Atos 19.8-22
Atos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsA Ação poderoso de Deus por meio da vida de Paulo na Ásia.
Notes
Transcript
Handout
Handout
Ação do Espírito Santo por meio da pregação que resulta no nascimento e expansão da igreja.
Grande Ideia: O nome do Senhor Jesus foi engrandecido na cidade de Éfeso pela pregação da Palavra e pelo Poder do Reino de Deus, resultando na fé e arrependimento de muitos.
Grande Ideia: O nome do Senhor Jesus foi engrandecido na cidade de Éfeso pela pregação da Palavra e pelo Poder do Reino de Deus, resultando na fé e arrependimento de muitos.
Estrutura:
Estrutura:
A mensagem pregada sobre o Reino de Deus;
A manifestação do poder do Reino de Deus;
A mudança causada pelo Reino de Deus;
Decisão de Paulo.
Contexto da cidade de Éfeso:
Contexto da cidade de Éfeso:
- Terceira maior cidade de Éfeso (250.000 habitantes).
- A "padroeira" da cidade era a deusa Ártemis, ou conhecida como Diana. [Grande retorno lucrativo : moedas cunhadas com a face das autoridades e do templo de Ártemis, a deusa salvadora e deusa da fertilidade.]
- Forte presença do culto a imperadores, isso envolvia a política unida a religiosidade. O culto concedia aos imperadores honras semelhantes às concedidas aos deuses, como festivais, jogos, templos e estátuas. (O termo Kyrios - Um termo ligado a autoridade e divindade que apenas se encaixam a pessoa de Cristo.)
- Pensamento filosófico influente: Gnosticismo. “O que existe de mais preciosos e de grande valor era o conhecimento, e isso está ligado a ação divina.” - forte presença de escolas.
- A prática da magia era popular em Éfeso. Atingia bem mais a população mais pobres e sem instrução. Magia era a crença de que o mundo espiritual influenciava fortemente todos os aspectos da vida.
- Éfeso era conhecido como um local de atividade demoníaca. Devido à popularidade da magia em Éfeso, a frase "escritos efésios" era usada para descrever quaisquer documentos que continham fórmulas e feitiços mágicos (Trebilco, "Asia," 314). Os demônios às vezes eram considerados a causa de doenças e enfermidades.
Curiosidade: Éfeso foi o lugar onde a maioria das cartas de Paulo se Originou.
1 - A Mensagem pregada sobre o Reino de Deus;
1 - A Mensagem pregada sobre o Reino de Deus;
Sinagoga
Sinagoga
As portas já estavam abertas para Paulo na Sinagoga em Éfeso;
O tema da mensagem: Reino de Deus = argumentações e debates.
Atos 28.17 A Pregação de Paulo em Roma
Desde a manhã até a tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.
O senhorio de Cristo e o Já e ainda não. Implicações políticas e espirituais.
Resultados:
Endurecimento - relembra Faraó - [foram convencidos mas se recusaram a crer];
Falar mal do Caminho para as multidões - Relação de Jesus com o caminho;
Escola
Escola
O afastamento de Paulo - Escola de Tirano com seus discípulos;
Depois de convencer e perceber a dureza, ele se afasta para ensinar em outro lugar. (da Sinagoga a uma Escola);
Provavelmente uma sala que se localizava na biblioteca da cidade, e Tirano poderia ser um professo de retorica.
Os horários de mais calor as pessoas se desocupavam de seus serviços e iam para as sombras das construções, pátios e salas de aula. Essa prática do estudo e da presença de escolas na região da Ásia eram normais de se ter, e era um ambiente estratégico para a expansão do evangelho, como de fato aconteceu.
TODOS OS JUDEUS E GREGOS DA PROVÍNCIA DA ÁSIA OUVIRAM A PALAVRA DO SENHOR
As Sete igrejas do Apocalipse: Sarde, Esmirna, Éfeso, Tiatira, Laodiceia, Filadélfia, Pérgamo.
ALERTA: A palavra Senhor relacionado a Pessoa de Jesus é muito importante nesse texto, e no contexto.
2. A manifestação do Reino de Deus;
2. A manifestação do Reino de Deus;
Evidenciando a verdadeira autoridade
Evidenciando a verdadeira autoridade
A manifestação do poder de Deus (milagres extraordinários) confirmando a mensagem de Paulo e a presença do Reino de Deus.
de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.
lenços e aventais. “Objetos de Cura” e o problema nos dias de hoje.
Uma forte relação com a magia e ocultismo. Deus estava trazendo a distinção clara entre os poderes satânicos e o poder divino.
As coisas de Paulo. Utensílios de Paulo. O milagre centralizando uma pessoa. Esse pensamento precisava ser desconstruído. O objetivo dos milagres não é ressaltar a autoridade humana, mas a manifestação do poder de Deus. Muitos se apropriam de milagres para promover o nome, levando pessoas a idolatrar os ‘pregadores’. Deus desconstrói esse pensamento com a história dos 7 filhos de Cevas.
Desmascarando as falsas autoridades
Desmascarando as falsas autoridades
Algumas versões tratam os Judeus de forma pejorativa (andavam): como vagabundos ou ambulantes.
Cevas - um dos líderes sacerdotes em Éfeso. Provavelmente um homem bem conhecido pelo seu trabalho de exorcismo.
A prática do exorcismo. Apelo a nomes de seres espirituais como anjos e até potestades demoníacas.
E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês.Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.
Eram homens que não reconheciam a Jesus como Senhor, mas como um mero instrumento de exorcismo.
Ordeno - esconjurar. “em nome de Jesus a quem Paulo prega...” Homens sem autoridade alguma.
Resposta do demônio: “Jesus eu conheço e Paulo também, mas quem são vocês?”
A ação de Satanás em espancar violentamente 7 homens e os fazer sair com péssima reputação da casa. Nudez é sinônimo de grande vergonha. (a notícia se espalha)
A fala de satanás e o fato ocorrido trouxe temor a todos de Éfeso.
Porque o fato da surra dos filhos de Cevas trouxe grande arrependimento e avivamento aquela cidade?
Um processo gradual de desconstrução cultural. Antes de reconhecer Jesus como Senhor, era preciso desmascarar os ídolos e as falsas autoridades. O povo de Éfeso estavam escravizados pelo pensamento opressor da autoridade Satânica, mas com a presença do Reino, foi se revelado quem de fato era Senhor e Rei.
3. A mudança causada pelo Reino de Deus;
3. A mudança causada pelo Reino de Deus;
Confissão de Jesus como Senhor
Confissão de Jesus como Senhor
Todos os Judeus e Gregos de Éfeso (temor)
O medo das potestade e principados foi convertido pelo Temor a Deus.
O nome do Senhor (Kyrios) Jesus era Engrandecido
Engrandecido: Magnificado. Como uma confissão da verdadeira autoridade e poder.
Confissão pública dos pecados
Confissão pública dos pecados
Arrependimento como sinal claro da conversão
Público.
Ocultismo - Prática de magias para benção ou maldição. mas por detrás dessa prática, coisas ocultas eram realizadas. Eles expõe a luz os seus pecados
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.
Queima de livros. 50.000 dracmas/denários são 140 anos de trabalho.
O nome de Paulo desaparece completamente nesses textos. Apenas o nome de Cristo foi exaltado. O verdadeiro reconhecimento.
4. Decisão de Paulo;
4. Decisão de Paulo;
Decisão no Espírito
Decisão no Espírito
Jerusalém: Visitar pela ultima vez as igrejas já plantadas (Macedônia - Filipo, Bereia, Tessalônica / Acaia - Corinto, Cencreia, Atenas)
Depois de Jerusalém - Roma (pregar na Espanha depois de passar em Roma)
Envio de Timóteo e Erasto
Envio de Timóteo e Erasto
Timóteo e Erasto estavam com Paulo em Éfeso
Erasto cooperador de Paulo “Administrador da cidade”
Eles iriam a frente de Paulo visitando as igrejas antes dele.
Permaneceu mais um tempo (totalizando 3 anos em Éfeso).
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Somos chamados a proclamar o Reino de Deus
Proclamar sobre a vinda do Reino - O rei veio como servo sofredor, mas voltará como Rei Justo que estabelecerá seu reino eternamente com os santos. Quem não se render a esse rei, receberá a condenação! Mas quem se arrepende da rebelião, e entrega as suas armas e se rende, esse será salvo. Quem não quer perder a vida não será salvo, mas quem perder, a ganhará.
Milagres
Nossa prioridade é pregar a Palavra e propagar a mensagem do Reino de Deus. Deus pode manifestar seu Reino como ele o faz, seja em coisas extraordinárias ou simples. Mas os milagres não são suficientes para a salvação do homem. Muitos se apropriam dos milagres para promover seu próprio ministério, como os filhos de Cevas que usaram o nome de Jesus como objeto de milagre. A palavra e manifestação do poder de Deus deve apontar e promover o Senhorio de Cristo Jesus.
Demônios
O medo de espíritos malignos mostram o quanto a pessoas está escravizada por sua autoridade, e esse pensamento só é liberto quando se reconhece Jesus como alguém que é Senhor e deve ser temido.
Quem ignora os espíritos malignos, pode ser que já esteja perdendo e caindo nas armadilhas de Satanás. Paulo orienta na sua carta aos efésios a se revestirem do poder de Deus para resistir aos ataque malignos. Estamos em uma batalha, e não podemos baixar a guarda
Arrependimento
Viver uma vida de pecado as escondidas é praticar ocultismo. Por isso as obras más precisam ser expostas! Sabemos que temos pecado, e não podemos parar de confessar nossos pecados uns aos outros. O ocultismo era uma forma de promover o ministério e autoridade de Satanás, como vemos no contexto do povo de Éfeso. Da mesma forma, viver uma vida dupla, fazendo coisas erradas as escondidas, é conceder vitória a Satanás sobre nossa vida. Precisamos coletivamente nos arrepender dos nossos pecados.
Ap 2.1-7 ““Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”
O arrependimento é coletivo - Como igreja temos que confessar nossos pecados ao Senhor. Quando deixamos de confessar, passamos a temer a homens e o nome de Jesus não é glorificado.
Sem arrependimento e retorno ao primeiro amor, o candelabro de Deus pode ser retirado da nossa igreja, assim como foi retirado de Éfeso, que hoje é a Turkia, onde 99% da população é muçulmana.