Deus que revela seu caráter

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Ex 34.1-9
Introdução
1. Deus é Deus sobre toda a sua criação, embora nossos olhos não possam contemplá-lo devido a queda no pecado, apesar disso é possível chegar a conhecê-lo. Ele escolheu Abraão e sua descendência para se comunicar e salvar um povo para si. E por meio de seu Filho expandiu a salvação para todos os povos, por meio da aliança na sua morte/ressurreição.
2. E a Bíblia relata que Deus é um Deus que se comunica com seu povo. Israel esteve parado por dois anos no Monte Sinai. É aqui que o Senhor vai dar os dez mandamentos, e vai revelar seus atributos a Moisés. Em outras palavras, Deus vai dizer quem Ele é, e o que Ele requer do povo que Ele escolheu.
I - Deus e as tábuas da Lei (v.1-4).
3. Após Moisés haver quebrado as primeiras tábuas com as inscrições, Deus ordena que ele faça outras - Deus escreveria outra vez os dez mandamentos (Dt 10.1-5).
4. Eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras que quebraste. O Senhor não deveria ter se irritado com Moisés, quando sua escritura na pedra havia sido quebrada?
5. Percebemos que Deus não se irou com Moisés, porque a própria irritação de seu servo era a expressão da sua própria irritação pela desobediência do povo. No entanto, depois de exigir a morte dos rebeldes, o Senhor volta a tratar com o remanescente daquele tempo. Os que foram poupados receberam a escritura das mãos de Deus.
II - Deus revela a si mesmo (v.5-7).
6. Moisés sobe conforme a ordem do Senhor, e ali no Monte Sinai Deus vai proclamar quem Ele é, e, o que Ele fará em relação ao ser humano, que está sendo representado de forma sintetizada pelo povo israelita.
7. O que aprendo (v.6) - Deus revela sua natureza aos seus servos. Ele é Deus criador, restaurador, paciente, tardio em irar-se, bondoso, misericordioso, fiel e, Santo.
8. (V.7) Perdoa a iniquidade a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado. Iniquidade (perverter os caminhos do Senhor). Transgressão (rebelião contra Deus). Pecado (ofensa, com o sentido principal de deixar de atingir o alvo proposto por Deus)
9. Assim como Abraão viu a glória do Filho de Deus e se rendeu em humildade e obediência para com sua manifestação, assim Moisés viu essa manifestação sobrenatural da presença do Senhor. E isso não só o capacitou a conduzir o povo, mas também o santificou em obediência absoluta, e numa confiança inabalável.
10. (v.7) - Temos um problema que é irreparável pelo homem. Como Deus pode conciliar sua santidade para comunicar o seu querer com homens pecadores, se não é possível inocentá-lo? Como perdoá-lo se não pode inocentá-lo, já que todos pecaram (Rm 3.23). Não há um justo sequer (Sl 14.2-32 Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. 3 Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.”
11. John Stot descreve essa situação como um dilema para Deus. Ou seja, Deus tem duas opções - uma delas é lançar toda a humanidade no inferno por causa do pecado, a outra é matar seu próprio Filho como propiciação pelos pecados do seu povo.
12. Quando Paulo enxergou essa obra, escreveu o seguinte texto em 2Co 5.21Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
13. (v.8,9) Moisés viu no Espírito a manifestação dessa graça abundante - Curvou-se, adorou e, disse: se achei graça aos teus olhos,…segue conosco, apesar do pecado. Perdoa ...
*Aplicação do sacrifício de Deus por seu Filho
Deve fazer mudança em nossa caminhada. Jesus resumiu os mandamentos negativos, em positivos. Os dez mandamentos dizem para que não sejam transgredidas as ordens. Jesus diz: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
*O que ainda precisa mudar em mim e em você? Fp 3.12Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”
* Ex: Dois idosos discutiram, um era crente. Eu tive que entrar no meio para evitar que se batessem. Em outra oportunidade disse ao crente, que era preciso se esforçar para mudar seus impulsos carnais. Ele respondeu que já havia orado, e se Deus não lhe havia mudado, significava que ele mesmo não iria fazer sacrifício para mudar.
14. Sabe o que Estevão disse aos seus executores? - Voces sempre resistiram ao Espírito Santo!
15. Essa é a forma de pensar que está salvo. Um crente que resiste a voz do ES em seu interior é pior do que o incrédulo.
16. Por isso, que Deus é tardio em irar-se, porque está dando oportunidade para arrependimento. Mas eu preciso discernir a voz de Deus e a minha voz.
17. Entre essas vozes está a voz de Satanás - Eu não preciso mudar!
18. Finalizemos a EBD lendo Mt 25, e o grande julgamento - Preste atenção no que Jesus diz, se não houver sensibilidade para com os pequeninos irmãos de Jesus, compartilhando nossos esforços, nosso dinheiro, nosso tempo, estaremos comprovando que não é o fato de sentar no banco da igreja por 30,40,50,60 anos que nos fará ver a face do Senhor.
19. Veja (33.18-20) Nenhum ser pecador poderá ver a face do Senhor. Este corpo, mente estão impedidos. Como poderei ver a face de Deus? Ninguém poderá ver a sua face sem a santificação e a paz.
20. O Salvador te fez reviver, semelhante aos ossos sem vida do vale dos ossos secos, Jesus te faz viver. Se voce nasceu de Cristo, precisa demonstrar isso. Como? Vivendo e crescendo em santidade e amor, para que acerte o alvo - ser semelhante ao seu Senhor.
21. E existe uma forma de começar. Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração.
22. Irmãos, A pregação que converteu tres mil almas, não tiveram palavras que massagearam o ego das pessoas. Pedro disse: voces mataram o Salvador, o Messias. Cremos que eles enxergaram as palavras proféticas de Isaías. Foram compungidos em seus corações, e perguntaram - o que vamos fazer? Arrependam-se para receberem o dom do ES.
23. Vamos faze isso? Pv 28.13O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more