Devocional Salmo 20

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 56 views
Notes
Transcript

ORAÇÃO EM FAVOR DO UNGIDO DO SENHOR

INTRODUÇÃO

Os Salmos 20 e 21 são eventos de guerra geminados. O Salmo 20 é principalmente um cerimonial antes de uma batalha, enquanto o Salmo 21 é, basicamente, a celebração depois de uma batalha. Na teocracia, essas eram consideradas guerras santas, com uma cadeia de comando:
(1) O Senhor é o comandante e chefe sobre todos
(2) O rei-ungido é o general
(3) O povo teocrático são os soldados.
Todas as santas convocações, tanto antes como depois das batalhas, envolviam reuniões de oração e louvor dedicadas a Deus, que concede a vitória através do rei teocrático.

I - A ORAÇÃO DO POVO EM FAVOR DO REI-UNGIDO (v.1-5).

V.1 - Ninguem está livre de passar por momentos de dificuldade, até mesmo o rei temente a Deus precisava de oração e auxilio.
V.2 - Santuário = Templo / Sião = Jerusalém. Essas são designações sobre o lugar da presença simbólica de Deus na arca, a qual Davi havia recuperado e instalado em um tabernáculo no monte Sião. O desejo do povo era que o próprio Senhor defendesse, apoiasse e sustentasse o rei-general com sua presença extensa e poderosa.
V. 3 - A obediência fiel do rei ao realizar ofertas de manjares e holocaustos é apresentada como um motivo específico pelo qual o Senhor deve se lembrar dele com favor.
v.4 - A vontade do líder sabio é o bem do seu povo.
V.5 - Em nome do Senhor. A celebração da vitoria era certa e a glória para o Senhor.

II - A RESPOSTA DE CONFIANÇA DO REI-UNGIDO

V.6 - Encorajado pelo interesse sincero e pelas orações de seu povo, o rei se regozija por saber que o SENHOR enviaria todo o socorro necessário do seu santo céu e interviria com demonstrações maravilhosas da vitoriosa força de sua destra.
Ungigo = messias
V.7,8 - Confiança, orgulho e louvor não devem ser direcionados a alvos errados, mas apenas ao próprio Deus (Ex., Deuteronômio 20:1; Salmos 33:16,17; Isaías 31:1).
V.9 - O rei-ungido se junta ao povo na oração por vitória. Ele pede mais uma vez que o Senhor responda suas orações.

CONCLUSÃO

Nos também enfrentamos muitas batalhas em nossas vidas: Batalhas contra principados e potestades, batalhas contra os que se opõe ao evangelho, batalha contra a nossa carne e desejos pecaminosos…
Mas a nossa oração a Deus deve ser por força para que tenhamos a vitoria no nome do Senhor (Mateus 26.41)
Mateus 26.41 RA
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
A nossa oraçao confiança deve estar baseada no poder que tem o no Senhor (Pv 18.10)
Provérbios 18.10 RA
Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more