Disciplina: Provérbios
Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
Handout
Guia Cristão de Leitura da Bíblia Disciplina
Disciplina
Treinamento para correção do caráter, efetuado por Deus em amor e o qual produz maturidade e responsabilidade.
Quando se trata de falar sobre disciplina na Bíblia, o livro de provérbios contem mais de 50% do conhecimento do assunto.
Disciplina está ligada a uma vida de treinamento. Prática constante que que, pela repetição, ela vai se tornando parte da rotina e naturalmente estaremos praticando.
Disciplinar: Punir a fim de ganhar o controle ou impor obediência (Pv 19.18; Sl 39.1)
Treinamento: Treinamento para melhorar a força ou autocontrole (Pv 22.15; Pv 13.18; Pv 15.32)
Disciplina: A imposição de consequências dolorosas ou outras desvantagens a alguém por sua desobediência como parte de um processo de aprimoramento de caráter ou atitudes de alguém (Pv 15.10)
Ser disciplinado: Ser ou tornar-se sujeito a uma pena (como dor, vergonha, retenção ou perda) por uma ofensa a induzir algum comportamento (1Tm 1.20; 1Co 11.32)
Treinar: Desenvolver o comportamento de uma pessoa por instrução e prática. (Pv 22.6; 1Tm 4.7)
Disciplinar/Machucar: Golpeando com força para tornar (as olheiras ou o rosto) preto e azul (1Co 9.27)
Pv 1.1-3 “Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;”
Os textos de provérbios me ajudarão a viver de forma disciplinada! Eles me ajudarão a experimentar a disciplina. Isso resultará em uma vida justa, direita e correta!
Pv 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”
Para aprender e viver sabiamente, é indispensável temer a Deus! Essa é a base. Desprezar a disciplina é viver de forma insensata, ou seja, é ser negligente ou viver uma vida sem sentido.
PV 3.11-12 “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.”
A disciplina não envolve apenas um ato do ser humano para com o outro ou para consigo mesmo, mas Deus faz parte desse processo, e no ato de disciplinar os seus filhos, ele revela amor, cuidado, um desejo de ver o filho bem. Por isso, desprezar a disciplina de Deus é desprezar o seu amor.
Pv 5.12-14 “Você dirá: “Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão! Não ouvi os meus mestres nem escutei os que me ensinavam. Cheguei à beira da ruína completa, à vista de toda a comunidade”.”
As consequências de se desprezar a disciplina é a vergonha pública. A ruína expõe o caráter indisciplinado. Por isso, para evitar essas consequências terríveis requer primeiramente valorizar a disciplina. Enxergar a disciplina como um benefício, oportunidade, dádiva, benção.
Esse capítulo 5 de provérbios fala de forma extensiva sobre imoralidade sexual. Com isso, podemos concluir que na área das tentações da imoralidade sexual, requer da nossa parte uma disciplina rigorosa, pois, com a falta dela, certamente morreremos (Pv 5.23).
Pv 10.17 “Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.”
Diversas vezes, no paralelismo da poesia hebraica, a palavra disciplina está ligada a repreensão.
A consequência do desprezo da disciplina não nos faz viver apenas um caminho de morte, mas também influência outros a se desviarem do caminho da vida. A postura de desprezo da disciplina afeta outras pessoas.
Pv 12.1 “Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.”
Amar é aceitar, valorizar, se apegar. Quem ama a disciplina demonstra humildade, pois revela a disposição em aprender. Quem não quer a disciplina afirma que já sabe viver, e por isso ela despreza o conhecimento e se torna um tolo, ou uma pessoa sem juízo e bom senso.
Pv 13.18 “Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.”
Todos serão envergonhados ou honrados. Isso é inevitável. O divisor de águas está em como o homem encara a disciplina. É praticamente uma soma matemática: Disciplina+Desprezo=Vergonha…Disciplina+Acolhimento=Honra. A disciplina pode ser comparada com um tratamento médico. Você conclui que ele é necessário, quando enxerga sua real situação!
Pv 15.32 “Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.”
Alguém que faz pouco caso de si, aceita qualquer coisa nociva e põe em risco sua própria vida. Muitos põe em risco a própria vida ouvindo conselhos baseado no amor próprio. Mas quem preza pela sua alma, ou não quer prejudicar-se a si mesmo, aceita a repreensão e a disciplina.
Pv 22.15 “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.”
Problema do coração se resolve com disciplina. A insensatez é uma ameaça para a vida, mas ela está ligada a natureza do homem. Somos naturalmente insensatos. Para se salvar de algo que está em nós que a ameaça a nossa vida, a disciplina pode nos ajudar.
Pv 23.12 “Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.”
O coração é manejável. Muitas das nossas decisões estão baseadas em que o nosso coração deseja. Por isso nossos desejos devem ser calibrados. Para alcançar o coração, temos que abrir os ouvidos. Nossos ouvidos são a porta de entrada para preencher o nosso coração.
Pv 23.23 “Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.”
Nós compramos aquilo que precisamos como necessidade (como fazer compras), ou aquilo que desejamos investir (para adquirir mais lucro), ou aquilo que nosso coração mais almeja adquirir. Comprar a disciplina é entender que é uma necessidade, é lucrativa e que é valiosa. Mas para comprar, precisamos ter uma mudança de mente a respeito da disciplina. Temos que admirá-la. Enxergar a beleza que está por detrás dela a fim de que a amemos.