Integridade

O coração de Deus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Canções de adoração

Como é um privilégio louvar ao Senhor! Como alegra o coração declarar as grandezas no nosso Deus, reconhecer quem Ele é, e afirmar o nosso amor por Ele. Bendito seja o Deus das nossas vidas!
As canções fazem parte da vida humana desde os tempos mais remotos. Já em Gênesis 4.1, um homem por nome Jubal é citado como o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Adorar com cânticos também fez parte das primeiras orientações que o povo de Israel recebeu sobre como prestar culto a Deus.
Na Bíblia, há um livro que é uma grande coleção de canções, o livro dos Salmos. Infelizmente não há o registro das melodias dessas canções, mas suas letras têm permanecido por milênios como inspiração e ensino para o povo de Deus.
Diferente de outros livros da Bíblia, o livro de Salmos não é UM livro, mas a compilação de CINCO livros. Os estudiosos acham que entre o salmo mais antigo (90) e o mais recente (126) passaram-se aproximadamente 1.000 anos. E entre seu autores podemos listar Moisés, Davi, Salomão, Asafe, Heman, Etã e havia também um grupo chamado "Filhos de coré”.
Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas de minhas reflexões sobre o Salmo 15: 1- 5, que foi escrito pelo Rei Davi. Por favor, abra sua bíblia e acompanhe a leitura.
Psalm 15:1–5 NAA
1 Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que vive com integridade, que pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3 aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4 aquele que, a seus olhos, tem por desprezível ao que merece reprovação, mas honra os que temem o Senhor; aquele que jura e cumpre o que prometeu, mesmo com prejuízo próprio; 5 aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem age assim não será jamais abalado.

A Pergunta

Davi começou o seu salmo fazendo uma pergunta:
Psalm 15:1 NVI
1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?
Senhor, quem poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao lugar santo onde vives? (Bíblia Viva)
Senhor, quem pode achar refúgio na tua casa, e ficar contigo no teu santo monte? (IBS – Sociedade Bíblica Internacional)
Eu gosto de boas perguntas. Elas são como girar um trinco de uma porta para ver o que está no cômodo seguinte.
Essa pergunta feita por Davi é uma boa pergunta: que tipo de pessoa pode usufruir da presença de Deus? Quem pode ser hóspede permanente dele? Como são as pessoas que têm acesso livre à presença de Deus?
Como você responderia a Davi? Talvez ser um bom pai de família (ou uma boa mãe de família), vir aos cultos toda semana, contribuir fielmente com dízimos e ofertas, ajudar aos mais necessitados, ler a bíblia todo dia, orar durante as refeições, ser fiel à sua esposa ou esposo...
Embora todas essas atitudes sejam boas e desejáveis, nada disso é capaz de garantir um lugar na presença de Deus. Ele é sempre santo e nós, mesmo nos esforçando pra fazer tudo certo, continuamos sendo pecadores. Por isso, apenas pela graça de Deus, podemos receber esse presente. Apenas a confiança em Jesus como salvador, pode fazer com que um pecador, como nós, conviva com a perfeição de Deus.
Estou fazendo esse destaque para explicar que hoje não estamos falando de fazer algo para sermos salvos, mas sobre o que fazemos depois que somos salvos.
Davi nos convida a pensar sobre como é o jeito de viver das pessoas que já têm lugar certo nos grandes salões dos céus, porque Deus se alegra em recebê-lo. Essa é uma boa pergunta!
E o salmista não só perguntou, ele também respondeu. Em sua resposta, ele descreveu esse jeito de viver relacionando importantes áreas de nossas vidas:
(2) nossas atitudes: alguém que alegra o coração de Deus ao ponto de Deus desejar estar com ele... a) Vive com integridade, b) Pratica a Justiça e c) Fala a verdade de coração;
(3) nossas palavras: em sua vida diária, essas pessoas d) não difamam, e) não fazem mal ao próximo e f) não lançam injúria;
(4) nossas convicções: g) sabem censurar quem pratica o pecado e h) elogiar os que são fiéis ao Senhor e cumprem suas promessas, mesmo com prejuízo próprio e finalmente;
(5) forma como lidamos com o dinheiro: i) Não emprestam dinheiro com usura e não aceitam suborno.
Ao todo são nove maneiras de viver que alegram o coração do Pai. Mas hoje vamos nos deter apenas na primeira delas: VIVER COM INTEGRIDADE.

Integridade

A palavra usada no texto original e traduzida por integridade foi taw-meem. Ela tem um sentido de inteireza, de completude. O dicionário diz que integridade é o estado ou característica daquilo que não sofreu qualquer diminuição.
Já Warren Wiersbe, no livro “A Crise de Integridade” afirma que a integridade é para o caráter de uma pessoa a mesma coisa que a saúde é para o seu corpo.
(A) Uma pessoa íntegra não é dividida, não vive uma vida dupla. Em bom português, pessoas íntegras NÃO têm duas caras: uma para apresentar ao irmão da fé e outra para apresentar ao colega de trabalho; uma quando o amigo está presente e outra quando ele vira as costas; uma com a turma da faculdade ou do colégio e outra na reunião da igreja.
Houve um episódio cidade de Antioquia, narrado na carta aos Gálatas 2:11-14, quando o apóstolo Paulo questionou a integridade da atitude tomada por Pedro e outros discípulos.
Galatians 2:11–14 NTLH
11 Porém, quando Pedro veio para Antioquia da Síria, eu fiquei contra ele em público porque ele estava completamente errado. 12 De fato, antes de chegarem ali alguns homens mandados por Tiago, Pedro tomava refeições com os irmãos não-judeus. Mas, depois que aqueles homens chegaram, ele não queria mais tomar refeições com os não-judeus porque tinha medo dos que eram a favor de circuncidar os não-judeus. 13 E também os outros irmãos judeus começaram a agir como hipócritas, do mesmo modo que Pedro. E até Barnabé se deixou levar pela hipocrisia deles. 14 Quando vi que eles não estavam agindo direito, de acordo com a verdade do evangelho, eu disse a Pedro na presença de todos: “Você é judeu, mas não está vivendo como judeu e sim como não-judeu. Então, como é que você quer obrigar os não-judeus a viverem como judeus?”
(B) Uma pessoa íntegra não é age com fingimento. Em bom português, pessoas íntegras NÃO escondem o jogo; não camuflam seus problemas; não apresentam uma falsa imagem sobre si mesmas, não fingem ser ou fazer o que não são e não fazem. Pessoas íntegras são honestas e leais consigo mesmas, com os outros e com Deus.

Protegendo a Integridade

Não é fácil construir essa tríplice integridade: consigo mesmo, como os outros e com Deus! Exige determinação no agir, fidelidade aos princípios de Deus e sabedoria. É um trabalho árduo.
Por outro lado, destruir a própria integridade, às vezes construída durante anos, com as próprias mãos, é muito fácil. Basta andar displicente pela vida e dobrar nas esquinas erradas.
Por isso, eu gostaria de ajudá-lo proteger sua integridade e apresentar algumas esquinas nas quais você NÃO deve dobrar. Assim, você vai caminhar na direção de uma vida que alegra o coração do Pai. Essa esquinas que você deve evitar, para viver de maneira íntegra, foram reveladas pelo apóstolo João em sua primeira carta (1João 1.5-10)
1 John 1:5–10 NVI
5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

HIPOCRISIA

Mentir aos outros sobre si
A primeira esquina que devemos evitar é a esquina da HIPOCRISIA, que é aparentar o que de fato não somos. Veja o que apóstolo João diz sobre isso:
1 John 1:5–6 NTLH
5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz , e não há nele nenhuma escuridão . 6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações.
Veja que João começou lembrando seus leitores sobre integridade de Deus: com ele está tudo às claras, ele não tenta parecer o que não é. Quem deseja estar na companhia de Deus tem agir do mesmo jeito. Já quem dobra na esquina da hipocrisia segue um caminho que destrói a integridade e vai para longe de Deus.
Falta integridade e sobra hipocrisia quando (1) se vai à igreja, dizendo com isso que quer andar na luz, mas na verdade se vive a vida nas sombras dos seus pecados;
Falta integridade e sobra hipocrisia quando (2) se fala de amor e de perdão, mas se guarda mágoas profundas em seu coração;
Falta integridade e sobra hipocrisia quando (3) se finge amar alguém que na verdade não se suporta;
Falta integridade e sobra hipocrisia quando (4) se é dissimulado na atitudes querendo se aceito pelos outros e até por Deus;
Falta integridade e sobra hipocrisia quando (5) quando se é do tipo que diz faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
A esquina da hipocrisia nos afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai. Como anda a sua vida sobre essa questão?

AUTO-ENGANO

Mentir a si mesmos sobre si
A segunda esquina que precisamos evitar é a esquina do auto-engano, que é quando mentimos a nós mesmos sobre quem somos. Veja o que  o apóstolo diz no verso 8:
1 John 1:8 NVI
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
A pessoa começa enganando os outros. Mas, por algum tempo, ainda preserva a consciência dos próprios erros. Então, a mentira vai ficando desconfortável a tal ponto que ela passar a acreditar naquilo que inventou como se fosse verdade.
Mentir para si mesmo é terrível! É a construção de um castelo de ilusões, erros e enganos sobre si mesmo, porque parece impossível conviver com quem se é de verdade.
O Auto-engano é uma tentativa de se fazer aceito, de ser amado, por aquilo que ainda não somos e ainda não fazemos. Uma presa que Deus não tem. Um forma destrutiva para si e para os outros. Por isso o sujeito que luta com a mentira chama suas mentira de meias-verdades;
A irmã que tem dificuldade para resistir à mentira, disfarça sua luta dizendo para si mesma que precisa saber melhor o que aconteceu para orar com mais objetividade;
O casal que luta contra o amor ao dinheiro, que cresce feito mato rasteiro, fala entre si e em suas orações falam do seu desejo serem abençoados por Deus com prosperidade e do sucesso;
O irmão que luta contra a religiosidade vazia, e vem todo domingo para o culto feito um zumbi (não fala, não ouve e não vê) fala para si mesmo que está cumprindo suas obrigações bem mais que os outros e que ninguém tem o direito de apontar o dedo para ele; Mente-se para si mesmos quando não se confia em Deus. Quando se tem medo de pedir a Ele que revele quem realmente somos, e nos transforme à imagem de Jesus.
Para viver via íntegra e usufruir da companhia do Senhor, passe reto na esquina do auto-engano. Quem dobra nela se afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai.

APOSTASIA

Mentir a Deus sobre si
Quando caminhamos pela cidade, uma esquina leva a outra; da mesma maneira, no caminho que destrói a integridade, um pecado leva ao outro.
Quem dobra a esquina da hipocrisia e avança pela esquina do auto-engano, pode terminar na esquina da apostasia, colocando sua integridade ver sua integridade completamente corroída.
A esquina da apostasia é mentir a Deus sobre quem é. Uma tentativa é convencer a Deus de que se é uma boa pessoa e de que seus pecados não são tantos assim que possam incomodar a Deus. Essa é esquina da apostasia, porque quem dobra nela está abandonando a fé e chamando Deus de mentiroso. vejamos o texto bíblico.
1 John 1:10 NVI
10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Com muita simplicidade, João completa seu argumento afirmando que a integridade deve fazer parte da maneira de viver daqueles que foram alcançados pela Palavra de Deus. E isso inclui reconhecer humildemente as próprias dificuldades.
A esquina da apostasia nos afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai.
Se fomos alcançado pela Palavra, não podemos viver divididos, fingindo para todos. Quando escondemos nosso pecado do outros, de nós mesmo e até de Deus dizemos que Ele é mentiroso. Deus sabe quem somos, não precisamos nos esconder. Não precisamos fazer como Adão e Eva no jardim que se esconderam quando ouviram a voz de Deus chamando por eles.

Palavras finais

Senhor, quem poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao lugar santo onde vives? (Salmos 15:1 - Bíblia Viva)
Senhor, quem pode achar refúgio na tua casa, e ficar contigo no teu santo monte? (Salmos 15:1 - IBS – Sociedade Bíblica Internacional)
Nossa caminhada hoje começou com o salmo 15, escrito por Davi, e a pergunta que ele fez: como é a vida de alguém que alegra o coração de Deus ao ponto de Deus desejar sua companhia?
A primeira resposta de Davi foi que a vida dessas pessoas é vivida com integridade! São pessoas que não têm duas caras, nem escondem o jogo. Pelo contrário, são transparentes e honestas
Depois, aprendemos com o apóstolo João que a integridade é tríplice. É dizer a verdade sobre quem somos para outros, para nós mesmo e para Deus evitando as esquinas da hipocrisia, do auto-engano e da apostasia.
Pode ser que hoje a luz da Palavra de Deus tenha começado a entrar pela fresta da sua alma e esteja revelando quem você é. Não feche a porta. Não tenha medo da luz. Ouça o que o apóstolo João escreveu no verso 7:
1 John 1:7 NVI
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Corra para aquele que é a luz do mundo, o Senhor Jesus. Corra para ele de braços abertos. Confesse seu pecado e seja curado! Sabe qual vai ser a reação do Pai?
Primeiro, ele vai abrir um grande sorriso de alegria por que você decidiu pela integridade. Depois, ele vai cumprir o que prometeu através da Sua palavra que diz...
1 John 1:9 NVI
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more