Mateus 1.1-17 - A Genealogia de Jesus

Encontros Marcantes  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 185 views

A genealogia de Jesus aponta para a realidade de que independente das histórias passadas, por meio e apesar de nossa família, o plano de Deus em enviar Jesus para nos salvar, é possível se cumprir.

Notes
Transcript
Mateus 1.1-17 – A Genealogia de Jesus
Proposição: Jesus é a benção que alcança nossa vida e a nossa casa com salvação e transformação.
Introdução: Nessa semana promovida pelo ministério jovem, nós falaremos sobre a vida “para além do instagramável”, isto é, a vida que vemos todos os dias retratada e recortada pelas redes sociais.
Ao lermos a bíblia começando por Gênesis, no capítulo 12 Deus ao conversar com um homem chamado Abraão, vai fazer uma promessa a ele: que através dele, através da sua descendência, todas as famílias da terra serão abençoadas. Mas a pergunta que surge é: como que através de Abraão, você e sua família são abençoados?
É por isso que nós vamos abrir no Evangelho de Mateus, no capítulo 1, e vamos compreender melhor o motivo dessa realidade chamada genealogia e como esse tipo de texto tem a ver conosco, em 2022.
Desenvolvimento:
1. Histórias complexas e pecadoras
Quando lemos em Mateus a genealogia de Jesus, percebemos diversos nomes que carregam diversas histórias. Praticamente todas essas histórias possuem alguma complexidade, algum assunto que geralmente quando se reúne a família, não costumamos falar. Histórias que não são as que costumamos ver relatadas seja no insta ou facebook no dia dos namorados, celebração de casamento ou reunião de natal.
Em primeiro lugar, vemos na genealogia de Jesus Cristo mulheres em cuja vida há marcas reprováveis.
Tamar coabitou com o seu próprio sogro, Judá, e dele gerou dois filhos gêmeos: Perez e Zera.
Raabe era prostituta em Jericó;
Rute era moabita; e
Bate-Seba, mãe de Salomão, adulterou com Davi. Provavelmente nenhum personagem gostaria de destacar em sua biografia mulheres com esse passado. Mas por que elas estão inseridas na genealogia de Jesus Cristo? Para reforçar a verdade de que o filho de Deus se identificou com os pecadores a quem veio salvar.
Em segundo lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de mentira.
Os patriarcas mencionados aqui, Abraão, Isaque e Jacó, tiveram momentos de fraqueza na área da mentira. Eles não só se omitiram, mas esconderam a verdade e inverteram os fatos por medo de sofrer as consequências de seus atos. Foram fracos e repreensíveis.
Em terceiro lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de violência.
Na lista da genealogia de Jesus, há homens como Davi, cujas mãos estavam cheias de sangue.
Roboão governou Judá com truculência.
O rei Acaz queimou seus filhos, perseguiu seu próprio povo e cerrou ao meio o profeta Isaías.
Manassés foi muito violento. Ele encheu Jerusalém de sangue. Foi um monstro. Um tormento para seu próprio povo. Oh, jamais escolheríamos homens dessa estirpe para integrar nossa família. Oh, a genealogia de Jesus Cristo aponta para a infinita misericórdia de Deus!
Em quarto lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de idolatria.
Salomão, por causa de suas muitas mulheres, sucumbiu à idolatria.
Roboão fez um bezerro de ouro e construiu novos templos em Israel para desviar o povo de Deus.
Acaz fechou a casa de Deus e encheu Jerusalém de ídolos abomináveis.
Manassés foi astrólogo, idólatra e feiticeiro. Levantou altares pagãos e prostrou-se diante de todo o exército dos céus.
Oh, na esteira da genealogia de Jesus Cristo temos pessoas que nos deixam perplexos por causa de sua afrontosa rebeldia contra Deus.
Olhar para família de Jesus, é olhar para a nossa família – qual família não enfrentou ou enfrenta problemas com mentira, e enganação, com traição. Por acaso alguém já te pediu dinheiro e não devolveu? Por acaso você já disse no seu coração que não perdoaria tal pessoa? Mas por que isso tudo está relatado aqui? Por que independente disso, independente do que você sofreu ou fez para alguém, Jesus nos ensina que ele entende a tua dor de ter e viver numa família complexa e cheia de muitos erros.
2. A continuação da obra de Deus
Por meio e apesar - Independente da história dessas pessoas, Deus estava agindo por meio delas, e apesar delas. Você já tentou fazer alguma coisa, mas não conseguiu e pensou o seguinte: ah, esse ano eu não consegui plantar milho por causa do fulano que não me pagou. Esse ano eu quase pechei num outro carro por causa duma pessoa que estava atravessando a rua? A gente fala muito isso “por causa de fulano” ou “por causa disso” tal coisa não aconteceu. Mas a genealogia nos mostra que o agir de Deus acontece apesar disso, mesmo que aconteça mentira, mesmo que aconteça engano, ele ainda está agindo. E sabe o que isso diz hoje pra mim e pra você? Que apesar da tua história, ele não te abandonou. Apesar de tanto sofrimento e angústia, apesar do que você fez ou ainda faz de errado, o plano de Deus ainda continua a disposição pra tua vida.
E o que faz parte desse plano?
3. Adoção de Jesus, a nossa adoção – v. 16
Durante toda a genealogia, menciona de fulano foi pai de ciclano, tanto em Mateus como noutras genealogias como em Gênesis 5, Gênesis 10, e tantas outras passagens da bíblia. Mas quando chegamos no versículo 16, existe uma quebra dessa lógica.
Mateus 1.16 RA
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.
O texto vai nos apresentar que Jesus é filho de Maria, e que José é marido de Maria. O que isso significa? Que José não é pai físico de Jesus, mas ele o adotou legalmente como seu filho. Então o que isso quer dizer para nós hoje? De que assim como José adotou a Jesus, Jesus quer nos adotar para fazermos parte da sua família celestial. Nós começamos dizendo que Deus prometeu a Abraão que por meio dele e seu descendente, todas as famílias da terra seriam abençoadas e aqui em Mateus 1.16 encontramos a resposta de como: Por meio de Jesus. Todos nós temos a nossa disposição a benção de Deus, que é a salvação por meio de Jesus Cristo.
Conclusão:
A realidade da genealogia de Jesus aponta não apenas para a linhagem da promessa, da linhagem real, mas também aponta para a realidade que independente do seu passado, independente da sua história, independente do que seus pais fizeram ou até mesmo você, Deus quer te abençoar com Jesus na sua vida, quer transformar a tua vida, Deus quer te dar esperança de dias melhores, Deus por meio de Jesus quer te salvar.
[1]Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1‍a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 38–41.
Nos próximos três dias, nós iremos falar sobre 3 maneiras que podemos escolher viver diante da realidade de Jesus Cristo ter vindo para ensinar, morrer, ressuscitar e nos dar a possibilidade de sermos salvos.
Quinta: Vivendo de aparências (Apocalipse 3)
Sexta: Vivendo em frustração e sensacionalismo (Mateus 11)
Sábado: Vivendo o Reino enquanto o Rei não vem (Lucas 17)
Related Media
See more
Related Sermons
See more