PREPARAÇÃO PARA A CRISE FINAL
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
PREPARAÇÃO PARA A CRISE FINAL
INTRODUÇÃO
Em nome do Senhor, desejamos aos membros da igreja e especialmente aos queridos amigos, as boas-vindas e abundantes bênçãos de Deus.
Louvado seja nosso Deus que nos dá a alegria de adorá-lo em paz, e a certeza de que Jesus Cristo é nosso precioso Salvador e que em breve virá em glória, de acordo com as suas promessas.
Sob a orientação do Espírito Santo, vamos começar nosso estudo da Palavra de Deus lendo com fervor os primeiros quatro versículos do capítulo 24 do Evangelho de Mateus:
Assim Jesus começa o seu impressionante Sermão Profético, onde Ele menciona uma série de sinais do fim do mundo: guerras, rumores de guerras, pestes, fome e terremotos, sinais no sol, na lua e nas estrelas.
No entanto, o primeiro sinal, o primeiro aviso que Jesus dá registrado no versículo quatro é: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. E Ele repete essa advertência no versículo onze: “E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”.
E Ele dá o aviso novamente no versículo vinte quatro: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. E podemos encontrar as mesmas palavras em Marcos 13 e Lucas 21.
PREPARAÇÃO PARA A CRISE FINAL
Por que essa forte insistência de Jesus para que não nos deixemos enganar por falsos Cristos e falsos profetas, que “farão grandes sinais e prodígios”?
Cristo conhece as armadilhas e os enganos de Satanás e sabe como o ser humano pode cair nessas armadilhas. JESUS conhece nossas fraquezas e sabe que o inimigo, rugindo como um leão, procura nos devorar.
Os enganos do diabo aconteceram sempre, desde a antiguidade e, também, nos tempos modernos, em nossa era sofisticada e aparentemente de muito conhecimento. Vamos ver três exemplos impressionantes:
Em 1978, Jim Jones, líder da seita Templo do Povo, persuadiu 912 de seus membros a cometer suicídio coletivo em Jonestown, Guiana. Antes ele os tinha convencido de que construiriam um paraíso na Terra. E depois, no momento do suicídio, Jones, o falso profeta, lhes disse que “a morte era somente uma passagem para outro nível”.
Outro falso profeta apareceu nos Estados Unidos em 1983, David Koresh começou a dizer que havia recebido o dom da profecia. Ele se converteu no líder dos davidianos e mais tarde declarou ser “o filho de Deus”. Em 1993 teve um confronto com as autoridades do Texas, no qual 69 seguidores, adultos e 17 crianças, pereceram. Outra armadilha de um falso profeta!
Vamos mencionar mais um exemplo dos enganos do inimigo. Em 1996, Marshal Applewhite convenceu 39 dos seus seguidores de que um cometa vinha acompanhado de uma nave espacial. Acreditando que as suas almas subiriam à nave espacial e que eles receberiam novos corpos, todos os membros da seita cometeram um suicídio coletivo.
DEUS NOS PROTEGE DOS ENGANOS DO INIMIGO
Em Sua misericórdia Deus nos dá em sua Palavra claros avisos de como identificar os falsos profetas e evitar seus enganos.
Em Miquéias 3:11 nos diz que os falsos profetas muitas vezes têm motivos mercenários. “Advinham por dinheiro”.
Em Isaías 30:10 nos adverte que os falsos profetas procuram dizer o que o povo deseja ouvir para agradá-los.
Em Deuteronômio 18:22 nos diz que os anúncios e as predições dos falsos profetas não são cumpridos.
De acordo com Isaías 8:20, as mensagens dos falsos profetas não estão em harmonia com as profecias dos profetas de Deus do passado.
E em Mateus 7:15-20 Cristo disse: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas… Por seus frutos os conhecereis”. Eles não vivem vidas piedosas e consagradas ao Senhor.
Demos graças a Deus por sua Palavra e porque ali Ele nos diz como evitar os enganos com os quais o inimigo quer nos envolver.
ENGANOS DOS ÚLTIMOS DIAS
O inimigo tem procurado enganar os filhos de Deus desde o início de nossa história. Foi assim que enganou Adão e Eva no Jardim do Éden. E vez após vez o tem feito ao longo dos séculos.
Sabemos que estamos nos aproximando rapidamente do fim da história deste mundo. Baseados na Palavra de Deus e no Espírito de Profecia, gostaria de mencionar uma série de enganos que o inimigo está planejando para os últimos dias. Você deve tê-los em mente para estar prevenidos e baseados na Bíblia.
Espíritos de demônios aparecerão e se passarão por seres queridos e parentes e ensinarão que o dia de repouso foi mudado, além de outras doutrinas alheias à Bíblia.
Estes espíritos mentirosos representarão os apóstolos para contradizer o que eles escreveram inspirados pelo Espírito Santo quando estiveram na Terra.
Através dos dois maiores erros, a imortalidade da alma e a santidade do domingo, Satanás prenderá os homens em seus ardis.
Surgirão seres que dirão ser o próprio Cristo… Farão curas milagrosas e afirmarão ter recebido revelações do Céu contrárias ao testemunho das Escrituras Sagradas.
Haverá doentes que serão curados diante de nós. Isso será feito diante de nossos olhos. Estamos preparados para a prova que nos espera quando esses milagres mentirosos de Satanás se manifestarem plenamente?
O ato final que coroará a grande performance do engano será que o próprio Satanás dirá ser o Cristo… Em vários lugares da Terra Satanás se manifestará aos homens como um ser majestoso, com um brilho deslumbrante… A glória que o cercará superará tudo o que os olhos mortais já viram. Um grito de triunfo repercutirá pelo ar: “Cristo voltou! Cristo voltou!”
Com voz amável e compassiva ele anunciará algumas das verdades celestiais e cheias de graça ditas pelo Salvador; curará as doenças do povo e afirmará ter mudado o dia de repouso do sábado para o domingo, e ordenará que todos santifiquem o dia abençoado por ele.
Em agosto de 2015, o Papa Francisco, em uma transmissão pela TV, fez uma Audiência Papal na sala Pablo VI de Roma, para todos os peregrinos de diferentes países do mundo, sobre o tema das festas, o repouso e o trabalho. Aqui estão alguns dos destaques do que aconteceu nessa audiência:
Cada peregrino leu em seu idioma o texto de Gênesis 2:1-3: “Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera”.
O Papa falou de obedecer a Deus ao descansar do trabalho diário. Falou da necessidade de dedicar esse tempo para a adoração e o descanso familiar, para assim compartilhar esse momento com alegria e, também, dedicar para cuidar dos necessitados.
O trabalho deve ser interrompido porque Deus assim ordenou, disse ele. E acrescentou estranhamente, contradizendo o texto de Gênesis lido anteriormente: “O descanso dominical é uma necessidade humana. O domingo é um dia abençoado para esquecer o trabalho diário e pensar no bem-estar da família…”
O Papa Francisco misturou habilmente a verdade com a mentira, baseado na suposta autoridade papal para mudar uma ordem divina dada inicialmente ao homem com obrigatoriedade eterna. O Papa cumpriu com mais um dos sinais dos últimos tempos?
TRÊS GRANDES ARMAS ESPIRITUAIS
Queridos irmãos e amigos, deixe-me mencionar agora três grandes armas espirituais que Deus nos deu para enfrentar esses enganos e para estarmos prontos para receber com alegria o nosso amado SENHOR Jesus.
A BÍBLIA
A primeira arma espiritual é a Bíblia. Paulo diz claramente: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). E Davi declara maravilhosamente: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Salmos 119:105).
Por que a Palavra de Deus é tão preciosa e tão poderosa? Porque nos leva a Jesus. O SENHOR disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
Como estudar a Bíblia?
Devemos estudar com oração e com fé, e sob a direção do Espírito Santo.
Devemos estudar aprendendo mais e mais da vida e do amor de Jesus.
Devemos estudar pedindo a Deus que nos ajude a obedecê-la.
Devemos estudar “as Escrituras todos os dias”, como fizeram os bereanos (Atos 17:11). E é aconselhável estabelecer um momento fixo para o estudo da Bíblia. (Não permitamos que as ocupações e distrações nos impeçam de estudar a Bíblia diariamente).
A Bíblia tem um poder maravilhoso: “as sagradas Escrituras (…) podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (II Timóteo 3:15). A Bíblia nos conduz a Jesus, nosso Salvador compassivo e poderoso.
Vamos ver uma história que nos fala sobre o poder da Bíblia:
A história aconteceu no início do século passado. A família Consedai era uma família de agricultores que morava na Suíça. Mesmo sendo cristãos, desconheciam muitas verdades bíblicas.
Um dia chegaram dois colportores à casa da família Consedai e venderam dois livros adventistas. Durante quatro meses eles receberam uma séria de estudos bíblicos, e então toda a família se batizou.
Mas a história não termina aqui. A Bíblia continuou fazendo seu trabalho. O filho da casa, Aimé, estudou mais a fundo a Bíblia e decidiu ser um missionário. E com sua esposa, Madelaine, foram para Camarões onde trabalharam por 46 anos compartilhando o Evangelho. Louvado Seja Deus.
Decidamos estudar a Bíblia a cada dia mais fervorosamente do que nunca, individualmente e com a família, sempre acompanhado de oração. Isso aumentará nossa alegria na experiência cristã e nossa fé em Jesus como nosso Salvador e amigo.
O ESPÍRITO SANTO
A segunda arma espiritual que Deus nos dá para enfrentar os enganos, para vencer as tentações e para nos preparar para a segunda vinda de Cristo é o Espírito Santo.
Quão gratos devemos ser a Deus pelo dom do Espírito Santo.
Vamos mencionar algumas das habilidades maravilhosas que Ele nos dá generosamente para sermos cristãos vitoriosos.
Ele nos convence de que somos pecadores e que Jesus é nosso Salvador poderoso e misericordioso.
Ele nos enche de amor, no lar e na igreja.
Ele nos guia no estudo das Escrituras Sagradas e nos impede de cair em enganos espirituais.
Ele nos dá poder para pregação final do Evangelho.
Ele tem o poder de nos santificar.
Ele nos preparará para o tempo de angústia.
Ele fará com que estejamos prontos para a segunda vinda de Cristo.
Quais são as condições para receber o Espírito Santo?
Orar todos os dias com fé e fervor, pedindo ao Espírito Santo: “Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um” (Zacarias 10:1).
“Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os primeiros discípulos se prepararam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste. O mesmo trabalho, só que em grau mais elevado, deve ser feito agora” (E Recebereis Poder, p. 24).
Consagrar a Jesus completamente e diariamente: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).
Estar disposto a ser guiado pelo Espírito: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14).
Promover a unidade na igreja: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1).
ILUSTRAÇÃO: Alberto quebra o cativeiro
Vejamos como o Espírito Santo realizou um milagre em favor de Alberto, a quem a nicotina tinha escravizado. Durante quarenta anos o vício o dominara totalmente.
Alberto estava assistindo um retiro espiritual no norte da Califórnia e confessou: “Tenho que ter um cigarro nos meus lábios a cada vinte minutos. Passei por todos os programas para deixar de fumar que existem. Estive hospitalizado duas vezes e não consigo abandonar o vício”.
Vários pastores e líderes leigos se colocaram ao redor de Alberto e colocaram as mãos sobre ele enquanto oravam por sua completa submissão ao poder do Espírito Santo.
Dois dias depois, na última reunião do retiro, Alberto dava pulos de alegria. “Não posso ficar calado!”, ele disse. “Pela primeira vez em quarenta anos não fumei por 48 horas. Louvado seja Deus. Ele me livrou da escravidão”. Agradecemos a Deus pelo poder do Espírito Santo!
COMPARTILHAR O EVANGELHO
Há uma terceira arma espiritual que é essencial para estar preparados para a crise final. E essa arma espiritual que Deus nos dá através do Espírito Santo, é o cuidado sagrado em compartilhar o Evangelho. É o amor pelas almas pelas quais Cristo morreu.
Cristo disse a todos os seus seguidores: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Essa ordem de Cristo abrange todos os membros da igreja. Todo aquele que aceitou a Jesus como seu Salvador pessoal.
Segundo Marcos 13:34, Jesus “deixou a cada um, a sua obra”, de acordo com os talentos que Deus nos deu.
Há diferentes maneiras de pregar o Evangelho (Marcos 16:15):
Dando estudos bíblicos, individual ou em pequenos grupos.
Dando aulas para as crianças.
Através do dom da música.
Através da oração intercessora.
Oferecendo palavras de encorajamento e conforto.
Ajudando os pobres e os necessitados com misericórdia.
Visitando os pobres e necessitados com amor.
Colaborando no ministério de rádio e televisão.
Participando no ministério de publicações.
“Deus requer que toda alma que conhece a verdade se esforce por conquistar outros para o amor da verdade” (Serviço Cristão, p. 8). “Devemos ser coobreiros de Deus; pois Ele não finalizará Sua obra sem os agentes humanos” (Ibid., p. 9).
“Os remidos hão de encontrar e reconhecer aqueles cuja atenção encaminharam ao excelso Salvador. Que alegres conversas hão de eles ter com essas almas! Eu era pecador”, dir-se-á, “sem Deus e sem esperança no mundo; e tu te aproximaste de mim, e atraíste minha atenção para o precioso Salvador, como minha única esperança” (Ibid., p. 274).
ILUSTRAÇÃO: História de Griffith Jones
Griffth Jones se converteu em 1893 e tinha um forte desejo de levar o evangelho aos habitantes das ilhas do Sul do Pacífico.
Os líderes da igreja não permitiram. “Você é muito velho”, eles disseram. Mas ele decidiu ir de qualquer maneira, um barco cargueiro o levou para os mares do sul. Ele foi deixado perto de uma ilha habitada por canibais.
No momento que seus pés tocaram a areia da praia, Deus permitiu que ele falasse a língua dos canibais.
Na manhã seguinte os canibais o descobriram. Quando Jones começou a falar com eles em sua própria língua, eles ficaram atordoados. Escutaram a história sobre o amor de Deus e a mensagem tocou os seus corações. Assim começou a obra nas ilhas dos mares do sul.
Deus coloca em nós o amor pelas almas e os dons necessários para pregar o Evangelho.
ILUSTRAÇÃO: Deus ajudou Felipe, o evangelista, em seu ministério a favor do etíope, que era tesoureiro de Candace, rainha dos etíopes. Um anjo ajudou Felipe, o texto do livro de Isaías que apresenta o Messias como o Cordeiro, e a obra do Espírito Santo (Atos 8:26-35).
Certamente Deus também nos ajudará em nossos esforços para ganhar almas para Cristo.
O SENHOR nos dá uma ordem sagrada e a ampara com uma poderosa promessa: “Clama em alta voz, não te detenhas… não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 58:1; 41:10).
CONCLUSÃO
Estamos nos aproximando rapidamente do fim de tudo e em breve o nosso amado Salvador virá. Que gloriosa será a sua vinda! Que alegria imensa será!
Em meio às provas e tentações nestes tempos, Deus deixa em nossas mãos as três armas espirituais para sermos vencedores: a Bíblia Sagrada, o poder do Espírito Santo e o privilégio de compartilhar o evangelho. E nós, vamos usá-las?
Com alegria e com fervor vamos prestar atenção nestas palavras poderosas de Jesus: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima… Certamente, cedo venho” (Lucas 21:28; Apocalipse 22:20).
Vamos dizer juntamente com o apóstolo: “AMÉM! ORA, VEM, SENHOR JESUS!”