Um desafio para a renovação: perdão.

Chama da Renovação: Perdão  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico:

Colossenses 3.13 (NVI)
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
INTRODUÇÃO:
O perdão é necessário em uma sociedade que visa o ódio.
Cancelamento das pessoas, que discordam de nós.
Ignoramos elas, os tornam invisíveis.
Uma sociedade onde ninguem quer se submeter.
Todos querem ter razão, assim, ninguém tem razão.
Os nossos sentimentos são envolvidos em torno de nós mesmos, tudo é ofensa, tudo é pessoal, tudo gira em torno de nós, é o mal deste século, um individuo egocentrico.
Como C. S. Lewis diz é fácil falar de perdão, até que tenha alguém para perdoar.
O perdão é uma necessidade para uma vida saudável, doenças psicossomáticas são causadas pela falta de perdão, magoas e rancor.
Muitas pessoas são impedidas de experimentar a dadiva da vida, por ódio e rancor.
Não há necessidade de perdoar causalidades da vida, coisas naturais, há necessidade de perdoar quando algo é feito contra nós, quando nos causa algum dano, quando a dor é causada pelo outro.
Portanto, o perdão faz parte de uma nova vida, e ele deve ser nutrido no coração do crente, lembramos que nossa missão é ser luz, sal e discipulos de Cristo.
CONTEXTO:
Paulo ao direcionar esta carta aos irmãos de Colossosos, uma igreja com dificuldade com o entendimento da divindade de Cristo.
Paulo enfatiza no capitulo 3, a questão da morte para o pecado, e a ressurreição para a vida, uma nova vida, um renovo feito pelo Espirito.
Exorta a procurarem as coisas do alto, portanto, o perdão é algo do alto.
Fazer morrer o que pertence a natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão , desejos maus e a ganância, pois isso é idolatria (v. 5) esse é o motivo da ira de Deus, para aqueles que vivem na desobediência.
Mas isso é coisa do passado, agora são chamados a viver uma nova vida.
Almeida Revista e Corrigida 1969 (Capítulo 3; 10)
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou
Essa nova vida, inclui o perdão, que é algo concedido por Deus.

O PERDÃO NOS FOI DADO POR DEUS

Uma vez que todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus, conforme o apostolo Paulo Romanos 3.23, todos nós mereciamos a ira de Deus, todos nós afrontamos ao Senhor, escolhemos uma vida longe dele, em desobediência a Sua Palavra.
Todos pecamos, todos ofendemos à Deus, portanto, sua irá contra nós é justa, pois nós causamos a sua dor, nós fomos a causa da sua morte. Não só causamos contra ele, como também fazemos isso com a sua criação, e principalmente, contra a sua imagem e semelhança.
Mas, o Senhor nos perdou, não porque mereciamos algo, exatamente ao contrário, eles nos perdoou porque ele nos AMA.
Perdoar, não é esquecer as ofensas, perdoar é anular uma dívida que teriamos com ele.
Perdão é parar de culpar (Romanos 8.1) nenhuma condenção há para aqueles que estão em Cristo Jesus.
Salmos 32.2 “Como é feliz aquele que o Senhor não atribui culpa”
O estado de ser perdoado, a liberação formal de uma obrigação ou dívida; especialmente compreendido da dívida de pecado.
A mulher apanhada em adultério.
E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.
Ofensa: um ato no qual o erro ou a ofensa é não é mais considerada ou realizada contra outrem.
Jesus colocou uma interrogação sobre esta questão do perdão aos fariseus, é mais fácil dizer “os teus pecados estão perdoados ou “levanta-te e anda?
Ele tem autoridade para perdoar pecados, como também para demonstrar a o perdão, pediu que o homem levanta-se e andasse.

O PERDÃO LIBERTA

O perdão nos coloca em uma situação de igualdade, eu não me sinto superior ao outro, por conta de sua ofensa. Portanto, Paulo diz neste mesmo texto, não há diferença entre grego e judeu, circunciso ou incircunsicom bárbaro e cita, escravo e livrem, mas Cristo é tudo e está em todos.
Esse é o perdão que liberta, ele traz a presença de Deus em todos, independente de quem você é, alguem que vive o perdão é alguem.
Percebe que quando temos alguma dívida elas nos oprime, não ficamos em paz, nos preocupa, até mesmo nos adoece, quando sabemos que estamos em dívida com alguém certo, imagine quando não temos condições de pagar, ou seja, quando a dívida é impagável.
Ao vermos os credores, ficamos desesperados, nos coloca numa situação de inferioridade, vergonha, e nos separa do convivio do relacionamento.
Mas quando nossas dívidas são perdoadas, este fardo nos é tirado, podemos olhar com liberdade, e podemos seguir nossa vida sem preocupação, somos gratos em nosso coração, e queremos viver livres, porque não temos mais nenhuma dívida.
Para os orgulhosos, aqueles que adoram se justificar, carregara o peso desta dívida para sempre, pois muitas vezes não aceitam o perdão da dívida, e vivem em amargura, preocupação, opressão e angustia, portanto, torna-se cativo do seu próprio orgulho. Adoece, e consequentemente morre, infeliz e é condenado o resto da vida pelas diversas dívidas que adquiriu na sua vida.
Porém aquele, que aceita o perdão, desfruta do amor, da felicidade e da continuidade da vida, revestiu-se do novo.

O PERDÃO NOS APROXIMA

Quando nossas dividas são perdoadas nos aproximamos daqueles que nos perdoou.
Percebe-se que a dívida o credito nos afasta, nos anula, nos inferioriza, porém o perdão nos apróxima, nos possibilidade viver, voltamos a exergar como alguém livre, nos permite olhar nos olhos novamente, o perdão traz reconciliação.
Jesus, ao pagar a nossa divida impagavel nos traz novamente para o seio de sua familia, nos agora, podemos viver uma novidade de vida, não olhamos para ele com orgulho, e nem com medo, com receio, ou como qualquer um, ao sermos perdoados, ele nos abraça, nos coloca um anel em nosso dedo, se alegra pois estamos perdidos e fomos resgatados, estamos longe agora estamos perto, ele nos convida a festejar, nos coloca novamente em nosso lugar de filho.
O perdão realmente nos aproxima de Deus, e nos faz viver uma vida com ele, sem reservar, sem receio, sem medo.

QUEM FOI POUCO PERDOADO, POUCO AMA.

Como alguem pode perdoar se não aceitou o perdão de Deus, não pode receber o perdão quem é orgulhoso, quem quer se justificar e achar que consegue pagar a “dívida”, pois irá ser uma pessoa amargurada, cheia de rancor, insensível, arrogante, que visa o ódio e a destruição, a falta de perdão é algo que destroi completamente o ser humano.
Jesus, ao encontrar com a mulher pecadora, colocou nos pés de Jesus, e começou a molhar com sua lagrimas, questiona que Pedro desde que chegou não deu agua para ele lavar os pés, mas a mulher não parou de beija-lo e derramou o oleo nos seus pés, Jesus finaliza “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela muito amou. Mas aquele a quem pouco perdoado, pouco ama.
Como servos e servas de Deus, temos que perdoar porque fomos perdoados, o amor é a essencia de Deus, se não nos sentimos perdoados por Deus, nunca podemos perdoar também, e muito menos amaremos, pois o amor está ligado ao perdão.
Certa vez, Jesus contou uma parabola aos seus discipulos, sobre um servo impiedoso (Mateus 18.21-35). 10.000 denários (devia) e 100 denários (cobrou).
O perdão de Deus é de enorme magnitude, como os 10.000 talentos.
Este enorme grau de perdão dever ser o modelo para a maneira que nós cristãos perdoem os outros.
Uma natureza que não perdoa é ofensiva à Deus.
O perdão deve ser genuino.
Nesta parabola, percebemos a importância do perdão no cristão e na sua pratica como uma nova criatura, portanto, quer ser renovado, comece a exercer o perdão.
Vou repetir, o que lemos no inicio.
Colossenses 3.13 NVI
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Testemunho, sobre o que vive a experiência de perdão.

CONCLUSÃO.

O perdão é uma ação de Deus, onde ele anula toda a dívida que temos com ele, e nos recondiciona para um relacionamento aberto com ele, sem reservar, receios ou medos, com transparência e genuidade.
Como cristão que queremos ser, renovados, devemos viver em perdão, o perdão nos aproxima e nos faz ter parte com a trindade, Jesus diz que se não perdoarmos não receberemos seu perdão. Mateus 6.14-15. Portanto, perdão é essencial.
O perdão nos liberta e nos aproxima de um relacionamento com Deus e para com o próximo, podemos olhar um no olho dos outros e suportarmos em amor, nos reconcilia como familía.
Está é uma atitude continua, nunca devemos parar de perdoar, enquanto houver ofensa, terá de haver perdão. Foi o questionamento de Pedro a Jesus.
Só temos parte com Deus se perdoarmos, portanto, podemos compartilhar de sua mesa, se somos perdoados mutuamente.
O perdão nos faz crentes melhores que experimentaram o perdão de Deus, portanto, são libertos, filhos e discipulos Dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.