Mudando objetivos de vida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Fp 3.2-16
Introdução
1. Alguém escreveu uma frase - quem critica a igreja não ama os irmãos. A crítica pode ser autêntica e saudável, quando tem o propósito de melhorar. Diferentemente de calúnia, onde existe inverdades e tem o objetivo de prejudicar. Não é sempre que as pessoas conseguem a sabedoria para descernir uma e outra.
2. A Bíblia está cheia de exortações com o intuito de corrigir-nos. E uma delas é discernir o bem e o mal, exatamente prestando atenção na atitude das pessoas.
3. Nesta porção da Sagrada Escritura aprendemos, 1º) Reconhecer maus obreiros; 2º) Onde investir os interesses; 3º) Olhando para frente; 4º) Olhando para cima.
I - Reconhecendo os maus obreiros (v.2).
4. Um alerta como um sinal bem alto e nítido. Não é difícil de perceber a maldade na alma do ser humano. E aqueles que tiveram um bom ambiente familiar, e com disciplina em amor, serão inimigos daquele que perpetram maldade.
5. Muito acima disso estão os que foram regenerados pela lavagem das suas próprias impurezas. Os salvos em Cristo amam a justiça, e o amor faz parte da sua nova natureza.
6. Mas assim como uma laranja podre estraga toda porção do suco da jarra, é para isso que servem os maus obreiros.
7. Paulo está tão indignado com o ensino prejudicial, que ele chama esses indivíduos de CÃES!
8. Para o judeu o cão era um animal impuro - os cães eram os protagonistas do lixo, comiam coisas imundas, eram eles que lambiam o sangue das vítimas, e despedaçavam os que morriam e não tinham um funeral digno (Sl 22.20Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida.”). Isso acontecia com quem era amaldiçoado por Deus. Jezabel foi uma delas.
9. O cão era o significado dos gentios, que tinham o estigma de imundície por adoração aos deuses que promoviam a prostituição.
10. Acautelai-vos - Sabe o que muitos cristãos pensam hoje - que devem viver despreocupadamente, pensando que tudo é lindo. E que devemos ter comunhão com todo mundo. Jesus ensina, e os Apóstolos continuaram ensinando que é preciso ter vigilância e separar-se dos maus obreiros, dos crentes falsos e daqueles que já ouviram a respeito do arrependimento e não tiveram nehuma reação positiva.
11. Veja o que Jesus diz em Mt 7.15,16 “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” . Mt 7.21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
12. Jesus lamentou a ignorância, não por que faltavam os meios de se chegar à sabedoria, mas lamentou devido a dureza das pessoas de terem um coração que não se deixava ensinar. Jesus fez essa relação de ignorância do povo judeu como um figueira que só tinha folhas, mas não tinha frutos. Jesus disse que aquele povo conseguia discernir pela cor do sol, se vinha chuva ou não, mas no entanto, não conseguia discernir os sinais dos tempos. E Ele enfatiza que a geração que não consegue ver os sinais de Deus, e discernir o tempo em que vive - é uma geração má.
II - Onde devo confiar minha vida (v.3-10).
13. Os cães, maus obreiros tinham interesses - se orgulhavam de serem vistos como mestres da Lei, e exigiam a circuncisão como marca para serem aceitos por Deus. Isso era Paulo, antes de conhecer Cristo. Mas, depois de conhecer o Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado sua mente mudou. Parou de investir em bens materiais, em sacrifícios cerimoniais para investir na vida eterna. Ou seja CONFIAR em Jesus.
14. A circuncisão era um tipo de sacrifício que foi removido em Cristo, inclusive a circuncisão. Essa marca deveria ser a marca da mudança do coração do povo, para sentimentos e práticas - de amor, misericórdia e justiça.
15. Sl 85.10Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram.” Responda para vc mesmo. Um culto onde se prioriza o interesse pessoal pode existir unidade e paz? Quando eu exijo que me aplaudam por ter varrido o piso da igreja, ou quando faço trago uma linda mensagem, se o meu Eu não for aplaudido. Isso chama-se ignorância e falta de crescimento. Voces ouviram ontem. O outro lado da moeda é Se eu não consigo amar meu irmão que vejo, é possível amar a Deus que não vejo? Como eu posso ler o Sl 133 e não ficar envergonhado, se nem o básico, nem as coisas mais simples não pratico? Sabe o que Paulo disse para a igreja de Corinto (1Co 11.17? Voces se reunem não para melhor, mas para pior. Como podemos esperar melhora, quando não vemos o despojamento do velho homem que continua no controle da nossa vida.
16. Jesus se excluiu dessas pessoas. Ou seja, as pessoas excluiram Jesus delas. Quem? Aqueles que tinham a marca de um culto cheio de cerimonialismo, que não mudava em nada na prática.
17. Veja a declaração de Paulo crucificado com Cristo - Eu poderia confiar na carne - Paulo foi um dos mais sábios estudiosos da sua época. E ainda na sua última carta a 2Tm 4.13Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” Talvez alguém pode pensar que Paulo é contra a leitura e ensinos que convergem e nos ajudam com as doutrinas bíblicas. Isso não vem da cultura cristã, isso vem da nossa dureza, avareza, ignorância da verdade. O que nos impressiona é o fato de que alguém quando tem interesse em uma profissão, trabalha e estuda para alcançar aquele objetivo. Mas quando se fala de conhecimento de Deus, achamos que esse conhecimento vem pelo vento. Isso chama-se misticismo.
18. Quando Paulo diz que poderia confiar na carne, não está excluindo o que aprendeu. Ele está dizendo que poderia confiar nele por ser conhecedor da Lei como ninguém do seu tempo. O problema está no cerimonialismo sem mudança. Ou seja, não coloco a confiança nisso.
19. Outro ensino. Quem conhece o Jesus que venceu a cruz e a morte, não pode ser tão ignorante a ponto de exigir aplauso para si. Isso é que Paulo censura os corintios, chamando-os de crianças na fé.
20. Isso era Paulo, que continua no (v.6-10)dizendo quem era - zeloso pelo cerimonialismo a ponto de perseguir quem de fato seguia Jesus. Por isso, ele diz, eu estava completamente ignorante. Estava aprisionado por meus próprios conceitos com base na Bíblia.
21. Sua compreensão da Bíblia nada vale se não houver arrependimento do que voce acha que ela diz contra seus interesses pessoais. Ela não foi escrita para que voce se autovalorize - Ela é a experiência de pessoas que encontraram a pérola de maior valor - e essa pérola é o evangelho, e o evangelho escrito é Jesus. Por isso quando voce encontra Jesus voce sabe quem é digno de honra e glória.
22. Quando voce encontrar um pastor que diga que voce é o centro do pensamento de Deus, saiba disto - ele nunca conheceu Jesus.
III - Para o conhecer? (v.10,11).
23. Este verso é a continuação da renúncia de seus objetivos carnais e, pecaminosos.
24. Preste atenção - só existe uma fórmula de conhecer Jesus, não é exibicionismo, nem tentativa de mostrar se a igreja é bonita fisicamente ou feia. Cristãos de Moçambique adoram a Deus embaixo de árvores. Em barracas com coberturas de plástico, sem nenhum banco.
25. A única maneira de conhecer e crescer conhecendo Jesus é lutar contra minhas idéias préconcebidas que tenho de igreja. Ela não tem nehum valor se Cristo não for o centro da adoração.
26. Conhecer e ter a comunhão dos seus sofrimentos? Paulo não tem nehum interesse que a igreja seja perseguida, que voce seja hostilisado, espancado. Mas, se isso puder acontecer você suportaria? Sabe porque a maioria dos crentes brasilseiros não suportaria? Por que não suportam nem a Palavra de ensino que confronta o pecado! Você suportaria o sofrimento por Cristo somente se conhecesse quem é Jesus, e o quanto voce é indigno de merecer o amor dEle. Aí, suas paixões e egoísmo seriam lavados como a sujeira levada por uma enxurrada.
IV - O juízo (v.11).
27. No banco dos réus voceê poderá compartilhar com os ímpios, mesmo trabalhando a vida inteira para a igreja, se não se desfizer de você e suas paixões. Jesus diz que o mundo já está condenado. Isso porque não existe ninguém bom diante do Senhor.
28. Conformando-me com ele na sua morte - o sacrifício é necessário. Qual. retire-se do lugar que é de Cristo, porque ele não merecia morrer por um pecador miserável igual a mim. E por você também, miserável pecador. Se isso não constrange sua alma, voce ainda não sabe quem Jesus, e não sabe o dramático problema do pecado.
29. Paulo vê o banco dos réus, e sente-se impelido a ser moldado conforme Cristo, mesmo que isso seja doloroso. Porque no banco dos réus quando um falso crente sentar, o arrependimento não existe mais. O exemplo de Judas e seu remorso e a vontade de desaparecer é o que vai acontecer.
30. Paulo contempla o julgamento do pecado que não passou pelo arrependimento. E seu desejo é alcançar a ressurreição como Jesus. Essa é o que se espera daqueles que vivem para Cristo. Não que tenham que fazer grandes obras, ou serem vistos nas telas e serem bem sucedidos em tudo. É bem possível que um desses esteja no banco dos réus, olhando a face do Rei que virá com olhos de fogo, para condená-lo. E um simples cristão professo, que sempre foi pacato, mas teve seu coração amoroso, contrito, paciente, quem sabe nunca pregou para ninguém, mas seu testemunho de comprometimento com o reino de Deus, foi a marca da fé que o levará para a vida eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more