SOMOS LIVRES
SOMOS LIVRES • Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Somos livres, sim ou não ? (esperar resposta da igreja)
Do quê somos livres ?
Pra quê somos livres ?
Esse é um dos muitos textos que trata do tema “Liberdade ”. Em muitas ocasiões lemos sobre a obra libertadora de Cristo e ele mesmo nos ensina sobre isso em algumas passagens. Portanto, o tema principal desse texto é a liberdade que agora temos em Cristo.
Certamente, essa liberdade implica em libertação que é entendida como sendo o resgate da culpa e do poder do pecado -
“e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. “ Rm 6.18,
consequentemente de uma consciência acusadora -
“e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hb 10.21–23.
da ira de Deus -
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Rm 5.1”
das garras de Satanás -
“...por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.” Hb 2.14–15.
Embora todas essas questões estejam implicitas no conceito de liberdade que Paulo trata aqui, o contexto indica que ele está pensando particularmente em ser liberto da “lei”, ou seja, ser liberto daquela maldição que a lei pronunciou contra o pecador que esteve tentando com extremo esforço alcançar sua própria justiça , mas que agora, pela graça de Deus, se achegou a Cristo e à salvação que nele há.
Também está subentendida a libertação do medo, medo que surge da idéia errônea de que para alguém ser salvo precisa obedecer estritamente à lei cerimonial e à lei moral, e a consciência opressora de saber que jamais satisfará tais exigências da lei.
O texto então apresenta a noção de que foi para a Liberdade que Cristo nos libertou. No mundo antigo os escravos eram comprados com dois objetivos:
1 - para continuar escravo
2 - para ser liberado
Entretanto, além de nos comprar para nos colocar em liberdade, Deus nos adotou como filhos em sua família.
Somos livres pra quê ?
Liberdade não é o direito de se fazer o que quer. Portanto, estamos falando de uma liberdade de algo, e não para algo. Somos livres para sermos o que Deus espera de nós.
Quando pensamos assim, entendemos que liberdade é a condição de viver sem ser escravo - parece óbvio, mas quando vivemos fazendo a nossa própria vontade, e a nossa vontade sempre nos leva a pecar pq somos maus, ao invés de sermos livres, nos tornamos escravos João 8:34 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.”
Precisamos manter nossa liberdade
Depois de explicar a obra de Cristo em nós, recebemos um alerta quanto a um perigo que nos cerca. O perigo de voltar a ser escravo…a ordem aqui é ser como aquele soldado que resiste no meio do campo de batalha, que não recua, que luta até o fim e vence. Não é como começamos, mas como terminamos que importa :
“Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama.” Gálatas 5:7-8
“Permanecer firme” - equipara-se à árvore que finca as suas raízes no solo não só para resistir aos ventos e tempestades, mas para extraír seus nutrientes. A capacidade de resistir na condição de livres vem daquele que nos libertou ser mantivermos nossa comunhão com ele. Para se defender contra tentativas de nova dominação é necessária a incessante prática da liberdade a partir de Deus.
É por isso que nos é dito: Estejam firmes na fé (1Co 16:13), persistam no Senhor (Fp 4:1), estejam firmes no Espírito (Fp 1:27), nas tradições apostólicas (2Ts 2:15), resistam na armadura de Deus (Ef 6:11,14).
Infelizmente, muitos tem abandonado a liberdade que possuem em Cristo pela comunhão legalista e ditatorial, na qual preferem ser vigiados e manipulados por outros. Como adultos voltando ao berço.
Ou, em outros casos, vemos alguns que tendo experimentado a comunhão com o Pai, decidem virar as costas para ele e trabalhar como escravo na podridão do pecado, como o filho pródigo.
Outra vez não
O texto deixa claro que o perigo da reincidência é real e que os Gálatas estavam se apoximando de um novo controle sobre a vida deles. Depois de resgatados do paganismo, estavam se colocando sobre o controle do legalismo.
Muitos, buscam desculpas para oferecerem seus pescoços à coleira do pecado, rejeitando assim a obra sobrenatural realizada na cruz do calvário.
Você foi livre para escolher o que é bom, e é uma obediência em amor. Diferente da sua condição anterior de escravo, você pode escolher o que te edifica e dá vida.
Co