Tema. Somos indescupaveis dinte de Deus.

Romanos   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Rm. 2.1-11

agngngn

v\bfnfzgngfn
ideia centarl: nossas praticas pecaminosas nos tornam indecsupaveis diante de Deus.
transiçao: vejamos nesta manhã quais particas nos tornam indescupaveis diante de Deus.
introdução
Estudos Bíblicos Expositivos em Romanos (Capítulo 5: Nenhuma Parcialidade (Romanos 2.1–16))
Depois que Jonathan Edwards terminou de pregar um de seus instigantes sermões sobre o julgamento de Deus e a ameaça de danação eterna no inferno, um de seus paroquianos gritou: “Mas, Sr. Edwards, não existe nenhuma misericórdia em Deus?”. Edwards lembrou aos presentes que deveriam esperar até o domingo seguinte para receberem aquela parte da mensagem. O mesmo é verdadeiro nesse caso ao chegarmos a Romanos 2
1. viver aparentemente bem. vs. 1-3
v.1
indescupavel: sem desculpa.
imperdoável adj. — estar sem uma defesa mostrando que uma ação é razoável ou necessária.
Estudos Bíblicos Expositivos em Romanos Capítulo 5: Nenhuma Parcialidade (Romanos 2.1–16)

Portanto, és indesculpável, ó homem (v.1). À luz de tudo o que ele acabou de colocar diante de nós sobre a rejeição e supressão da autorrevelação manifesta de Deus que todos conhecemos com clareza, e à luz do seu eterno poder, divindade e santidade, os pecados cometidos pelas pessoas merecem a morte.

julgas: pleiteio; julgo; censuro, condeno; “avalio”; penso; “tomo” (decisão), decreto, determino, resolvo
julgar; krino; é a raiz da palavra ipokritens; hipocrita.
quem quer que seja: inteiro adjs. — constituir toda a quantidade ou extensão; completo.
a ti mesmo te condenas: condenar (declarar culpado) v. — pronunciar a culpa e uma sentença punitiva a alguém em um contexto jurídico.
na igreja de Roma havia um problema:
os gentios eram idólatras. Boa parte dos judeus, por meio de sua autorretidão, estava fazendo de si mesmos um ídolo. Boa parte dos gentios se recusava a se arrepender. Mas boa parte dos judeus, a seu próprio modo, fazia o mesmo.
Romanos 3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8)

Além disso, como demonstra o apóstolo em 2.21–23, muitos pecados específicos eram cometidos tanto por judeus quanto por gentios, cada um a seu próprio modo.

ex. Mt.7.1-4
Mateus 7.1–4 RA
Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

Basicamente ele está afirmando: “Quem vocês pensam que são? Vocês condenam os gentios e, no entanto, fazem as mesmas coisas que eles”. Essa é a essência da hipocrisia

Estudos Bíblicos Expositivos em Romanos (Hipocrisia)
Embora essas palavras tenham sido dirigidas especificamente aos judeus, há uma aplicação universal da passagem. O que era verdadeiro para Israel é verdadeiro para nós – se condenamos outras pessoas por fazerem o que fazemos, então, pela nossa condenação deles, estamos demonstrando nossa consciência do erro inerente a certas atividades, e estamos, de fato, condenando-nos a nós mesmos. sproul
v. 2
juizos de Deus;
julgamento divino s. — um comando ou decisão de Deus concebido no domínio jurídico; como se um decreto feito por um juiz, ou por uma corte, estivesse inserido no registro da corte.
Romanos (3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8))
O juízo de Paulo é que, em última análise, os critérios humanos, sejam sobre nós ou sobre outrem, não contam. O juízo divino, em contrapartida, é inescapável:
v.3
pensas que vai escapar: escapar v. — fugir ou evitar confinamento ou perigo de maneira bem sucedida.
tambem passar despercebido.
do juizo de Deus:
julgamento divino s. — um comando ou decisão de Deus concebido no domínio jurídico; como se um decreto feito por um juiz, ou por uma corte, estivesse inserido no registro da corte.
Romanos (3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8))
Uma razão para a sensação de segurança – falsa segurança, naturalmente – já foi apresentada, a saber: “Sendo judeu, estou de posse da santa lei de Deus.” Agora acrescenta-se uma segunda razão para essa infundada tranquilidade, a saber: “Não fui abandonado por Deus a uma vida de escandalosa imoralidade
Estudos Bíblicos Expositivos em Romanos (Sem Escape)
Todos pensam que haverá uma saída, um modo de escapar do Deus onisciente, santo e justo, mas não há maneira de escapar ao julgamento a não ser pelo caminho que esse Deus santo providenciou para o mundo, isto é, o caminho da cruz. Não desejamos esse caminho; desejamos encontrar um escape, entretanto, não existe nenhum.
2. viver segundo a dureza do coração. vs. 4-7
v. 4
arrependimento:

μετάνοια, -ας, ἡ, mudança da mente, mudança do homem interior — Souter; a mudança profunda e radical da mente, incluíndo as faculdades de percepção, comprensão, emoções, juízo e vontade, que o Espírito de Deus opera num homem, na experiência da salvação; quase sinônimo de regeneração; arrependimento;

Romanos (3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8))
Observe o grande contraste entre a disposição arrogante do judeu justo a seus próprios olhos, que resiste à conversão, e a bondade de Deus, que busca conduzi-lo à conversão
Estudos Bíblicos Expositivos em Romanos (Sem Escape)
Você considera que, porque Deus é bom ele não julgará?”. Esse é o mito religioso mais impregnado em nossa cultura hoje. Deus é visto como um menino de recados às nossas ordens, um Papai Noel celestial. Tudo o que temos a fazer é chegar e pedir o que desejamos, e ele providenciará para nós.
v. 5 dureza de coração
sem sentimentos ⇔ dureza de coração s. — uma adesão intransigente e implacável às próprias ideias ou desejos.
tambem traz a ideia de teimosia.
Romanos (3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8))
Contra a fantasia dos que estavam constantemente condenando outras pessoas, porém se recusavam a converter-se (vs. 3–4), o apóstolo, então, revela a verdadeira situação. Informa-lhes que, ainda quando a ira de Deus ainda não tivesse alcançado o judeu da mesma maneira que já havia alcançado o gentio, isso não significa que nunca será derramada sobre ele. Simplesmente indica que, por certo tempo, o castigo dele [judeu] está suspenso
dia da ira: ira (castigo) s. — o cumprimento punitiva da indignação de Deus com o pecado; talvez descrevendo uma raiva longamente construída.
justo juizo: condenação justa s. — o ato (e consequências) de condenação por um juiz honesto e justo.

quando uma pessoa comete nove assassinatos, ela vai a júri pela contagem de nove assassinatos, não apenas um. Da mesma maneira, Deus considera cada um dos pecados que cometemos em pensamento, palavra ou ato. Cada um é exposto ao perfeito julgamento de Deus segundo a verdade.

Todas as vezes que pecamos sem nos arrepender, estamos depositando ira futura na conta do julgamento de Deus.

v.6 perseverando em fazer o bem: resistência inabalável s. — o poder de suportar as provações ou o estresse; especialmente a fortaleza interior necessária.
Romanos (3. Os Judeus Também Necessitam Dela (2.1–3.8))
Admitindo-se que o homem não pode pôr em prática seus deveres nem se desincumbir de suas responsabilidades com suas próprias forças, é a ele, porém, que uma tarefa se destina. Deus não assume essa tarefa por ele. Mas, em sua graça e seu amor soberanos, Deus retribui ao homem sua fidelidade em realizar aquilo que lhe foi designado.

Somos justificados pela fé somente, mas nosso galardão no céu será distribuído de acordo com as nossas obras

Agostinho disse que ao distribuir galardões de acordo com nosso nível de obediência, Deus está coroando sua própria obra em nós. No dia do julgamento, seremos julgados de acordo com nossas obras. Deus submeterá a nossa vida a um escrutínio rigoroso.

v. 8
ira e indignação:
punição ⇔ fúria s. — a punitiva ação da justa indignação de Deus contra o pecado; Talvez descrevendo uma ira que se acendeu rapidamente.
contra os ambiciosos: ambição egoísta s. — uma forte motivação para o sucesso pessoal sem inibições morais.
3. viver achando que está livre de condenação. vs. 9-12
v.9 tribulação e angustia virao.
a ideia é de castigo eterno.
Romanos (B. A Miséria dos Perdidos)
hendrksen Quanto ao significado, aqui nos versículos 9 e 10, é reforçado o fato de que não é o que a pessoa imagina sobre si mesma, mas o que ela realmente é aos olhos de Deus, como demonstrado por sua vida, suas obras, que determina o que lhe acontecerá no juízo final. Isso vale para toda “alma humana”, ou seja, para cada pessoa viva.
v.10 glória, porém, e honra, e paz.
bênção de paz s. — um estado de paz é bênção ou favor de Deus.
tambem volytado a morad no ceu.
v. 11 acepção de pessoas
parcialidade s. — uma inclinação para favorecer um grupo ou vista ou opinião sobre alternativas; especialmente considerado uma injustiça.
conclusao

Não podemos chegar diante de Deus e dizer: “Fui membro de uma igreja”, ou, “Sou descendente de Abraão”. Isso não quer dizer nada. Deus retribuirá a cada pessoa de acordo com seus feitos; Deus não tem preferências.

Related Media
See more
Related Sermons
See more