Acusados por Satanaz, mas protegidos por Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views

Satanás usa nossas roupas sujas (nossa história) para nos acusar, mas se somos lavados pelo sangue de Jesus, sua acusação não logrará êxito. Rm.8.3-39.

Notes
Transcript

Zc.3.3-8

Introdução
Satanás é “ACUSADOR” nº 1 dos salvos.
Ele é:
a. O enganador – Gn.3.4
b. O tentador – Mt.4.3
c. Leão que ruge e devora – 1Pe.5.8
d. Perseguidor do povo de Deus – Ap.2.10
e. Assassino – Jo.8.44
f. Acusador – o papel mais insidioso (que se mostra bom, mas é mau; que arma ciladas; traiçoeiro) é o de “Acusador” do povo de Deus.
No texto de Zc.3 Satanás se opõe ao sumo-sacerdote Josué e o acusa a partir de suas “roupas sujas”. Ele era Sumo Sacerdote e carregava consigo os pecados do povo de Israel – o que o fazia “de roupas sujas... de pecado”. Em vez de estar vestido com linho puro, encontra-se vestido de vestes sujas (verso 3), símbolo da pecaminosidade e contaminação de Israel.
A exemplo de Josué, nós também somos acusados dia e noite por Satanás, que procura em nós qualquer deslise, pois somos humanos e pecadores.
Quem nunca teve roupas sujas? (................)
Desenvolvimento
1. Josué foi defendido pelo Anjo do Senhor – Zc.3.2 – “Que o Senhor te repreenda”.
2. Nós somos acusados por Satanás – que usa nossos pecados não confessados e até os confessados, buscando trazê-los à memória (nossa e de Deus).
Spurgeon nos diz que satanás sempre encontrará motivos para nos “dedurar”, isso porque somos pecadores e em algum lugar de nossa história cometemos algum pecado, algum deslise. Ele se vale de nossa história para nos acusar. Mesmo quando temos confessado os nossos pecados, o inimigo pode nos acusar.
3. Mas as acusações de Satanás contra os salvos não prosperam. Rm.8.31-39.
a. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra; provai e vede que o Senhor é bom” – Sl.34.7.
b. Somos defendidos pelo “Anjo do Senhor” – Hb.1.14. Já estamos libertos pelo sangue de Jesus e ninguém mais pode nos condenar.
c. Quando confessamos nossos pecados, Deus perdoa e se esquece deles.
1Jo.1.9 – “Se confessarmos os nossos pecados...”
Hb.10.16-17 – “Porei as minhas leis em seu coração..... e dos seus pecados jamais me lembrarei”.
d. Somos quais tições retirados da fornalha onde queimava
O Sumo Sacerdote Josué era assim – Zc.3.2. Um tição tirado do fogo - isto é, um alguém que estava para ser queimado com os demais tições; Deus o tirou do fogo. Os salvos são quais tições alcançados e libertos/tirados do fogo.
e. Crentes podem ser perseguidos, tentados, acusados, mas nenhuma condenação há mais contra eles.
Rm.8.31-39 – “Quem nos condenará? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Conclusão
Como você se sente?
Acuado e com medo de Satanás?
Vitorioso porque Jesus é o anjo de Deus que te guarda?
Só os crentes no Senhor Jesus Cristo têm essa proteção ou salvação – At.4.12
Deus troca as nossas vestes imundas por vestes purificadas (pelo sangue de Jesus). Aleluia! Assim, o diabo é derrotado - não pela nossa pureza, mas pelos efeitos do sangue de Jesus em nossas vidas!!!
Você ainda carrega os seus pecados, de modo que se ressente com a ideia de que Deus está olhando para você?
Tenha certeza de que Deus está presente e que seus pecados serão descobertos. Se eles não forem retirados de você por meio da cruz de Cristo, você será julgado pela maldição de Deus. Você será expulso da presença de Deus para o reino das trevas para sempre.
A santidade de Deus está diante de você e, se morrer em pecado, você estará perdido.
Jesus disse: “Se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (Jo 8.24).
Mas, não há motivo para isso. A Bíblia diz: “Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios…
Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm.5.6, 8).
O próprio Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo.5.24).
Seus pecados não serão escondidos de Deus e não escaparão do julgamento. Mas se confessá-los, se os descobrir e considerar-se um pecador e voltar-se para Cristo em fé, então seu pecado será removido e cravado na cruz. Assim, você será conduzido a Deus para conhecer seu amor e viver no presente como membro amado de sua família e, posteriormente, entrar na cidade onde não habitará mais o pecado, para sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more