiste em oração, ler a Bíblia, memorizar e refletir nos versículos e louvor a Deus.
Jesus muitas vezes fazia perguntas a respeito do entendimento do povo sobre as Escrituras, começando com as palavras: "Vocês não leram...?" Ele presumia que aqueles que diziam ser o povo de Deus tinham lido a Palavra de Deus. Quando Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus " (Mateus 4:4), certamente Ele pretendia, no mínimo, que lêssemos "cada palavra". Uma vez que "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16), não é certo que deveríamos lê-la? Apocalipse 1:3 nos diz: "Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo". Deus promete que aqueles que lêem e observam a Sua Palavra serão abençoados. Mas apenas aqueles que se disciplinam a fazê-lo receberão tais bênçãos. A principal razão, lembre-se, para nos disciplinarmos é a Piedade. Aprendemos que as Disciplinas Espirituais são caminhos escriturísticos em que podemos esperar encontrar a graça transformadora de Deus. A Disciplina mais crucial é a absorção da Palavra de Deus.
SUGESTÃO DE APLICAÇÃO:
Encontre tempo - Algumas pessoas dizem: Ah… não faço devocional porque não tenho tempo! Será mesmo? Quanto tempo você passa nas redes sociais? Ou assistindo televisão? Vocês sabiam que em quinze minutos por dia, não mais, é possível ler a Bíblia toda em menos de um ano? Então, será mesmo que as pessoas não fazem devocional por falta de tempo? Eu diria que não. Devemos separa um tempo, e não qualquer tempo. Mas um momento que seja tranquilo, sem estresse e que não seja interrompido e no mesmo período todos os dias.
Ter um plano de leitura bíblica - Não é simplesmente para abrir a Bíblia ao acaso todos os dias. Há planos de leitura bíblica.
Escolha ao menos uma palavra, frase ou versículo para meditar todas as vezes que você ler - sem meditação você pode fechar a Bíblia e não ser capaz de se lembrar de uma única coisa que leu. E se isso acontecer, é provável que a sua leitura bíblica não produza mudança em você. Quanto mais você aplicar a verdade das Escrituras, mais você se tomará semelhante a Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more