JÓ EXEMPLO DE SERVO!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 102 viewsNotes
Transcript
18. Seja um servo exemplar
Jó 1:1 Objetivo: Sermos servos exemplares.
Introdução:
De certa forma todo cristão verdadeiro deveria ser exemplo para os irmãos e para os de fora.
Nosso exemplo máximo é Jesus e, sem dúvidas, nossos olhos precisam estar fixos, acima de tudo nele.
CONTUDO, MUITOS DIZEM: Jesus é Deus e um modelo perfeito, que na totalidade nunca será imitado, muitos preferem nem tentar copiá-lo.
Desistem por pensar: Ah! não tem jeito mesmo, nunca conseguirei ser como ele.
POIS BEM, a Bíblia mostra também outros que poderíamos chamar de servos exemplares, pecadores como nós, possíveis de serem imitados então na totalidade, e Jó é um destes.
Além do escritor deste livro, Deus mesmo reconhece Jó como um servo exemplar. (Veja Jó 1:8 e 2:3).
O livro é difícil e muito já se tem discutido a respeito dele, e de seu gênero literário, mas uma coisa está bem clara em suas páginas:
Jó é apresentado nele como um servo exemplar!
Assim, olhando as características de Jó, quero desafiá-los a também serem servos exemplares como ele.
1. Buscando ter uma vida íntegra:
1.1. Seja um servo exemplar buscando ter uma vida integra (Jó, nosso exemplo hoje, é chamado íntegro).
1.2. Outra versão chama-o de bom (NTLH). O termo hebraico também pode ser traduzido para o português, entre outros, por: completo, certo, pacífico, calmo, puro e íntegro. (Era, mesmo, gente boa!).
Jó 2.9 “Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém (CONSERVA) a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!””
1.3. Não é fácil de se escolher a palavra exata para traduzir neste versículo, mas creio que o termo íntegro se encaixa muito bem no contexto do livro. Jó era alguém inatacável (isento de acusações válidas).
1Pe 3.16 “Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.”
OS AMIGOS DE JÓ PARECIAM SER AMIGOS DE VERDADE:
Jó 2.11-13 “Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo. Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou seu manto e colocou terra sobre a cabeça. Depois os três se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento.”
ESSA ERA A INTENSÃO…
EXEMPLO COM GEORJE.
OS AMIGOS DE JÓ, AO INVÉS DE CONFORTO E CONSOLO, LHE TROUXERAM, DESGOSTO E TRISTEZA…
SÃO 25 CAPITULOS DE DEBATE
RESUMINDO… A OPINIÃO DOS AMIGOS DE JÓ ERA A SEGUINTE:
“COISAS RUINS ACONTECEM PORQUE AS PESSOAS FAZEM POR MERECÊ-LAS”
1.5. Eu sei que não é fácil ter uma vida íntegra, somos humanos, mas Jó também era. ACREDITO QUE É POR ISSO QUE PAULO DIZ EM:
Cl 3.23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,”
Fp 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
Daqui para frente, tome a decisão de ser, como ele, um servo exemplar, buscando ter uma vida íntegra, sem falhas.
2. Praticando a retidão:
2.1. Jó, além de íntegro é chamado de reto. (Seja você também um servo exemplar praticando a retidão!)
2.2. As duas palavras, íntegro e reto, em português são semelhantes e pare- cem ligadas, pois imaginamos que a pessoa integra também é uma pessoa reta. Mas, vamos ver um pouco do significado original.
Explicação do termo hebraico:
A palavra hebraica yâshâr (rv;y;), aqui traduzida por reto e na NTLH por honesto, possui ainda, entre outros, os seguintes significados que aqui podem ser aplicados:
a) Justo: (como pode ser visto no Salmo 33:1 “Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.”
b) Leal aos compromissos assumidos: Rt 1.16-17 “Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!””
c) Obediente às leis de Deus (Dt 6:17,18 “Façam o que é justo e bom perante o Senhor, para que tudo lhes vá bem e vocês entrem e tomem posse da boa terra que o Senhor prometeu, sob juramento, a seus antepassados,”
2.3. Jó, mesmo sendo um homem riquíssimo e, portanto de poder, con- servou-se reto. No texto do livro de Jó 31:1-34, sua defesa desesperada diante do sofrimento que acreditava vir de Deus, é uma amostra disso.
2.4. O cristão que deseja ser um servo exemplar fará bem em seguir este EXEMPLO.
Exemplo. Não basta desejar, ou falar, é necessário agir. Seja honesto para consigo mesmo e para com os outros; seja leal aos compromissos assumidos. Obedeça à Palavra de Deus em tudo.
Em suma, pratique a retidão!
3. Demonstrando temor a Deus:
3.1. Jó é descrito ainda como temente a Deus. (Seja você um servo exemplar demonstrando temor a Deus)
3.2. A palavra temor às vezes nos confunde. Pensamos: Mas como vou temer a Deus se ele é meu Pai? Quero dizer que o termo traz em si um significado duplo de medo e profunda reverência.
3.3. Jó temia, tinha medo, que Deus se desagradasse com as atitudes de seus filhos e, reverentemente prestava culto a Deus (Jó 1:5). Os dois sentimentos, medo e reverência, andavam juntos na vida de Jó. 3.4. Jesus nos ensinou que devemos temer mais a Deus do que aqueles que podem matar o corpo, porque, segundo ele, Deus além de tirar a vida, depois disso, pode lançar no inferno (Lc 12:4,5).
3.5. Ninguém então deve brincar com Deus, e isto é o que muitos fazem com o pretexto de intimidade.
3.6. Estejamos no lugar certo! Deus é o Senhor, nós seus filhos, mas só pela graça, pois nada merecemos.
3.7. Seja servo exemplar, demonstrando temor em todas as situações. Não brinque com algo tão sério.
4. Desviando-se do mal:
4.1. Vemos ainda no texto que Jó, o servo exemplar, se desviava do mal. (Seja você também um servo exemplar, fazendo o mesmo, desviando-se do mal. Ou seja, evitando-o a todo custo).
4.2. Ao que parece Jó era radicalmente contra a tudo que é classificado como mal. Em outras palavras, ele não brincava com o pecado. Faça o mesmo, identi- ficando o pecado e dizendo: Não vou fazer!
4.3. Vivemos em época liberal, onde as facilidades para pecar são muitas (Temos que estar atentos).
4.4. Faça um retrospecto em sua vida. Por acaso você não tem chego perto demais de coisas que desagradam a Deus? Não tem participado de algo que dizem por ai que não tem importância, mas que você sabe, pela Palavra, que é de proce- dência maligna? Se for assim, lembre-se de Jó, desvie-se do mal.
4.5. Mesmo que você destoe do grupo, não se importe, diga não ao pecado e seja um servo exemplar!
Conclusão:
Jó conseguiu! Tornou-se um servo exemplar dando alegrias a Deus.
(Nota-se um tom de satisfação nas palavras de Deus a Satanás: “Observaste a meu servo Jô?” (1:8) – A alegria de pai satisfeito com o filho).
Você quer ser um servo exemplar? Ainda que eu não me considere um, vejo que é possível. Jó era humano como nós e foi um servo exemplar.
Nós também podemos ser. É difícil, mas não impossível! Baseados nos exemplos de Jó, pedindo ajuda ao Espírito, passemos a buscar uma vida integra, a praticar a retidão, a demonstrar temor a Deus e a desviarmo- nos do mal, para que sejamos servos exemplares.
Cristo e o livro de Jó: SER EXEMPLO É DAR TESTEMUNHO DE CRISTO!
MESMO JÓ SENDO EXEMPLO, SENTIU A NECESSIDADE DE MEDIADOR ENTRE ELE E DEUS!
JÓ era um homem pecador como qualquer um de nós. Ele clamou por justificação, mas sabia que isso não seria possível por seus próprios méritos. Por isso ele reconheceu que precisava de um Redentor que pudesse lhe justificar. Isso explica sua declaração: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).
1Tm 4.12 “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”
A incredulidade é a marca deste século. A tecnologia e o espírito da pós-modernidade têm cegado multidões que há muito perderam o referencial cristão de fé.
5. Pureza.
Rejeita a imoralidade.
Zelar por tudo que se está Vendo... Ouvindo... Lendo... Ou acessando...
Ser o exemplo nos relacionamentos com o sexo oposto.
Tomar posições que ajudem a fugir da aparência do mal, ou do próprio mal.
Em quase tudo está à presença da imoralidade e da pornografia.
Por causa disso, certamente muitos se tornam vulneráveis na área do sexo.
Aplicação
Que cada servo de Deus esteja determinado a viver segundo os padrões que Deus tem estabelecido para nós em sua Palavra, a Bíblia.