2 Tm 4:1-5

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 74 views
Notes
Transcript

Contextualização histórica, cultura e textual

Paulo no fim de sua vida, escreve essa última carta ao discípulo e amigo timóteo
Timóteo era um jovem pastor, da igreja de Éfeso, a maíor igreja de sua época. Era tido como um jovem tímido, que sofria com enfermidades, possívelmente problemas estomacais.
o período vivido por eles era de grande perseguição política e religiosa além de haver o crescimento de heresias propagadas por falsos mestres. É nesse contexto que as recomendações da segunda carta vem, conclamando o discípulo a permanecer na pregação do evangelho.

Instruções sobre a Vocação

V. 1
Paulo parece querer trazer a memória de Timóteo quem o havia chamado (Deus) e a quem ele prestaria contas por seu ministério, assim como lembra-lo da certeza da volta de Cristo e o seu reinado eterno.
"pela manifestação e pelo seu reino" se refere a segunda vinda de Cristo, quando ele voltará para reinar plenamente e derrotará seus inimigos, e irá julgar os vivos e os que já morreram.
o maior incentivo a fidelidade é saber que a ordem foi dada por Deus (Stott)
V.2
Paulo parece apresentar a Timóteo o resumo da tarefa, de seu dever com imperativos, ordens:
“pregue” - proclamar diante do público, anunciar.
o pregador não pode distorcer, nem acrescentar, nem modificar. O chamado é ser fiel a palavra, ao Evangelho que proclama Cristo.
Uma das falhas da igreja europeia na história é que foram permitindo que outras coisas tomassem o lugar da palavra. Filosofias humanas passaram a ser parte das pregações, esvaziando o poder da palavra e da pessoa de Cristo (teologia liberal) - não estamos distantes desse risco.
a ideia desse verbo no original é pregar como um arauto:
O arauto era uma pessoa enviada pelo governante para proclamar a mensagem do governante em voz alta e claramente, para que todos ouvissem.
“quer seja oportuno, quer não” - em todo momento
quando for conveniente e quando não for, em estação ou fora de estação, quando for favorável e quando for desfavorável. Ou seja, esteja sempre preparado!
“corrija” - trazer a luz os pecados, revelar um erro
“repreender” - se refere a um confronto direto, como Natã fez com Davi.
“exorte” - significa chamar para estar perto, buscar para auxílio, consolar
Paulo não só coloca o que deve ser feito, mas o como: “com toda paciência e doutrina”
de modo paciênte, longanimo, com espírito que não se cansa, não se irrita.
devemos ser firmes e fiéis a palavra, mas sensíveis as pessoas.
nossa pregação também deve ser fiel às Escrituras, a doutrina. Ela deve trazer instrução.
Como tem sido o nosso convívio com as pessoas a nossa volta? Temos proclamado o Evangelho de Cristo em todo seu poder e clareza? Temos trazido a luz os pecados? De que forma temos feito isso? Com paciência e um espírito disposto a ajudar?
Ou estamos nos abstendo? Ficando calados? Vivendo uma fé que se resume apenas a nossa igreja e casa? Uma fé privada? Paulo havia dito a Timóteo anteriormente na Carta que guardasse e permanecesse naquilo que ele havia aprendido dele e de sua mãe e avó. Mas Paulo não para na recomendação de que Timóteo guardasse a verdade do evangelho de Cristo, ele quase que suplica que Timóteo compartilhasse isso, que as condições lhe fossem favoráveis ou não. Não importava se as pessoas iam amá-lo por isso, a sua função era cumprir o chamado que Deus havia lhe dado. Com amabilidade e firmeza.

Paulo expõe a realidade a ser enfrentada

Paulo vai agora falar o porque Timóteo deve ser diel em sua pregação e ensino.
V.3
“Porque virá o tempo que os homens não suportarão a sã doutrina”
Paulo parece descrever de modo mais claro como serão os homens desses últimos tempos
2Timóteo 3.1–9 NVI
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
Em diversas épocas da história os homens se recusarão a ouvir a verdade da palavra, pois nela somos confrontados e nossos pecados expostos. Nosso orgulho é quebrado e nossa carência pela intervenção de Deus se torna visível.
Paulo está descrevendo aqui um tempo fututo, mas as orientações que ele dá a Timóteo são ordens para serem cumpridas no presente. Por que?
haviam heresias que já se levantavam na época, então esse chamado de Paulo a permanecer e pregar pode ser entendido como uma forma de combater essa oposição a verdade que já crescia no meio da igreja.
Além disso a heresia futura, pode ser visto como um desenvolvimento do erro presente
Algumas concessões feitas pela igreja europeia refletem hoje em seu estado de continente pós-cristão. Como nós, igreja brasileira temos visto isso? Temos feito concessões que podem nos levar a esse mesmo caminho
Teologia liberal (sec 17 e 18)
Sua principal intenção era conversar com a sociedade secular que havia sido alcançada pelo Iluminismo.
O mundo havia se tornado culto, a igreja não tinha mais a priori do conhecimento; Com o Iluminismo e a centralidade da ciência, o conhecimento e saber não era mais ditados pela igreja, mais sim pela razão.
Com esse novo momento o conhecimento não era mais ditado pela igreja como na época medieval, mas sim pela razão.
A intenção dos teologos liberais era recodificar a mensagem do evangelho sem perder a sua essência, a fim de que o mundo atual entendesse o cristianimos como verdadeiro e não como uma fábula. Deu muito errado, porque perderam a essência do evangelho.
A bíblia não é autoridade absoluta, mas experiências comunitárias dos critãos primitivos
não é sobrenatural, inspirada ou infalível
AT não tem autoridade
NT é considerado como um relato da vida cristã
Nunca negou a ressurreição, contudo: Jesus é o salvador pois ensinou essa consciência aos homens (Influência moral - Abelardo)
Jesus atrai para obterem essa consciência e transmite-a de alguma forma
Jesus é iluminado. Cristologia adicionista e não encarnacionista
Pós-modernismo - pontos de ruptura com a modernidade: (sec 19)
1) o abandono da crença iluminista de um progresso inevitável por meio da ciência e da produção humana;
2) Pessimismo quanto ao futuro, contrastando com a ideia modernista de um progresso inevitável;
3) Uma nova concepção de verdade, não baseada na razão ou lógica, mas sim em uma pluralidade de verdades que se sustentam somente em uma comunidade que possui um mesmo entendimento, partilhando de uma mesma cosmovisão. Isso implica em uma relativização da verdade, não existente na era anterior, mas que nos leva a uma confusão de narrativas, que em tese são todas igualmente aceitas, mas que na prática, como podemos observar atualmente, nos leva a uma confusão de desinformações, na era da informação.
“pelo contrário, se rodearão de mestres segundo duas próprias cobiças, como que sentindo coçeira nos ouvidos”
além de repudiar a verdade, as pessoas se sentirão atraídas por novidades
elas darão ouvidos a falsos mestres que no lugar da verdade, digam apenas o que elas querem ouvir e o que acaricie seu ego. - toda forma de amor é valida, você não precisa mudar, Deus te ama do jeito que você é pois ele te criou assim
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Indisposição para Ouvir o Evangelho (4.3,4)

Nas palavras de Stott: “Na prática, o que tais pessoas fazem é fechar os ouvidos à verdade (At 7.57) e abri-los a qualquer mestre que alivie a sua coceira”.

v.4 - “Eles se recusarão a dar ouvidos a verdade entregando-se às fábulas”

As pessoas não consegue digerir a verdade redentora de Deus, que trata do nosso pecado e necessidade de redenção.
Isso não se refere necessáriamente só aos que não estão na igreja. Pode se referir a nós, nas muitas vezes que estamos sentados mais preocupados com qualquer coisa do que com ouvir a voz de Deus. Se o pregador usou a métrica correta, quão expositiva ou boa é a pregação, mas sem permitir que essa verdade pregada penetre nossos corações e nos transforme.
2Timóteo 3.7 NVI
Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
Exemplo da pregação do pastor

Como devemos agir frente as perversões dessa época

“Mas você/Tu, porém”- o desinteresse das pessoas em ouvir a verdade não deve deteminar a maneira como agimos. Somos enviados por Deus e agimos sob a ordem e autoridade dele.
Como devemos agir então:
I) “seja sóbrio em todas as coisas”
Timóteo deveria manter-se íntegro na missão, pregando a verdade.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Obrigação de Seguir em Frente com o Evangelho (4.5)

Não importa se os falsos mestres parecem mais atraentes e populares. Não importa se eles ajuntam multidões mais numerosas. Não importa se o que eles pregam tem aceitação maior. Timóteo precisa ser diferente. Ele não pode se deixar influenciar pela moda prevalecente.

II) “suporte as aflições”
Paulo já tinha dito que os que quiserem viver piedosamente seriam perseguidos
2Timóteo 3.12 NVI
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
aqui então ele vai instruir a Timóteo que mesmo que ser fiel a pregação da palavra leve a perseguição, ele deve fazê-lo. Paulo entendia bem do que estava falando, visto que estava escrevendo da prisão que levaria a sua morte.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Obrigação de Seguir em Frente com o Evangelho (4.5)

Não importa se os falsos mestres parecem mais atraentes e populares. Não importa se eles ajuntam multidões mais numerosas. Não importa se o que eles pregam tem aceitação maior. Timóteo precisa ser diferente. Ele não pode se deixar influenciar pela moda prevalecente.

Exemplo da Europa no período do Iluminismo e cientificismo - o boom da ciência e o nascimento da teologia liberal.
III) “faça o trabalho de um evangelista”
Paulo é mais uma vez bem enfatico em dizer que Timóteo deveria fazer o trabalho de pregar o evangelho. Não algo inventado por ele mesmo pra agradar os ouvintes, mas o verdadeiro evangelho de Cristo de modo íntegro.
IV) “cumpra plenamente seu ministério”
preencher completamente
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Obrigação de Seguir em Frente com o Evangelho (4.5)

Não basta ao ministro apenas começar bem a carreira; é preciso terminá-la bem (4.7).

As palavras de Stott são oportunas:

As quatro ordens de Paulo a Timóteo, ainda que diferentes nos detalhes, transmitem a mesma mensagem geral. Aqueles dias, em que era difícil conquistar ouvidos para o evangelho, não deveriam desencorajar Timóteo; nem detê-lo em seu ministério; nem induzi-lo a adaptar a sua mensagem ao gosto de seus ouvintes; nem, menos ainda, silenciá-lo de uma vez; mas antes deveriam estimulá-lo a pregar ainda mais.

Aplicação final

Em meio as perversões da verdade de nosso tempo, devemos permanecer pregando a verdade do evangelho de Cristo Jesus, que seja oportuno que não, com equilíbrio e cumprindo plenamente o chamado de Deus (nosso serviço).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.