A BATALHA ESPIRITUAL - Parte 2
Exposição de Efésios • Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsO verdadeiro cristão que anda conforme a sua vocação precisa estar fortalecido na força do poder de Deus, vestindo toda a armadura fornecida por Ele para vencer a batalha Espiritual contra o Diabo e seus aliados.
Notes
Transcript
A BATALHA ESPIRITUAL - Efésios 6.13-24
A BATALHA ESPIRITUAL - Efésios 6.13-24
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Nas mensagens anteriores começamos a estudar a segunda parte do livro de Efésios na qual Paulo ensina sobre o Andar conforme a Vocação:
UNIDADE NO ESPIRITO PELO VÍNCULO DA PAZ
SANTIDADE NA VIDA DA IGREJA E NA VIDA PESSOAL
ANDANDO EM SABEDORIA SENDO CHEIOS DO ESPIRITO
Na primeira parte da mensagem vimos que o verdadeiro cristão que anda segundo a vocação inevitavelmente está numa batalha espiritual contra o Diabo e seus aliados. Diante dessa realidade o cristão é chamado a se fortalecer com a força do poder de Deus. Aprendemos que a caracteristica de luta do inimigo é armar ciladas, então estudamos as principais formas de atuação dele e como podemos nos defender delas.
Hoje veremos com mais detalhes a armadura de Deus e as considerações finais de Paulo aos efésios.
III – O NOSSO EQUIPAMENTO DE GUERRA: A ARMADURA DE DEUS (v.13-17)
III – O NOSSO EQUIPAMENTO DE GUERRA: A ARMADURA DE DEUS (v.13-17)
V.13 – “...portanto, tomai toda a armadura de Deus”. O uso do portanto traz a ideia de conclusão: diante de toda a periculosidade da batalha a ser travada com um inimigo forte e sagaz se faz necessario tomar essa providencia de usar a Armadura fornecida por Deus.
A imagem que o apóstolo usa é a de uma linguagem retirada do contexto militar romano. A expressão “toda a armadura” traduz o termo grego panóplia, que significa “a armadura completa de um soldado fortemente armado”
Certamente Paulo tinha a visão do soldado bem viva em sua mente, já que se encontrava preso
Os elementos descritos estão ligados à pessoa e à obra de Jesus
1 . O cinto da Verdade:
1 . O cinto da Verdade:
O cinto era a parte que dava sustentação a couraça e também a espada.
A verdade deve ser a base de toda a vida cristã, e refere-se à integridade do cristão, a verdade que está na Palavra de Deus. (2Co 13.8).
Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
Certamente devemos ser fiéis atando a nós a verdade da palavra de Deus. Porém, também é necessário que a verdade nos prenda. Devemos aplicá-la à nossa vida diariamente. Quando enfrentamos tudo pela verdade, encontramos força e proteção no combate.
2. A couraça Justiça:
2. A couraça Justiça:
Essa peça da armadura, feita de couro ou metal, cobria o guerreiro do pescoço ao peito. Protegia o coração e os órgãos vitais. Também usada em Is 59.17.
Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.
A justiça praticada pelo cristão que protege o coração dos ataques de Satanás. Todo crente é revestido com a justiça de Deus (2Co 5:21), mas devemos também manifestar integridade e retidão na nossa vida particular.
Alguém disse: “Quando um homem é revestido de justiça prática, ele se torna invencível. Palavras não servem de defesa contra uma acusação, porém a vida reta serve”.
Davi se revestiu da couraça da justiça em Sl 7.3–5. O Senhor Jesus usava essa couraça o tempo todo (Is 59.17).
Senhor, meu Deus, se eu fiz o de que me culpam, se nas minhas mãos há iniquidade, se paguei com o mal a quem estava em paz comigo, eu, que poupei aquele que sem razão me oprimia, persiga o inimigo a minha alma e alcance-a, espezinhe no chão a minha vida e arraste no pó a minha glória.
Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.
3. O calçado do Evangelho da Paz:
3. O calçado do Evangelho da Paz:
Os soldados romanos usavam uma sandália com cravos na sola para lhes dar segurança e agilidade na caminhada e corrida por lugares escarpados.
O evangelho dá apoio e estabilidade aos nossos pés, isto é, a nossa vida. O evangelho deve ser a base de toda a nossa cosmovisão, a lente com a qual vemos o mundo!
Se quisermos ficar firmes e de pé na luta, precisamos estar calçados com o Evangelho (que nos dá paz com Deus e com o próximo). Precisamos ter pés velozes para anunciar o evangelho da paz aos perdidos (Is 52.7). O diabo declara guerra para destruir os homens, mas nós somos embaixadores do evangelho da paz (2Co 5.18–20).
Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
4. O escudo da Fé:
4. O escudo da Fé:
Era a principal arma de defesa do soldado daquela época. O escudo do cristão é a fé para que possa se defender das flexas incendiarias de Satanás (Acusações, calunias, duvida, medo). Com a fé abalada seremos um alvo vulnerável um soldado sem escudo.
Fé aqui significa firme confiança no Senhor e na sua palavra. Quando as tentações surgem, quando as circunstâncias nos são contrárias, quando as dúvidas atacam, quando há ameaça de naufrágio, a fé olha para cima e diz: “Creio em Deus”.
O exemplo de Paulo em 2Tm 1.12
e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
5. O capacete da Salvação:
5. O capacete da Salvação:
É muito provável que Paulo estivesse citando Is 59.17. O capacete protege nossa mente e nossos pensamentos.
Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.
Satanás ataca nossa mente lançando duvidas como fez com Eva: “foi assim que Deus disse?”. A nossa mente deve estar também resguardada das ideologias e sofismas desse mundo pervertido, tudo começa no entendimento, precisamos renovar a mente a cada dia (Rm 12:2).
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Quando Deus controla nossa mente, Satanás não pode levar o crente a fracassar. O crente que estuda a Bíblia e está firmado na Palavra de Deus para não cede às propostas sedutoras do diabo facilmente.
6. A espada do Espirito que é a Palavra de Deus:
6. A espada do Espirito que é a Palavra de Deus:
A única arma de ataque citada. A figura subjacente é a da espada curta, aquela que o soldado romano levava e a usava habilidosamente nas batalhas.
Nosso contra-ataque deve ser através dela. Os soldados de Cristo manejam bem a palavra (2Tm 2.15) (Como o soldado com a espada), obedecem-na, guardam-na em seus corações e levam-na a todas as nações.
A espada assim esgrimida “é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
Jesus usou a “Espada do Espírito” que é Palavra de Deus, para repreender o Diabo no deserto em Mt 4.1-11
IV - A ORAÇÃO É ESSENCIAL NA BATALHA ESPIRITUAL (V.18-19)
IV - A ORAÇÃO É ESSENCIAL NA BATALHA ESPIRITUAL (V.18-19)
V.18 – A oração não é mencionada como peça da armadura. Porém, não é exagero dizer que ela é a atmosfera em que o soldado deve viver e respirar. É em espírito de oração que o soldado deve vestir a sua armadura e enfrentar o inimigo.
A oração deve ser feita em todo o tempo e no poder do espirito. Deve ser persistente e exercitada por todos os crentes, uma vez que todos são alvos de Satanás.
Ainda no v.18 ele mais vez cita a necessidade de vigilancia, como vimos semana passada nossa estratégia para termos a vitoria nessa batalha são a resistência (Tg 4.7) e a vigilância (1Pe 5.8-9).
v.23-24 - A saudação final de Paulo é um pedido de benção pelos Efésios, ele deseja a Paz, o Amor e a Graça para aqueles irmãos. O amor com fé é algo essecial para amarmos o Senhor, pois sem fé é impossivel agradar a Deus.
O amor pelo Senhor Jesus, por sua vez, nos motiva ao amor pelos irmãos e pela obra de Cristo!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O equipamento que precisamos é forjado e fornecido por Deus, de maneira que nós só precisamos vestir a armadura. É por isso que Paulo diz, “por isso, vistam toda a armadura de Deus” com esta armadura, poderemos resistir no dia mau (Jesus disse cada dia tem o seu mal), e depois de termos vencido tudo, seremos inabaláveis.
A armadura de Deus é importantíssima para conseguirmos fazer tudo que Paulo nos exorta sobre as Atitudes de um Cristão, pois pelas nossas próprias forças é impossível! Somente na dependência de Deus sabendo bem qual é a nossa Identidade e buscando se revestir dessa armadura é que vamos ter a vitória desejada.
Você deseja essa vitória?
Você deseja essa vitória?
Então tome as armas de Deus, seja forte no Senhor Jesus, e vá à guerra contra os poderes do mal!
Então tome as armas de Deus, seja forte no Senhor Jesus, e vá à guerra contra os poderes do mal!