Não esqueça quem você é
Somos tão jovens • Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Série Somos tão jovens
Série Somos tão jovens
Série baseada em Eclesiastes 12:1-8.
O objetivo dessa série de mensagens é levar nossos jovens a refletir sobre a melhor fase de suas vidas: a juventude!
Apresentando a história de jovens que tiveram papéis relevantes e importantes em sua geração, queremos mostrar que sim, a juventude tem um papel importante e pode impactar toda uma geração falando sobre o amor de Deus, cuidando do seu próximo e vivendo uma vida de propósitos com Jesus Cristo.
Introdução
Introdução
Quem é você? Essa é a pergunta que sempre temos que tentar responder. Com certeza em algum momento você já escreveu uma redação com esse tema, ou em uma entrevista de emprego teve que tentar responder essa pergunta. Mas será que a resposta que você deu respondeu a pergunta de verdade?
Estamos acostumados a nos apresentar nos termos das coisas que fazemos, dos cargos e títulos que ostentamos, mas isso não é quem nós somos, apenas uma caricatura. E descrições genéricas talvez também não seja o suficiente, imagine uma pessoa que se descreve como uma pessoa que gosta de ler, você pode imaginar: “wow, é uma pessoa culta”, mas aí você descobre que essa pessoa só lê gibis (nada contra gibis ok) e nada mais, aquela ideia de pessoa culta vai por água abaixo.
Hoje vamos falar sobre o quanto é importante que a gente não esqueça quem nós somos, independente da situação, lugar ou circunstância que a gente estiver vivendo… Daniel e seus amigos podem nos dar algumas ideias de como lidarmos com situações como essas.
Não esqueça sua história e suas características
Não esqueça sua história e suas características
Daniel 1:1-2
Contexto histórico
Em 605 a.C Jerusalém é sitiada por Nabucodonosor, rei da Babilônia, após a vitória sobre os Egípcios em Carquemis. Essa foi a primeira de três invasões que terminariam por destruir Jerusalém e o Templo.
Foram levados os tesouros e utensílios do templo e também levados jovens da nobreza.
Daniel 1:3-7
Características dos jovens
Aqueles jovens eram da família real e da nobreza;
Não tinham defeitos e eram de boa aparência;
Eram inteligentes e cultos.
Por que foram levados para a Babilônia e o que receberiam?
Para serem capacitados durante três anos e em seguida servirem no palácio do rei
Receberiam comida e vinho da mesa do próprio rei
Cada pessoa tem uma história, características e habilidades que o fazem ser quem são. E essas características e habilidades não foram nos dadas em vão.
Vão lembrar das suas característica, vão notar suas habilidades, mas sua história que deixará marcas!
Que história estamos contando?
Você tem habilidades únicas, você faz coisas que ninguém mais faz! Coloque isso em prática para a glória de Deus. As escolas e universidades estão cheias de pessoas que estão focalizando suas forças e suas habilidades em projetos que irão passar e talvez serão esquecidos, nós podemos colocar nossas habilidades a serviço de Deus e fazer com que pessoas sejam abençoadas por nossas vidas, mesmo hoje, aqui e agora. Podemos contar uma história que ninguém contou ainda!
Não esqueça seu nome
Não esqueça seu nome
Daniel 1:3-7
A mudança de nomes
Daniel significa: Deus é meu juiz -> Beltessazar: bel proteja o rei.
Hananias significa: Jeová é misericordioso. -> Sadraque: iluminado pela deusa do sol.
Misael significa: quem é como Deus? -> Mesaque: quem é como Vênus?
Azarias significa: Jeová ajuda. -> Abednego: servo de Nego.
Quando nascemos nossos pais nos deram nomes baseados em suas experiências e gostos pessoais. Os judeus, geralmente, recebiam nomes relacionados as suas experiências com Deus, assim os nomes tinham uma forte relação com a identidade de cada pessoa. Daniel e seus amigos tiveram seus nomes trocados pelos babilônios por nomes relacionados a suas divindades, logo queriam que se esquecessem de suas raízes, de quem eram para viverem uma vida baseada na sua nova realidade.
O que te define?
Qual nome te deram na escola? Como te chamam no trabalho? Qual é o seu nome quando você não está na igreja? O mundo quer nos definir de muitas maneiras e nenhuma delas é real, pois não somos definidos pela nossa profissão, pelo nosso cargo no trabalho, nem por nossos diplomas, erros e acertos. Estão tentando nos seduzir, querem mudar nossas convicções, impor valores e costumes. Estão querendo que Deus passe a ser parte do nosso passado, mas a exemplo de Daniel não podemos deixar que o ambiente, as circunstâncias, as pressões externas mudem a nossa conduta, mudem quem nós somos.
Não negocie seus valores
Não negocie seus valores
Daniel 1:8-16
A escolha de Daniel e seus amigos
Não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei
dieta em conflito com a Lei de Deus
comidas sacrificadas
Daniel 1:17-21
Consequências da escolha de Daniel e seus amigos
Estavam mais fortes e saudáveis que os demais
Deus deu sabedoria e inteligência em todos os aspectos da cultura e da ciência
Daniel, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos
Foram testados e aprovados nos testes do rei
Foram considerados 10x mais sábios que todos no reino
Nossos valores são formados a partir da nossa vivência, incluindo nossa educação, família, amigos, religião. Todos temos valores que preservamos, e isso é parte de quem somos. Nós não somos nossos valores, mas nossos valores fazem parte de quem somos.
A vida é feita de escolhas
A Certeza da Fé Fé Como Opção Ética
A fé é uma questão inteiramente pessoal, um reatamento dos vínculos que ligam a alma a Deus, uma renúncia de todas as coisas criadas para depositar toda a confiança em Deus, seja na vida ou na morte.
Na lógica é normal fazer o que todos fazem, por que fazer diferente? Por que comer vegetais e beber água enquanto todos estão aproveitando o banquete e o vinho? Na nossa vida iremos receber muitas propostas, muitos convites e irão aparecer muitas oportunidades e a melhor pergunta que devemos fazer não é: “Pastor! Eu posso fazer isso?” As perguntas a serem feitas são: Minhas escolhas estão honrando ou desonrando a Deus? Eu preciso abrir mão de meus valores e convicções para me encaixar em determinados lugares? Pense bem nas suas últimas escolhas! Pense bem nas suas próximas escolhas!
Vai ter momentos que vai parecer que está todo mundo ganhando e só você perdendo. Vai ter momentos que você vai achar que está no time errado. Vai ter momentos que você vai pensar que não está valendo a pena, mas não negocie seus valores, não tente se amoldar ao padrão! Você irá se destacar por seus valores e qualidades não por ser igual a todo mundo.
O que valorizamos contam verdades sobre quem somos.
Conclusão
Conclusão
Andar na contra mão é muito difícil. Seguir o fluxo é muito mais fácil, porém se andarmos no contra fluxo colheremos os resultados extraordinários, e isso é uma verdade em muitos aspectos. Daniel e seus amigos não trilharam o caminho mais fácil, mas foram honrados por Deus e pelos homens por suas escolhas, por terem preservado suas identidades e seus valores. Daniel viu o auge e o declínio de império e sobreviveu a ele.
Alguns de nós já se esqueceram de quem são, esqueceram seus nomes, esqueceram seus valores perderam a sua identificação com Cristo, como filho de Deus. Mas a Boa Notícia, que é isso que o Evangelho é, uma boa notícia… É que Cristo se identifica com as nossas dificuldades, com as nossas crises de identidade e ele nos recebe mais uma vez como filhos.
Jesus Cristo foi tentado, sua identidade e seus valores foram colocados em cheque quando ele foi levado ao deserto para ser tentado, mas ele sabia exatamente quem ele era, não precisa provar nada a ninguém, ele não negociou os seus valores por riqueza ou fama, mas foi firme em resistir a tudo o que lhe foi oferecido.
Esse mesmo Jesus foi fiel aos propósitos a ele designado e ofereceu a sua vida como oferta de sacrifício para jovens que haviam perdido a sua identidade, como eu e você, fossemos resgatados e tivéssemos as nossas identidades restauradas, não em nós ou no que o mundo diz, mas de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas.
Soli Deo Gloria