Não se envergonhe do Evangelho

2 Timóteo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Não se envergonhe do Evangelho

Uma grande mudança havia acontecido com o cristianismo na época de Paulo.
Em 18 de julho de 64 um grande incendio atinge a cidade de Roma e Nero coloca a culpa nos Cristãos. Com isso, o cristianismo agora passa a ser perseguido pelo império romano. Em Roma eles eram mortos, queimados vivos para servir de lamparinas na cidade, jogados para as feras.
O Cristianismo estava por um fio! E Paulo agora estava verdadeiramente preso, acorrentado aguardando sua morte. São as ultimas palavas de Paulo para seu amado discípulo timóteo.
Havia um abandono em Massa do evangelho

Em primeiro lugar, havia a necessidade de encorajar Timóteo em face do sofrimento inescapável. Paulo, que tinha sofrido muito nas mãos dos judeus, agora encoraja seu jovem parceiro a levar adiante o seu trabalho e participar dos sofrimentos como “um bom soldado de Cristo Jesus” (2.3), agora que Roma, não mais Jerusalém, seria a principal fonte de oposição.

Em segundo lugar, havia a necessidade da presença de Timóteo ao lado de Paulo à medida que se aproximava o tempo de sua morte. 2Timóteo não é tanto um testamento quanto uma convocação a que Timóteo viesse ter com Paulo e assumisse o bom combate da fé em lugar do apóstolo (cf. 2.2).

Estamos diante de uma convocação solene à santa vocação que recebemos de Jesus.

3Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com a consciência limpa, porque, sem cessar, lembro de você nas minhas orações, noite e dia. 4Lembro das suas lágrimas e estou ansioso por ver você, para que eu transborde de alegria. 5Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você.

Nesse momento em que o evangelho está por um fio. é bom lembrar de onde viemos, da nossa história. A nossa fé não é ilusória. Ela está firmada em um acontecimento histórico, que recebemos desde nossos antepassados.
Paulo então dá três conselhos para Timóteo enfretar esse momento e permanecer fime em sua vocação:

1 - Reavive o dom que está em você:

Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos. 7Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

O vento da perseguição era uma ameaça à chama do dom concedido a Timóteo em sua ordenação. Paulo, portanto, encoraja seu discípulo a remover as cinzas e a reacender esse fogo.
O Texto sugere que o carisma de Timóteo estava baixo:
Timóteo tinha enfermidades físicas;
Ela era tímido
Era Jovem
Os efésios se opunham a ele
por fim, Roma os estava perseguindo
Quais são os motivos que tem apagado a chama do dom que Deus lhe deu? Pandemia, desanimo, problema financeiro? Conflito com líderes?
É possível tambem que você busque reascender a chama com outros combustíveis. Trazendo apenas mais desanimo e frustação.
Como reacendemos esse dom? Qual é o combustivel para que a chama se ascenda?
Nos lembramos que temos um espirito de poder, amor e moderação. Precisamos continuar soprando até que o fogo retorne.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Formação Espiritual de Timóteo (1.3–8)

O Espírito Santo é Espírito de poder, por isso não precisamos temer a perseguição nem a morte. O Espírito Santo é Espírito de amor; portanto, precisamos servir ao próximo, mesmo correndo sérios riscos. O Espírito Santo é Espírito de moderação, por isso devemos demonstrar domínio próprio, ainda que outros à nossa volta se dispersem em uma debandada geral.

Exemplo de Elias
1Reis 19.4 NAA
4 Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou: — Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais.

2 - Não se envergonhe do Evangelho

Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus. Ele não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

Timóteo tinha todos os motivos para se envergonhar e desistir.
O avagelho prega um Deus aparentente fraco, um Deus que morre. Paulo está preso e grande parte está abandonando a igreja ou assumindo um evangelho mais fraco.
Paulo alertará sobre isso, dizendo que as pessoas procurariam algo mais suave para seus ouvidos. Algo que não exigisse demais.
Agora Paulo parece estar convocando timóteo para algo que não vale a pena.
Será mesmo que vale a pena sofrer?
Hoje está na moda ser crente, até o neymar exibe sua faixa de 100% Jesus. Mas não é esse o avangelho que Paulo pede para que não nos envergonhemos. Não devemos ter medo e nem nos evergonhamos do evangelho que custa tudo.
Eles sempre parecem acabar em derrota e desastre. Onde está o sucesso? Onde está a conquista do mundo em nome de seu Rei sobrenatural? Por que o mensageiro e apóstolo de Cristo está tantas vezes acorrentado? Quem gostaria de ser membro desta família de fé?
A alternativa a essa vergonha – a saber, “participar do sofrimento pelo evangelho pelo poder de Deus” (2 Timóteo 1:8) – aterrorizaria qualquer pessoa normal.Mas não nos foi dado um espírito de medo, mas sim de poder, amor e autocontrole e, portanto, podemos abraçar a alternativa à vergonha. Novamente, Paulo reflete as palavras do próprio Jesus: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34). Não é um convite ao masoquismo — a ter algum prazer perverso no sofrimento. É precisamente o sofrimento por Jesus e pelo evangelho que Paulo falou, viveu e agora está escrevendo. É a perseverança no sofrimento que só pode ser suportada pelo poder de Deus.
Mateus 10.37–38 NAA
37 — Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.
Por que não precisamos nos envergonhar?
Porque o evangelho nos salvou.
Destruiu a morte e trouxe luz.
Ele nos deu uma santa vocação.

Para este evangelho eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia.

3 - Mantenha o padrão das sãs palavras

Mantenha o padrão das sãs palavras que de mim você ouviu com fé e com o amor que há em Cristo Jesus. 14Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.

Sob a pressão do medo e da vergonha, a tentação é alterar a mensagem para algo mais aceitável, acomodá-la à cultura ao seu redor, censurar a mensagem para omitir as partes censuráveis ​​e minimizar as partes embaraçosas. Mas Paulo instrui Timóteo a ter e manter... manter... preservar o padrão das palavras. Afinal, a mensagem do evangelho vem em palavras. Não é uma experiência sem palavras do sobrenatural; é um conjunto de palavras sonoras que podem ser ouvidas, ensinadas, aprendidas, lembradas e transmitidas a outras pessoas. Esse trabalho de ensino deve ser feito com fé e amor — a fé e o amor que temos em Cristo Jesus.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Responsabilidade de Timóteo com o Evangelho (1.13,14)

Esse evangelho precisa ser claramente entendido, totalmente assimilado, para ser fielmente anunciado. Nenhum pregador tem o direito de alterar a mensagem do evangelho. Acrescentar ou tirar alguma coisa do evangelho é desfigurá-lo.

Exemplo de Onesíforo

15Você já deve estar ciente de que todos os da província da Ásia me abandonaram. Entre eles estão Fígelo e Hermógenes. 16Que o Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas. 17Pelo contrário, quando chegou a Roma, me procurou com persistência até me encontrar. 18O Senhor lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia da parte do Senhor. Você sabe, melhor do que eu, quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

Related Media
See more
Related Sermons
See more