Corra a corrida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Jovens, eu sei porque vocês não conseguem ir longe e sempre estão parando pelo caminho!
No atletismo existem diversas modalidades de corrida, que vão desde provas curtas como os 50 metros rasos em circuitos fechados até provas longas como as maratonas com seus 42 quilômetros de extensão. Um ponto importante a se observar é que cada tipo de corrida exige preparo, técnica e equipamentos específicos. Por exemplo: O jamaicano Usain Bolt que cravou record em cima de record nos 50 metros rasos, muito provavelmente não teria chances numa maratona de 42 quilômetros usando a mesma estratégia de corrida que o fez campeão nos 50 metros, pois enquanto os 50 metros exigem explosão muscular e intensidade, os 42 quilômetros de uma maratona exigem constância e resistência.
A intensidade vai te dar impulso, mas é a constância que vai te levar longe!
Hebrews 12:1–3 NVI
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
O escritor do livro de Hebreus nos diz que alguns já concluíram suas corridas e agora fazem parte de uma grande multidão de testemunhas que como se estivessem sentadas numa arquibancada de um estádio romano observam atentamente a nossa corrida.

Abandone o que te atrapalha

Hebrews 12:1 NVI
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
Com a imagem de um estádio cheio de gente e de uma corrida em mente, o escritor diz que algumas coisas podem nos atrapalhar da correr a corrida com perseverança, entre elas o pecado, mas não apenas o pecado. Livremo-nos (ἀποτίθημι (apotithēmi), VB. colocar de lado; remover - parar um estado ⇔ tirar — parar de estar em um estado ou condição; concebido como despir-se de uma peça de roupa) de tudo o que nos atrapalha para os primeiros leitores pode ser uma referência a remover pesos artificiais usados no treinamento dos atletas, mas não nas corridas. É mais provável, no entanto, que se refira ao costume grego de tirar as roupas para correr sem empecilhos.
Temos uma corrida a nossa frente e essa corrida deve ser realizada, ou corrida, com perseverança (ὑπομονή -ῆς, ἡ; (hypomonē), SUBS. perseverança; paciência; constância - resistência inabalável — o poder de suportar as provações ou o estresse). E por que com perseverança? Porque não se trata de uma prova curta, mas de uma prova de longa distância, logo a paciência, ou ainda constância se mostram essenciais.
Perseverar também é suportar a pressão e o estresse! Quanto mais você suporta, mais você avança.
O que está nos impedindo de correr?
O pecado com certeza é a maior âncora que podemos carregar, mas com certeza não são apenas os pecados que nos atrapalham, as tentações e as nossas fraquezas também nos paralisam. A gente vai correndo e no meio do caminho a gente vai pegando pedrinhas e colocando dentro da sacola e de repente já estamos carregando um saco de cimento nas costas. Assim fica difícil demais! Precisamos nos livrar desse peso morto: a pornografia, o sexo fora do casamento, os contatinhos, a ganancia, as amizades que nos separam de Deus, os relacionamentos tóxicos… Mas também o medo que nos paralisa, a amargura, os traumas passados. Jesus pode nos ajudar a nos livrar desse fardo! Jesus pode remover todo o peso do pecado, da culpa, das decepções! Jesus pode renovar as nossas forças e nos colocar de volta ao jogo!

Olhe para quem realmente importa

Hebrews 12:2–3 NVI
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
Nossos olhos devem estar fitos (ἀφοράω (aphoraō), VB. ver com atenção; considerar - olhar para (sem distração) — olhar para algo sem ter a atenção desviada.) em algo, ou melhor alguém. Nossos olhos devem estar fixados em Jesus, porque ele é o começo, o meio e o fim da nossa fé.
Tendo em vista Jesus, com os nossos olhos nele, podemos observar com mais detalhes algumas coisas em relação ao grande sofrimento que ele suportou:
Ele Jesus, suportou a cruz
Ele Jesus, desprezou a vergonha
Ele Jesus, assentou-se a direita do trono de Deus.
A crucificação era um modo tão vergonhoso de execução que era proibida para cidadãos romanos; além disso, os judeus acreditavam que ser pendurado em madeiro era ser amaldiçoado por Deus (Dt 21:23; Gl 3:13).
Jesus suportou tamanha vergonha e sofrimento, para que nós ao olharmos para ele não fiquemos nem cansados nem desamidados.
Pra onde você está olhando? Não corra pela diversão, corra por um alvo mais elevado.
Na corrida tradicional corrida de São Silvestre, que acontece anualmente no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo, você vai encontrar três tipos de “corredores”. Os que vão pela diversão, os que vão pelo objetivo de fazer a corrida e superar seus limites, e os quenianos que vão para ganhar a corrida.
Os que vão pela diversão vão fantasiados, com roupas super quentes e esses caras não estão levando a corrida a sério, eles não tem um objetivo de verdade, eles querem curtir o momento e se divertir, provavelmente não chegam muito longe e logo desistem.
Os que vão pela corrida e para superação de seus limites ou pela experiência, tem um objetivo em mente, fazer os 15 km, mas é uma prova com nível de dificuldade razoável, então alguns pensam, tudo bem se eu não conseguir subir a Avenida Brigadeiro, eu vou até onde der.
Os quenianos, os que vão para ganhar a corrida, estão ali para ganhar a corrida! Não existe outra opção. Não existe parar por causa da dor, porque esses caras sabem de onde eles saíram, o quanto tiveram que suportar para estar ali. Não existe parar por causa do cansaço, pois aquela pode ser a única oportunidade de colocar o nome na história e levar uma grana pra casa. Não existe desistir, porque na cabeça desse cara a corrida só acaba quando termina.
Jovem o nosso Senhor Jesus não suportou a cruz para que a gente seja o que corre pela diversão, ou pelo entretenimento, ou quem corre pra superar limites, em busca de uma experiência. O nosso Senhor Jesus venceu a morte na cruz para que a gente seja corredores de elite que tem como alvo Jesus Cristo e uma vida plena nele!

Conclusão

Hebrews 10:32–39 NVI
Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
A intensidade vai te dar impulso, mas é a constância que vai te levar longe!
Soli Deo Gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more