DE MALAS PRONTAS! Jonas 1.1-3

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Quando Deus desperta o seu coração com um chamado: prepare as malas e vá na direção da sua vontade. Você só terá a ganhar (embora haja perdas) com isso!
Estrutura: Deus fala com o profeta (vv. 1,2), o profeta foge de Deus (v. 3).
1. Deus e o profeta. (vv. 1,2)
(a) Deus tinha uma palavra para ser confiada a Jonas.
T. Desmont Alexander:
A expressão “veio a palavra do Senhor a” a introduz uma comunicação divina a um profeta em mais de cem casos no Antigo Testamento: Jl 1.1; Mq 1.1; Sf 1.1; Ag 1.1; Zc 1.1; Ml 1.1.
(b) Para Stuart Ollyot a questão era: “o que é que Deus quer que você saiba?”. E ele mesmo acrescenta: “Deus opera onde você não espera que ele opere”. E ainda, “Deus não diz o que você espera que ele diga”. Por fim, “Deus opera em um ritmo que é só dele”.
(c) Temos aqui algo sobre o profeta: “Jonas, filho de Amitai”.
II Reis 14:25
25 - Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do SENHOR Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.
Jonas profetizou a prosperidade do Reino do Norte no reinado de Jeroboão II (793-753).
Naquele tempo os ricos estavam ficando muito ricos às custas do empobrecimento da maioria (2Rs 15.20). Paradoxalmente, esse foi um tempo de grande expansão militar (2Rs 14.25,28). É bem provável que Jonas nesse tempo tenha se tornado num profeta ideologizado. Ele tinha consciência, por exemplo, de que nos seus dias a grande ameaça para Israel era a Assíria, cuja capital era Nínive (2Rs 15.19). Esse é o pano de fundo que revela o sentimento de Jonas e as suas motivações para fugir da missão em vez de cumpri-la. Conforme Jerónimo Pott disse, Jonas deseja ver a total destruição de Nínive, a capital da Assíria, e não a sua salvação. George Robinson diz que sendo Jonas um nacionalista extremado, mesquinho, e vingativo não podia entender por que Deus desejaria que ele pregasse a um povo que queria devorar a Israel.
(d) “Vai, agora” é “levanta-te e vai”.
(Jn 1:2 [ARA])
Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
(Jn 1:2 [NVI])
"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
(Jn 1:2 [NAA2017])
— Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença.
(e) Deus tinha uma missão ao profeta: ir até a “grande cidade de Nínive”.
Gênesis 10:11-12
11 - Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
12 - E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
(f) Esse é o relato do que se comenta sobre a Assiria, dos dias de Jonas:
James Brukner:
A Assíria foi um dos impérios mais cruéis e violentos dos tempos antigos. Os reis assírios frequentemente registravam os resultados de suas vitórias militares, regozijando-se com satisfação maligna diante de planícies inteiras forradas de cadáveres e de cidades totalmente incendiadas até o chão. O imperador Salmaneser III é notório por retratar, nos mais horrendos detalhes, atos de tortura, desmembramento e decapitações de inimigos em grandes painéis de pedra esculpidos em alto-relevo. A história da Assíria é “tão sangrenta e sanguinária quanto ouvimos”. Depois de capturar inimigos, os assírios normalmente cortavam-lhes as pernas e um braço, e deixavam o outro braço para poderem cumprimentar a vítima, apertando-lhe a mão com escárnio, enquanto ela morria. Forçavam os familiares das vítimas a desfilar carregando a cabeça de seus entes queridos espetadas no alto de estacas de madeira. Arrancavam a língua dos prisioneiros e esticavam seus corpos com cordas para poderem ser esfolados vivos e ter a pele exposta nas muralhas da cidade. Queimavam adolescentes vivos. Aqueles que sobreviviam à destruição de sua cidade estavam fadados a suportar formas cruéis e violentas de escravidão. Os assírios foram chamados de “estado terrorista”.
(g) Nada mais estranho do que chamar alguém como Jonas para proclamar uma mensagem a Nínive.
Tim Keller:
Os leitores originais do livro de Jonas deviam se lembrar dele como alguém intensamente patriota, um nacionalista altamente combativo. E devem ter ficado surpreso com o fato de Deus enviar um homem assim para pregar a pessoas a quem ele mais temia e odiava. Nada relacionado a essa missão fazia o menor sentido. De fato, parecia quase uma trama maligna. Se algum israelita tivesse tido essa ideia, ele teria sido no mínimo marginalizado, e, na pior das hipóteses, executado. Como Deus podia ter pedido a alguém para trair os interesses de seu país dessa maneira?
(h) Não temos noção aqui do conteúdo, apenas o motivo da mensagem: “porque a sua maldade subiu até mim”.
Gênesis 18:20-21
20 - Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 - Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
Apocalipse 18:4-5
4 - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
5 - Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.
2. O profeta e Deus. (v. 3)
(a) Jonas obedece parcialmente: ele se levanta, mas para fugir da “presença do Senhor” (02 vezes neste verso).
Gênesis 4:16
16 - E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
(b) Interessante que:
Fugindo da presença do Senhor, Jonas anuncia enfaticamente sua relutância em servir a Deus. sua ação é nada menos que uma rebelião declarada contra a soberania de Deus.
(c) Isso assustaria, inclusive outros profetas:
Amós 3:7-8
7 - Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
8 - Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?
Jeremias 20:9
9 - Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.
(d) Onde ficava Társis?
I Reis 10:22
22 - Porque o rei tinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Társis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões.
Salmos 72:10
10 - Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.
Isaías 66:19
19 - E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre os gentios.
(e) No NT temos um outro ocorrido em Jope:
Atos 9:36
36 - E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
(f) Tentando entender a cabeça de Jonas:
Segundo G. Campbell Morgan, para entendermos o ponto de vista de Jonas “é necessário que lembremos o preconceito nacional dos hebreus contra todos os outros povos na questão da religião. Embora cressem que Jeová fosse um Deus amoroso, consideravam-no exclusivamente deles. A incumbência de entregar uma mensagem a uma cidade que não pertencia ao concerto, além de ser a metrópole que era o centro de um poder que fora tirânico e cruel, deveria ter sido assustador para Jonas”.
(g) E Jonas: “Descendo para Jope, achou um navio que ia para Társis, pagou a passagem e embarcou nele, a fim de ir para Társis, fugindo da presença do Senhor”.
Beacon:
Jonas saiu de sua cidade natal na Galiléia, dirigiu-se a oeste e depois virou para o sul à cidade portuária de Jope (ver mapa 2), único porto apropriado na costa mediterrâ­nea da Palestina. Foi ali que a uns oito séculos depois o Senhor falou com o apóstolo Pedro sobre pregar aos gentios (At 10). Neste porto marítimo, Jonas achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele. Ao procurar racionalizar sua ação, talvez o profeta fugitivo tivesse concluído que seus acha­dos foram providenciais. Havia um navio que ia para a cidade que ele queria ir e tinha dinheiro para a passagem! Mas esta não era uma situação organizada pela providência divina. Deus nunca incentiva a desobediência. Tratava-se de uma tentação da qual Sata­nás tirou proveito.
(h) Tim Keller: “E esse é o problema que Jonas enfrenta, a saber, o mistério da misericórdia de Deus. É um problema teológico, mas, ao mesmo tempo, é um problema do coração”.
Daniel C. Timmer:
Jonas efetivamente vê a si mesmo como Deus, e transforma o verdadeiro Deus em um elemento dentro de uma equação maior que o próprio Jonas deseja controlar.
(i) O ocorrido neste livro é apontado por Jesus:
Lucas 11:30
30 - Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.
Lucas 11:32
32 - Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.
(j) Ainda:
Tim Keller:
A missão que Deus dera a Jonas significava possivelmente morte e sofrimento. Esse é um chamado que muitos cristãos têm ouvido ao longo dos anos, indo pregar e fazer o bem em partes do mundo onde a morte repentina é uma possibilidade cotidiana. Jonas, porém, recusou-se a ir, pensando apenas em si mesmo. A missão que Deus deu a Jesus, no entanto, significava morte certa e sofrimento infinito; mesmo assim, ele obedeceu, pensando não em si mesmo, mas em nós. O “cálice” do qual Jesus falou se referia ao fato de Cristo ter suportado em nosso lugar a ira divina pelo pecado, punição que era para nós.
3. Outras aplicações:
(a) Até em nossos dias, a Palavra do Senhor vai na direção de homens e mulheres: “todo crente é um missionário, ou é um impostor”.
UM MISSIONÁRIO OU UM IMPOSTOR!
Provavelmente você já deve ter lido a famosa citação de C. H. Spurgeon “Todo cristão ou é um missionário ou um impostor”: a seguir o trecho final do sermão onde ele cita a frase: realmente, é interessante reparar o contexto da frase e como a citação ganha ainda mais valor dentro do contexto original: (Armando Marcos)
Se você estima Cristo como deveria, você se recusaria a abandoná-lo, e a qualquer custo e em qualquer circunstância você defenderia aquilo em que acredita. Você terá de sofrer perdas, seja em posição social ou negócios. Muito bem, faça-o com alegria e deseje poder sofrer até mais por Sua glória!
Chega-se até invejar os mártires e sua coroa de rubi que agora se coloca a nosso alcance. Tomemos então as rejeições e repreensões, grandes ou pequenas, que nos possam ser dadas por causa de Jesus.
Se vocês amam Jesus Cristo, meus irmãos e irmãs, estarão dispostos a fazer sacrifícios por sua causa. Desejo que esse espírito estivesse presente em toda a igreja, que Cristo fosse tão precioso para os santos que eles se consagrassem inteiramente a Ele.
Precisamos de consagração pessoal! Já ouvi o conceito dito como “consagração total”; certamente é uma forma excelente de dizer! Aquele que ama Jesus consagra-lhe tudo o que tem e sente prazer em poder oferecer qualquer coisa aos pés daquele que ofereceu sua vida por nós!
Uma vez mais, aquele que realmente tem Jesus em alta estima terá grande consideração por Ele. E assim como os pensamentos são manifestados pela boca, falar-se-á muito dele. Falamos muito de Jesus? Se Ele lhe é tão precioso, você não será capaz de guardar as boas novas para si mesmo. Você a sussurrará no ouvido de seu filho, contará ao seu marido, compartilhará avidamente com seus amigos!
Sem o encanto da eloquência, você estará mais eloquente do que nunca. Seu coração falará e seus olhos brilharão enquanto você fala do seu doce amor! Todo cristão aqui ou é um missionário ou um impostor. Lembre-se de que ou você está espalhando o Reinado de Cristo ou você não o ama.
Não é possível coexistirem uma alta apreciação de Jesus e uma língua inteiramente silenciosa acerca Dele! Claro, não quero dizer que aqueles que usam a caneta por Cristo estão em silêncio; não estão. E aqueles que auxiliam outros no uso da língua ou espalham aquilo que outros escreveram também estão fazendo sua parte. Mas eu quero dizer isto: o homem que diz “creio em Jesus” e não considera Jesus o suficiente a ponto de contar a outros sobre Ele – por boca, caneta ou folhetos – é um impostor! Ou você está agindo bem ou você em si mesmo não bom.
Se você conhece Cristo, você é como aquele que encontrou mel e chamará os demais para saboreá-lo. Você é como os leprosos que acharam o alimento que os Sírios haviam lançado fora, e você irá até Samaria e contar à multidão faminta que você encontrou Jesus e está ansioso para que eles O encontrem também! Seja sábio em sua geração e fale dele em modo e tempo oportuno e em todo lugar proclame o fato de que Jesus é o mais precioso para sua alma!
FONTE - http://www.projetospurgeon.com.br/.../um-missionario-ou.../
(b) Deus conhece nossa condição humana. Nosso contexto não é desconsiderado pelo Senhor da missão.
Jeremias 1:4-10
4 - Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 - Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7 - Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8 - Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 - E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
(c) O nosso preparo é importante, mas não é preponderante em nosso chamado. Deus quer a nossa disponibilidade, antes de nossa habilidade.
Êxodo 3:11-14
11 - Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
12 - E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 - Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 4:1-2
1 - ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
2 - E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
Êxodo 4:10-17
10 - Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11 - E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
12 - Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
13 - Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
14 - Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15 - E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16 - E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
17 - Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
(d) É enganoso pensar que se pode fugir da “presença do Senhor”. Coloque uma coisa em sua cabeça: você tem uma missão, quer esteja à vontade com isso ou não.
Salmos 139:7-10
7 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 - Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 - Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 - Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Filipe Fontes:
A idolatria é a substituição do Deus verdadeiro por um falso deus; o que acontece sempre que confiamos, desejamos e obedecemos a qualquer coisa como deveríamos confiar, amar e obedecer ao Senhor.
Mateus 28:18-20
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Ilustr.:
A história de Adoniran Judson é um exemplo de discernimento e perseverança. Ele sonhava e se preparou para ir para a Índia empenhando-se neste propósito. Deus tinha outros planos e o enviou para a Birmânia, atual Myanmar. Chegou naquele país ainda não evangelizado em 1813 e permaneceu até 1831.
Foi um dos missionários que mais suportou provações em sua vida – e perseverou. No primeiro ano, ainda aprendendo o birmanês, escreveu um panfleto intitulado Quem é Jesus. E ali reproduziu diversos versos bíblicos sobre Jesus Cristo, reproduziu os panfletos e os distribuiu aos que sabiam ler, mas não foram bem recebidos. Nos anos seguintes, Judson perde a sua esposa e dois de seus filhos. Ele é encarcerado três vezes e também torturado, sendo pendurado de cabeça para baixo e também forçado a andar por sobre brasas. Mesmo assim, não desistiu.
Mais adiante, passa a ser confrontado também por seus próprios amigos da igreja que o enviara, perguntando pelos frutos do seu trabalho, que ainda não eram visíveis. Ao longo dos quase 18 anos de ministério, ele diz que enfrentou uma angústia continuada por quase 10 anos. Certamente, tratava-se de uma depressão, sem diagnóstico certo naquela época.
Combalido pelas provações, não deixa de pregar o Evangelho até encontrar um birmanês que dizia ser crente, pois se convertera lendo o panfleto que ele escrevera no primeiro ano de ministério, sobre quem é Jesus. A partir daquele momento, Deus começa a derramar graça e converter dezenas, centenas e milhares de birmaneses. Ao fim do seu ministério, Adoniran Judson deixou a Birmânia com 63 igrejas plantadas e mais de 200 líderes nativos treinados na Palavra.
Hoje, a Birmânia é chamada por outro nome: Myanmar. Este é um dos países mais fechados para a evangelização ou entrada missionária. Algo curioso nas estatísticas é que Myanmar, mesmo sendo tão fechado para as ações missionárias, abriga hoje quase quatro milhões de cristãos. Anos atrás, alguns pesquisadores conseguiram entrevistar diversos destes cristãos no país, perguntando-lhes quem os levou a Cristo. A resposta era sempre a mesma: “os nossos pais”. Ao serem interpelados sobre quem levou seus pais a Cristo, eles respondiam: “os nossos avós”. E assim seguiam respondendo, lembrando as gerações passadas, até chegarem ao início do século 19 quando um homem, mesmo perante as angústias da vida e provações do ministério, decidiu obedecer.
A vida de Judson inspirou milhares de outras ao longo dos séculos. Uma delas foi Jim Elliot, missionário entre os Auca nos anos 50. Encorajado pelo exemplo de Judson, ele escreve em uma de suas cartas: “viva de tal forma que, ao chegar o dia da sua morte, nada mais tenha a fazer a não ser morrer”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more