CONHECEDORES DA ÉPOCA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 10/07/2022

Texto base: Lc 19:41-44 “Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse: — Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso.Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados.Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la.”
A) INTRODUÇÃO
Estamos diante de um texto maravilhoso da palavra de Deus, trata-se do lamento de Jesus sobre Jerusalém, logo após a sua entrada triunfal descrita nos versículos anteriores. Jesus que ao se aproximar e ver a cidade chora sobre ela. De acordo com a expressão do texto original, eklausen, Ele não somente verteu lágrimas, mais foi tomado por um forte lamento.
A entrada triunfal de Jesus foi um evento de máxima importância:
Por meio dela é possível notar a fúria daqueles líderes judeus, agora estavam mais certos que precisavam matar Jesus.
Por meio dessa entrada Jesus cumpre a profecia messiânica de Zc 9:9 “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.”
Também é possível notar que esse não era o messias do sonho do povo de israel. Aquele que promove guerra contra seu opressor terreno, mais aquele que veio promover e estabelecer a paz. Lc 19:42 “e disse: — Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso.”
Jesus chega a um ponto onde claramente Ele avista a cidade, e com Seu olhar contempla a Jerusalém tal como era agora e os sofrimentos que viriam sobre a cidade. Jesus é a paz, mais não ouve arrependimento.
B) DESENVOLVIMENTO
Me proponho a considerar nesse texto aquilo que a nossa época requer de nossa parte. Todas a gerações tem seus problemas peculiares aos cristãos, e cada um deles exige uma atenção especial.
Antes de tudo a nossa época requer que mantenhamos toda a verdade do cristianismo de modo corajoso e inabalável, bem como autoridade divina da Bíblia.
Vivemos em uma geração onde há incredulidade e infelidade abundante. A verdade revelada por Deus, Sua palavra, tem sido atacada de forma tão aberta e descarada. Em jornais, revistas, palestras, TV, e até mesmo sermões, inúmeros autores inteligentes estão incessantemente travando guerras contra os fundamentos genuínos do cristianismo. Constantemente nos dizem que nenhuma pessoa instruída deve realmente acreditar em uma religião sobrenatural, na inspiração total das Escrituras ou na possibilidade de milagres. Doutrinas como Trindade, divindade de Cristo, da pessoa do Espírito Santo, expiação, oração, existência do diabo, juízo final. São tranquilamente deixadas de lado como se fosse sem valor algum, ou seja, sucatas. E tudo isso é feito de forma tão engenhosa, uma aparência de imparcialidade e tolerância.
A incredulidade não devia nos surpreender nem por um momento, isso nada mais é que um inimigo velho usando uma roupa nova. Desde Adão e Eva, o inimigo sempre tem dito, de forma direta ou indireta: “É CERTO QUE NÃO MORREREIS’. Gn 3:4 “Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma!”
Entretanto, ao mesmo tempo em que digo tudo isso sobre a incredulidade, não há motivo para aquela pessoa redimida pelo sangue de Jesus se alarmar. A ARCA DE DEUS NÃO ESTÁ EM PERIGO, EMBORA OS BOIS PAREÇAM SACUDI-LA.
2. Nossa época requer que tenhamos uma visão resoluta das doutrinas cristãs:
Em nossa geração vivemos uma confusão, cristãos se confundindo com o mundo. Romanos 12:1-2 “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”
Cristãos são incapazes de distinguir o verdadeiro do falso, o que é sensato daquilo que é insano, basta uma pessoa inteligente, eloquente, para escutarmos e sem nenhuma análise pensar que está tudo completamente certo, por mais estranho que o que está sendo dito possa parecer. Cristãos que não conseguem detectar o erro.
Muitas vezes somos levados por uma noção fantasiosa de generosidade e amor, e pensamos que ninguém está errado, que todos são sensatos.
O mundo tem um padrão de fazer negócios, de se relacionar, de trabalho. Já existe um sistema bem definido, ou melhor um esquema.
Na contacultura está o cristão, servo do Deus Altíssimo, que possui as insondáveis maravilhas do Evangelho de Cristo.
Ilustração.
3. Nossa época requer que tenhamos um padrão mais elevado de santidade pessoal e uma atenção a prática em nossa vida diária.
Em nosso tempo também é possível ver que existe de maneira assustadora profissão de fé sem prática, falatório sobre Deus sem que as pessoas andem com Ele, muitos ouvindo as palavras de Deus, sem cumpri-las, muita formalidade e tão pouca sinceridade. Os comportamentos de um homem e uma mulher cristã parecem ter se degradado e se degenerado.
Muitos cristãos parecem terem perdido a sensibilidade.
O que quero dizer com padrão mais elevado de santidade, são práticas que vão se perdendo com o tempo, e em nossa geração parecem sem valor.
Leitura e oração da Palavra de Deus.
Culto doméstico
Gratidão e louvores a Deus
Arrependimento e abandono do pecado pela ação do Espírito Santo.
O céu não pode ser estranho a nós, palavras espirituais, fruto do Espírito Santo, é sobre isso que falamos e vivemos.
C) CONCLUSÃO
Jesus chorou por causa de Jerusálem, embora a rejeição de Jesus por parte de muitos judeus tenha sido predita. Jesus chora ao ver a dureza daquela cidade. Eles não perceberam o tempo, o dia da visitação do Senhor.
Ainda hoje muitos não percebem os tempos, muitos estão ainda querendo saber e testificar se Cristo é verdadeiramente o Rei, ou devemos esperar outro.
Ainda hoje muitos questionam a autoridade da Bíblia e questionam se precisamos a seguir.
Passado uma seamana após a entrada de Jesus em Jerusálem de forma triunfante, muitos daqueles que ali estavam agora gritavam crucifica, crucifica.
Dt 6:4-9 “— Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus.Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hojee não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem;e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more