Salmo dos dois caminhos
Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Salmo dos dois caminhos (Sl 1)
Salmo dos dois caminhos (Sl 1)
De forma clara temos aqui dois caminhos: (1) caminho dos justos; (2) caminho dos ímpios.
“Caminho” = jornada/viagem; modo de viver/proceder; costume; conduta moral.
1. Caminho dos ímpios - O CAMINHO QUE NÃO DEVEMOS TOMAR
Ímpio/pecador/escarnecedor = pessoa má que vive segundo os seus próprios desejos e planos; alguém que por sua conduta, vira as costas para a bênção do Senhor e para as Suas verdades fazendo chacota delas; alguém que desdenha do Senhor.
Os ímpios são como a palha que o vento desperça: não tem rumo certo, vive sem direção.
Não prevalecerão no juízo, nem na congregação dos justos. Os ímpios serão julgados e condenados; não poderão estar com os salvos (Ap 22.14-15).
Esse caminho perecerá.
2. Caminho dos justos - O CAMINHO QUE DEVEMOS TOMAR SEMPRE
O justo é bem-aventurado = felize, abençoado; alguém que tem um elevado grau de felicidade.
Os justos não andam no conselho dos ímpios (não ouvem os seus planos e suas sugestões), não se detém no caminho dos pecadores, nem se assentam na roda dos escarnecedores.
Isso não significa que os justos não estejam no mundo. Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.14-18). Estando no mundo sem pertencermos a ele, temos de brilhar mostrando a luz do Senhor (Mt 5.14-16; 1Jo 1.5-7).
Eles são assim porque o prazer deles está na lei (códigos e instruções) do SENHOR e nela medita de dia e de noite. Meditar: não é esvaziar a mente; mas refletir, pensar seriamente e considerar aquele ensino; falar em voz alta (Sl 37.30; 71.24).
Os justos buscam cada vez mais conhecer a vontade do Senhor em Sua Palavra e se familiariza com ela mais e mais. O seu prazer está verdadeiramente na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite, sempre.
Aqueles que meditam na lei do SENHOR não são secos, mas cheios de vigor que vem de Deus. São comparados com árvores que dão fruto, cujas folhas não murcham. Uma árvore não cresce por si só; é o Senhor quem lhe dá a vida e a sustenta.
Esse caminho é conhecido pelo SENHOR.
O justo/crente, justificado por Jesus Cristo, que vive unido ao Senhor será bem sucedido em tudo o que fizer NO SENHOR, pois sem Ele não podemos fazer nada (Jo 15.5).
Conclusão
Em que caminho estamos?
Você e eu somos os justos ou somos os ímpios?