O teste da idolatria

1 João (o teste da fé)   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 204 views
Notes
Transcript

guardem-se dos ídolos

Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.Cristo é verdadeiro Deus e deve ser adorado 20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
ILUSTRAÇÃO
Quando eu estava no ensino médio uma das minhas matérias favoritas era biologia. Na verdade, faltou pouco pra eu prestar biologia no vestibular. Tive professores fantásticos que me envolveram com sua didática e eu aprendi coisas valiosas sobre a ciência, o corpo humano, sobre animais, sobre botânica, e todos os reinos que existem que me fazem refletir até hoje. E uma aula de biologia que tive em 2006 sobre VÍRUS está na minha mente até hoje.
Um vírus é um ser minúsculo, menor que uma bactéria, com uma estrutura simples. É uma pequena cápsula proteica com seu próprio material genético dentro. O vírus é um parasita de células. Ele invade uma célula, e insere seu código genético…que vai até o núcleo de nossas células e a partir dali ele reorganiza a célula para ele mesmo. até que ele se reproduz e mata a célula.
Quando João nos alerta para guardarmo-nos dos ídolos ele está nos alertando contra um vírus que entra no nosso coração, reorganiza todas as afeições, multiplica-se dentro dele e nos mata.
Hoje o teste é o teste da idolatria.
O PROBLEMA DA IDOLATRIA
A palavrra ídolo refere-se literalmente a uma imagem. Uma compreensão superficial de idolatria reduz esse grave pecado em apenas a idéia de confiar em uma imagem, fazer orações a ela e ter um objeto por sagrado, mas quando analisamos a palavra de Deus percebemos que o problema está além do objeto físico.
João Calvino disse: O coração humano é uma fábrica de ídolos. E isso é verdade. A fábrica de ídolos não é nenhuma marcenaria ou loja de artesanato. Todo ídolo é fabricado no coração humano pois revela o desejo humano de controle.
Podemos definir idolatria como o relacionamento estabelecido com:
alguma outra coisa, que não Deus, na qual empregamos nosso coração (Lc.12:29, 1Co 10:6), que nos motiva (1 Co. 4:5), que nos controla ou governa (Sl. 119:133), ou a qual servimos (Mt. 6:24)”.
Como Richard Keyes salienta, idolatria é extremamente sutil e penetrante: “Toda sorte de coisas são ídolos em potencial, dependendo somente, das nossas atitudes e ações concernentes a elas... Idolatria pode não envolver negações explícitas da existência de Deus ou de Seu caráter. Ela pode vir também, na forma de um afeto excessivo a algo que é, em si mesmo, perfeitamente lícito... Um ídolo pode ser um objeto físico, uma propriedade, uma pessoa, uma atividade, uma posição, uma instituição, uma esperança, uma imagem, uma idéia, um prazer, um herói, qualquer coisa que possa substituir Deus”
Além disso existe uma dimensão um pouco mais profunda: a idolatria também passa por uma condição existencial.
Desde muito cedo a humanidade cria sistemas religiosos para concretizar desejos e responder perguntas que escapam à sua percpeção sensorial.
A humanidade tinha medo da chuva. Logo inventou deuses para chuva, trovao, relampago e criou rituais com o sentido de apaziguar esses deuses para que as chuvas não destruíssem suas plantações. Mas não bastava que apenas um indivíduo executasse os rituais. As religiões sempre surgiram no contexto da coletividade. Porque existe no coração humano uma solidariedade natural, o desejo de se sentir pertencido a algo maior que si. Por isso não existe religiao de uma única pessoa. O desejo de sobrevivência, o medo desconhecido, e a necessidade de pertencimento juntas num coração humano são os ingredientes para qualquer idolatria. Esses três elementos fazem parte da nossa condição humana e são eles que atuam para a criação de vários ídolos.
PENSE em quem idolatra o trabalho: desejo de sobrevivência, medo do desconhecido, necessidade de pertencimento.
pense em quem idolatra os filhos
pense em quem idolatra um time de futebol
pense em quem idolatra uma função
pense em quem idolatra um líder
pense em quem idolatra um partido
pense em quem idolatra a carreira
pense em quem idolatra a si mesmo
Então a idolatria é na verdade essa relação que se estabelece com um objeto cujo objetivo é sanar esses três impulsos. Além disso, a legitimação dessas respostas está no próprio coração humano. Se fizer sentido para o idólatra, a relação se aprofunda.
OS EFEITOS DA IDOLATRIA
A Palavra de Deus nos mostra que a idolatria causa pelo menos três efeitos principais. E para isso vamos para o salmo 115:
Almeida Revista e Atualizada (Salmo 115)
115  1 Não a nós, SENHOR, não a nós,mas ao teu nome dá glória,por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.2  Por que diriam as nações:Onde está o Deus deles?3  No céu está o nosso Deuse tudo faz como lhe agrada.4  Prata e ouro são os ídolos deles,obra das mãos de homens.5  Têm boca e não falam;têm olhos e não veem;6  têm ouvidos e não ouvem;têm nariz e não cheiram.7  Suas mãos não apalpam;seus pés não andam;som nenhum lhes sai da garganta.8  Tornem-se semelhantes a eles os que os fazeme quantos neles confiam.
PERCA DE IDENTIDADE
Identidade. Quem é você e quem você pertence? Quem define você. De certa forma passamos muito tempo de nossa vida tentando nos identificar e estabelecer uma identidade própria. O problema da idolatria é que ela mina qualquer possibilidade de uma identidade real e satisfatória para nós. O texto amaldiçoa a idolatria e condena a tornar o idólatra igual o ídolo. E isso é absolutamente nefasto, porque é impossível para o ser humano definir a sua identidade. A sua identidade está dada.
Somos imagem e semelhança de Deus. Fomos feitos para adorar e não idolatrar. Fomos feitos para sermos belos representantes de Deus. Isso é da ordem da criação
Além disso, a Palavra de Deus nos diz

8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Nossa identidade está dada pelo próprio Deus. Somos sua imagem, sua semelhança, somos sua criação, sua obra de arte para andarmos em boas obras. A
A idolatria opera no sentido de nos degenerar e nos tornar irreconhecíveis. Assim como quando vamos a um museu e vemos estátuas antigas que estão absolutamente desgastadas e são somente memórias daquilo que um dia foi belo, estátuas sem expressão. A idolatria desumaniza e todo aquele que cai em sua trama. E isso é um pecado que não é exclusivo de incrédulos. João está escrevendo para crntes. Israel abandonou o Senhor e caiu em idolatria inúmeras vezes e se tornou irreconhecível.
Se você está firme no Senhor há algum tempo você provavelmente já teve a dolorosa experiência de ver alguém apagar. De ver alguém perder o brilho dos olhos, tornar-se fosco. Mudar sua afeição, mudar seu olhar, mudar sua atitude e por fim abandonar a comunhão e apostatar da fé. A idolatria desfigura
A linguagem que a bíblia usa é a prostituição. Toda a nojeira envolvida na prostituição, a destruição de uma família, de um lar, a mentira que é usada para maquiar esse devaneio, tudo isso fica estampado no rosto de quem não se guarda dos ídolos. Somos todos absolutamente tentados a cair em idolatria todos os dias e é bem possível que o Senhor esteja te mostrando todos os ídolos do seu coração. Onde você busca identidade, pertencimento e respostas. Ouça com atenção e se entregue ao Senhor hoje a note.
QUEBRA DE RELACIONAMENTOS
A idolatria nos faz semelhante aos ídolos: perceba, os ídolos são caracterizados como aboslutamente insensíveis e incapazes de se relacionar. Eles tem aspecto relacionável mas são incapazes. Na verdade o ídolo é algo absolutaente egocentrado e nossos ídolos nos tornam assim: desejamos toda atenção, desejamos todo o respeito, desejamos toda a reverência, nada pode cruzar nosso caminho senão estão sujeitos a nossa ira e a nossa reprovação.
Você já mexeu com o ídolo de alguém?
Na idolatria não há amor, porque a bíblia diz
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 13)
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Quando o oposto disso é revelado, é porque nssas bocas não falam, porque nossas mãos não doam, porque nossos olhos não enxergam, é porque nos tornamos parecidos com nossos ídolos e somos incapazes de estabelecer relacionamentos baseados no amor. Você pode ter mil amigos, mas não sabe o que é amor, e ninguém ao seu lado pode dizer que sabe o que é amor através de você.
Se o coração humano é uma fábrica de ídolos, podemos facilemnte associa-los aos nossos desejos desordenados. Tiago diz:
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 4)
4 1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras.
As guerras do mundo antigo eram guerras que mediam forças entre ídolos. As guerras entre nós hoje são entre nossos ídolos. Você pode não ter uma estátua em casa e ter mais ídolos no seu coração que uma loja de artigos religiosos no mercado central de Campinas. E isso se mede pela qualidade dos relacionamentos a sua volta. Quando atribuímos sobrevivencia, identidade, pertencimento e qualquer desejo, qualquer objeto, nós não abrimos mão e entramos em conflito, e a idolatria está novamente caracterizada;.
Falsifica nosso relacionamento com Deus.
Deus não é o seu ídolo. Essa frase eu empresto do título de um lancamento recente pela mundo cristão, livro de Alexandre Miglioranza e que aqui recomendo com força. Material ótimo pra discipulados e pequenos grupos.
ÀS vezes nós caímos numa falsa simetria ao falar de idolatria. Ou seja, achamos que se nós somente trocarmos o objeto de nossa idolatria por Deus, estaremos corretos. O que absolutamente nao é verdade.
É possível estabelecer um relacionamento de idolatria com Deus. Isso significa, em outras palavras, queremos fazer com Deus a mesma coisa que fazemos com os ídolos. Aproximarmo-nos dele da mesma maneira que aproximamo-nos dos ídolos é pecaminoso. Na bíblia temos vários exemplos de pessoas que foram fulminadas por querer se aproximar de Deus de maneira idólatra. Lembramos de Nadabe e Abiú que trouxeram o fogo estranho na presença de Deus; lembramos de Uzá que segurou a arca; lembramos de Acã e Saul que se aproximaram de Deus tomando o que não era permitido.
O mesmo texto que lemos de Tiago nos elucida essa realidade:

Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?

Talvez até auqi você esteja repetindo pra você mesmo que você não tem nenhum ídolo, nada que te acuse idolatria. Mas talvez aqui a palvra de Deus te lance luz nas trevas e te mostre que na verdade você tem tratado Deus como um quando você exige, quando você manipula, quando você ora contra( falar da doidera que é isso), quando você não aceita, e quando você usa de Deus como um meio para buscar sua identidade, sentido, em si mesmo - e não nele. A isso tiago chama de infidelidade. Infidelidade é a marca do adultério. Adultério é o que fazemos quando traímos a aliança conjugal - e a aliança com Deus.
O alerta de Joao nesse pequeníssimo versículo se abre num leque incrível e se posta perante nós como um chyamado contra esse vírus que toma conta do nosso coração e quando vemos, estamos o obedecendo. Mas graças a Deus nós temos o remédio.
O REMÉDIO:
A PALVRA DE DEUS
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.Cristo é verdadeiro Deus e deve ser adorado20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
sabemos, sabemos, sabemos, sabemos - é a Palavra de Deus que revela nossos ídolos
Hebreus 4.12 NTLH
Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
É Palavra que nos limpa; é a palvra que nos santifica, é a palavra que nos lança luz para identificarmos nossos ídolos e destruirmos eles na presença de Deus. Como tem sido seu comprometimento com a palavra?
ARREPENDIMENTO
Assim como Moisés quebrou o bezerro de ouro, Gideão quebrou os altares de Baal, Elias matou os profetas de Baal, Josias limpou o templo e Israel da adoração a ídolos; Deus nos chama a quebrar nossos ídolos em sua presença. Quebrá-los é uma atitude radical. Não é despedida, é abandono imediato. E rompimento de relacionamento de forma peremptória.
Se você se viu nessa posição, arrepnda-se e alegre-se há perdão!

. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça

Ele morreu na cruz para nos libertar das nossas idolatrias e transformar nosso coração. Quebre seus ídolos!
ADORAÇÃO
A relação apropriada com Deus é adoração. Adoração que Jesus chama de adoração em espírito e em verdade. Pelo Espírito Santo, através de Jesus, podemos nos entregar a Dues e saber que nossa sobrevivência não é sobrevivência, nEle é vida eterna e não temos medo de nada. Dele depende nossa vida, que pode nos fazer o homem°? É saber que pertencemos à geração eleita, sacerdócio real, saber que nossa identidade está em Cristo Jesus como filhos de Deus. Não interessa quem é o lufi, o lufi foi crucificado e ainda vive, não eu mas Cristo vive em mim. O nome dElee está em mim. Deus ouve as minhas orações, e adorar a Deus me faz parecido com ele…inclusive minhas orações vão clamar segundo a vontade dEle:
Se tiago disse que Deus nao nos ouve quando pedimos para gastar em nossso rpazeres, joão diz:

14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

aDORAR A DEUS É COMO JÓ: DEUS DEU, DEUS TIROU, BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR!
Related Media
See more
Related Sermons
See more