Somos um Corpo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 30 views

Fomos chamados para fazer parte de UM corpo, onde celebramos a diversidade e nos comprometemos uns com os outros

Notes
Transcript

Somos um Corpo

Introdução

Bud Wilkinson, ex-treinador de futebol da Universidade de Oklahoma foi abordado por um repórter que lhe perguntou: "Sr. Wilkinson, qual seria a seu ver a contribuição do futebol moderno para a forma física ?" O repórter esperava um longo discurso .
Mas o treinador respondeu:"Absolutamente nada."
O jovem repórter  olhou-o espantado, agitou-se  e finalmente balbuciou: O Sr poderia explicar?
Claro. Defino o futebol como 22 homens no gramado que precisam desesperadamente de descanso e 50.000 pessoas no estádio que precisam desesperadamente de exercício.
Isso acontece em nossa igreja, Poucos estão envolvidos precisando de descando enquanto muitos estão precisando se envolver.
Não quero constranger você, mas é possível que muitos não tenham entendido o que significa ser igreja. Você dá o dizimo, você convida as pessoas para a igreja, você vai para casa e tenta aplicar os sermões... Você provavelmente pensa que está indo bem, mas ainda assim... A igreja é mais uma atividade para você.
Muitos de nós tratamos a igreja como um adolescente trata as meninas. Tenho que manter minhas opções abertas e me certificar de não me comprometer com ninguém caso algo melhor apareça. Então eu venho, sento, observo e vou embora quando eu puder. Amigos, isso não é igreja!!
Hoje igreja tem sido uma espécie de lugar terapêutico, um lugar onde você encontra conforto, uma palavra de que está tudo bem com você e você é capaz de ter “sucesso” em sua vida individual com seu esforço.
Buscamos uma Igreja a la carte, como em um restaurante, para me servir o que gosto.
Em 1Coríntios 12 Paulo começa falando sobre a importancia dos dons que Deus nos deu para servirmo à igreja. Os Corintios estavam se orgulhando de alguns dons e buscando por dons “mágicos” onde eles pudessem ser destacados. Os dons eram sinonimos de pessoas que queriam aparecer.
Agora paulo nos orienta sobre o que de fato é a igreja.

1 - Somos um corpo, que trabalha em unidade

1Coríntios 12.12–13 NAA
12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Um corpo tem um monte de partes diferentes que são necessárias para funcionar corretamente. É bastante alucinante certo? De acordo com a Wikipedia... o corpo tem 206 ossos, mais de 600 músculos esqueléticos, cerca de 60 elementos químicos, incluindo chumbo, cobre, alumínio e arsênico. Muitas dessas coisas por si só são venenosas, mas quando combinadas com as outras, elas compõem a glória que está diante de mim aqui.
Apenas nesses dois primeiros versículos Paulo repere a palavra “UM” cinco vezes. Isso diz que o verdadeiro corpo de Cristo é UM SÓ, pelo poder do espírito.
O corpo tem que trabalhar em conjunto. As peças não podem funcionar independentemente. Isso seria para meu mal. Meu estômago quer comer tudo frito. Meu coração diz ei filipe, se você fizer isso, você morre. Em vez disso, o coração e o estômago trabalham juntos para um objetivo: manter-me vivo.
Eu sei que todo mundo vem à igreja com pelo menos uma ideia um pouco diferente de como a igreja deve ser. Você acha que eu deveria pregar de uma certa maneira, a música deveria soar de uma certa maneira, e devemos priorizar certos ministérios. E não estou dizendo que você está errado. Espero que tenhamos diferenças, na verdade estamos prestes a falar sobre isso. MAS, como lidamos com nossas ideias diferentes é tudo.
Interessante que Paulo diz que nós somos um corpo assim como o MESSIAS. Ele não diz assim como a igreja, mas assim como o Messias. Isso mostra que não estamos falando apenas de um culto, mas um corpo que representa o próprio Cristo na terra, estamos falando de toda a comunidade de Cristo.
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja A Igreja é um Corpo (12.12–31)

O corpo é uno. Sua principal característica é a unidade. Todos os que crêem em Cristo são um, fazem parte do mesmo corpo, da mesma família, do mesmo rebanho. Essa unidade não é organizacional nem denominacional, mas espiritual. Nós confessamos o mesmo Senhor (12.1–3), dependemos do mesmo Deus (12.4–6), ministramos no mesmo corpo (12.7–11), e experimentamos o mesmo batismo (12.12,13).

O Sangue de Jesus é como podemos ser um corpo unido.
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja A Igreja é um Corpo (12.12–31)

Pode ser difícil estabelecer a unidade entre meus pés, minhas mãos e meus rins. Contudo, o mesmo sangue alimenta esses membros e todos os outros.

O sangue fornece vida aos membros e se impedirmos o sangue de chegar a alguns deles, esses morrerão rapidamente. O que é que me enxerta e me insere no corpo de Cristo? O que me torna um membro do Seu corpo? É o sangue do Cordeiro! Assim como o sangue é o elemento que unifica o corpo, o sangue de Cristo nos torna um.

Ninguém pode fazer parte da igreja a não ser por meio da expiação, da obra da redenção operada pelo sangue de Jesus Cristo. Ninguém entra na igreja sem primeiro ter se apropriado dos benefícios da morte de Cristo e do Seu sangue derramado.

APLICAÇÃO:
Você precisa parar de namorar a igreja e se juntar a ela! Novamente, não precisa estar aqui, mas precisa estar em algum lugar. Você precisa abrir mão dessa autonomia porque ouça... A mão não é um corpo por si só. Ele precisa do resto das partes e Deus está dizendo, por mais falho e confuso que essas outras partes do corpo possam ser, por mais assustador que seja juntar-se a eles, isso é muito melhor do que ser uma esmola por conta própria.
Nossa cultura nos diz que a felicidade vem quando você se concentra em si mesmo. No entanto, isso nunca entrega. Quanto mais nos concentramos em nós mesmos, mais obcecados e eventualmente escravizados nos tornamos para buscar algum senso abstrato de felicidade. Nossa falta de compromisso com os outros não nos dá a verdadeira liberdade e felicidade. Mas Deus nos diz que há realmente liberdade em esquecer de si mesmo. Em se perder em Cristo e se concentrar em servir aos outros. No compromisso que você pensa inicialmente negar-lhe a liberdade, você realmente a encontra. Ao servir aos outros, você realmente encontra alegria em sua própria vida.

2 - No corpo de Cristo, celebramos a diversidade

1Coríntios 12.14–20 NAA
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como ele quis. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
Aqui Paulo é tão simples que fica fácil ensinar até para uma criança: UM corpo não é um monte de pés!
É um monte de partes diferentes. Ouça o que isso significa: unidade não significa uniformidade!
A única vez que há uniformidade no corpo humano... .é quando ele se decompõe depois de muito tempo morto. Tudo vira pó. Ninguém quer isso. E muitas vezes a uniformidade no corpo da igreja pode ser um sinal de morte espiritual.
Devemos celebrar a diversidade de dons e pessoas no corpo de Cristo, é bom que isso exista, isso faz com que nosso ministério seja complementado pela participação de todos.
Eu já me senti muito mal por não possuir algunas caracterpisticas que eu gostaria. Olhava para pessoas como WIlliam, Pr. Gilsom que são tão relacionais, pastorais e animados. Eu me sentia mal por não ser como eles. Mas é errado pensar assim, somos um corpo onde a diversidade de dons nos complementa.
Outra implicação ainda mais direta é que isso significa que nem todos terão as mesmas paixões ministeriais que você. Alguns serão mais apaixonados pela plantação de igrejas no exterior, alguns pelo cuidado das pesoas, alguns pelo evangelismo local para os necessitados, alguns pelo ensino. E você fica tentado a pensar... bem, eu não vejo esta igreja se engajando no ministério para um certo segmento da sociedade pelo qual sou apaixonado, então vou sair. Espere um segundo... .talvez você seja o cotovelo que está faltando.
Tenho notado que muitos estão critiando ou decepcionados com alguma coisa da igreja, por isso desistem e buscam outros lugares. Cuidado, você foi chamado para fazer parte do corpo e tambem ser agente de transformação.

3 - Você precisa do corpo e o corpo precisa de você.

1Coríntios 12.17–23 NAA
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como ele quis. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Os olhos não podem dizer à mão: “Não precisamos de você.” E a cabeça não pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês.” 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários, 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra. Também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra,
Imagine se todo o seu corpo fosse um olho. Você seria como Mike Wazowski da Monster's S.A. Exceto sem a boca, orelhas, pernas e braços. Apenas... um olho. E ele diz onde seria a audiência? Onde estaria QUALQUER COISA? Não só pareceria bizarro, como não funcionaria. Nem funcionaria se você fosse um monte de olhos. Esse é o versículo 19. Apenas um punhado de olhos? Pareceria aterrorizante e não seria capaz de viver porque não há órgãos vitais.
É um ponto bem humorado, mas MUITO direto: você precisa dos outros e os outros precisam de você. Nenhuma parte do corpo tem tudo o que precisa. Alguns de vocês são a boca... apenas verifique com seus amigos que eles vão afirmar. Você precisa do cérebro e da mão. O cérebro para saber quando você precisa ficar quieto e a mão para te calar. O ombro precisa do dedo para coçá-lo. O Nariz precisa do dedo para pegá-lo. ATÉ as partes ocultas do corpo são importantes!
Paulo está dizendo que certas partes do corpo não são como... .apresentável. Então nós os cobrimos.
É fácil para alguns de vocês pensarem que, por não estarem aqui pregando ou cantando, vocês são de alguma forma menos importantes para o corpo de Cristo. Ouça, você tem que matar isso.

4 - Um corpo onde “ninguém larga a mão de ninguém”

1Coríntios 12.25–26 NAA
25 para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele.
A razão pela qual damos honra uns aos outros e cuidamos uns dos outros é porque estamos todos juntos nisso. Você sabe bem disso... se uma parte do seu corpo se machucar, as outras partes tambem sofrem.
Me lembro bem de quando fechei a porta do carro no meu dedo. Surgiu uma bolha de sangue por baixo da unha que doía e me incomodava terrivelmente. Não conseguia dormir, parecia que todo o corpo sofria e eu não conseguia pensar em mais nada. Até que em um ato de desepero eu furei minha unha com uma agulha quente e deixei aquele sangue que estava debaixo da unha sair. Foi um alívio imediato.
Isso acontece com o corpo de Cristo, se um mebro não está bem, toda a comunidade está doente.
Quando um sofre todos sofremos juntos e se um é honrado todos nos alegramos juntos. Não deve haver divisão no corpo. A única razão para a divisão é quando uma parte do corpo está prejudicando ativamente o resto. Uma igreja nunca deve ser dividida sobre personalidades ou preferências.
Ouça: a razão pela qual você deixa uma igreja é porque você acredita que a mensagem e/ou missão da igreja foi corrompida ou totalmente perdida?
Triste ironia - temos visto igrejas divididas em coisas superficiais como estilos de adoração e conflitos de personalidade, mas toleram todos os tipos de problemas doutrinários.

Para concluir

1Coríntios 12.27–31 NAA
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo. 28 A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas. 29 Será que são todos apóstolos? Será que são todos profetas? Será que são todos mestres? São todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? Todos falam em línguas? Todos têm o dom de interpretar essas línguas? 31 Entretanto, procurem, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
Todos os membros da igreja têm dons, mas ninguém tem todos os dons espirituais. Paulo pergunta: “Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?” (12.29,30). Paulo faz uma saraivada de perguntas retóricas e para todas elas precisamos responder um não sonoro e rotundo. Paulo está dizendo que nós precisamos uns dos outros. Não existe nenhum crente, na igreja, completo em si mesmo. Não somos auto-suficientes; dependemos uns dos outros. É assim que a Igreja de Cristo funciona!
Related Media
See more
Related Sermons
See more