A sabedoria de pedir sabedoria - 1 Reis 3.1-15
Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsNotes
Transcript
A sabedoria de pedir sabedoria - 1 Reis 3.1-15
1 Salomão aliou-se ao faraó, rei do Egito, casando-se com a filha dele. Ele a trouxe à Cidade de Davi até terminar a construção do seu palácio e do templo do Senhor, e do muro em torno de Jerusalém. 2 O povo, porém, sacrificava nos lugares sagrados, pois ainda não tinha sido construído um templo em honra ao nome do Senhor. 3 Salomão amava o Senhor, o que demonstrava andando de acordo com os decretos do seu pai Davi; mas oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados.
4 O rei Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos . 5 Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.
6 Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.
7 “Agora, Senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. 8 Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?”
10 O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11 Por isso Deus lhe disse: “Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12 farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. 13 Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. 14 E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida”. 15 Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho.
A seguir voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão . Depois ofereceu um banquete a toda a sua corte.
Contextualização
Contextualização
Tem bastante coisa em construção aqui. O palácio de Salomão; os muros de Jerusalém e o templo do Senhor.
Por isso que quando Salomão se casa com a filha do faraó eles vem para morar no palácio de Davi, até ficar pronto o palácio de Salomão.
Outra coisa é que o templo do Senhor também está em construção, o que leva os israelitas a oferecerem sacrifícios em lugares altos, que a NVI traduziu como lugares sagrados. Mas que temos aqui é de lugares mais altos.
Em todo o tempo Salomão demonstrava seu amor e fidelidade ao Senhor, vivendo conforme a vontade de Deus.
E em um determinado dia ele vai a Gibeom para oferecer sacrifícios a Deus, porque ali era o lugar principal de sacrifício enquanto o templo não ficava pronto.
Ele oferece mil holocaustos!
Primeira coisa que a gente percebe aqui no texto é um homem adorador. Alguém que buscava a Deus com o que tinha de melhor. Mesmo sem templo eles davam um jeito de buscar a Deus.
E depois de tudo isso Deus diz algo simples a Salomão:
“Peça-me o que quiser, e eu lhe darei.”
“Peça-me o que quiser, e eu lhe darei.”
Nova Versão Internacional 3.1 Salomão Pede Sabedoria
“Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.
Quando eu era criança a gente gostava de assistir desenhos na televisão. E no meio de tanta coisa que assistia de vez em quando aparecia um personagem bem marcante: o gênio da lâmpada. O mais famoso era o do Aladdin.
E esse tipo de personagem sempre era muito sedutor porque ele sempre oferecia o que para quem encontrasse a lâmpada mágica?
3 desejos.
Claro que a gente era esperto e já planejava que o terceiro desejo sempre seria pedir mais 3 kkkkkkk
E claro, na nossa imaginação fértil de criança a gente planejava o que pediria numa situação dessas:
Algum tipo de superpoder; videogame; que a gente não precisasse mais ir na escola…
Independente se são 3 desejos ou um único pedido, a proposta é bem atrativa.
O que você responderia se estivesse no lugar de Salomão? Se o próprio Deus dissesse: peça-me o que quiser, e eu lhe darei, você pediria o que?
A resposta que damos a esse tipo de proposta evidencia aquilo que nosso coração mais deseja.
E Salomão desejou a sabedoria, como geralmente falamos.
Deus já havia garantido que daria para ele o que ele pedisse, então ele poderia pedir qualquer coisa! Morte de todos os inimigos; muita riqueza; vida longa… mas não, Salomão pediu sabedoria para ser um bom rei, e assim beneficiar o povo de Israel.
Fala sério, se fosse um amigo seu, e você tivesse escutado esse diálogo, você dava parabéns pra ele ou chava ele de burro por ter desperdiçado uma oportunidade dessas?
Salomão fez a escolha certa. Ele reconheceu sua limitação diante de uma missão tão poderosa que Deus havia dado de ser rei daquele povo e então busca em Deus o que ele precisava.
E qual foi a resposta de Deus? “Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu.”
Salomão escolheu bem.
Pela apovação de Deus até parece que ele já era sábio. Ele tinha sabedoria suficiente para pedir por sabedoria. E Deus então cumpre o que prometeu, que daria o que Salomão pedisse.
Mas não para por aí. O versículo 13 diz: Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. 14 E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida”
Deus deu muito mais do que Salomão havia pedido.
A alguns dias nós falamos sobre a importância de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus que o resto Deus daria. É interessante que Jesus diz isso enquanto leva a gente a se esquecer desse resto: comer, beber e vestir.
É como se ele dissesse: enquanto você procura o que comer, no máximo você vai ter o que comer. Mas quando você procura o Reino de Deus, todo o necessário lhe é entregue.
Se Salomão tivesse pedido riqueza, tudo o que ele teria seria riqueza. Se ele tivesse pedido morte dos inimigos, tudo o que ele teria seria morte dos inimigos.
Mas quando ele pede sabedoria, todo o resto lhe é entregue.
Conclusão.
Conclusão.
Nesse culto de busca pelo Senhor, de campanha de oração, o que te traz aqui hoje?
O que você quer?
Se Deus te dissesse hoje: pede qualquer coisa que eu vou te dar, o que você responderia? Qual é seu maior anseio?
Quero te levar a pensar que geralmente nossos maiores anseios são pequenos demais. E claro, Deus pode atender nosso pedido e fazer nossa vontade, mas talvez ele tenha algo muito melhor para nós e que nós não estamos pedindo.
Pode ser que o que você pensa que é sua maior necessidade hoje não passe de uma vaidade amanhã.
Espero que você faça um excelente uso desse seu momento diante de Deus, pedindo a Ele coisas maiores, coisas sublimes, eternas ou que sejam para beneficiar o outro.
Quem sabe assim Deus não diga para nós: vou te fazer o que pediu, e vou fazer o que não pediu também.
Pode ser que sim. O fato é que o melhor para nós pedirmos é aquilo que é a vontade do Senhor. Que Deus venha se alegrar de nossas orações.