MISSIONÁRIO OU IMPOSTOR? Lucas 10.17-24

LUCAS  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 90 views

A igreja que segue a missão de Deus se alegra com a salvação de vidas, essa é a nossa “bem aventurança”.

Notes
Transcript
Grande ideia: A igreja que segue a missão de Deus se alegra com a salvação de vidas, essa é a nossa “bem aventurança”.
Estrutura: o regresso efusivo dos discípulos (vv. 17-20) e o testemunho de Jesus junto ao seu Pai (vv. 21-24).
CONECTANDO:
Os setenta regressam da missão, “possuídos de alegria”. Jesus redimensiona o sucesso da empreitada dando destaque à alegria de terem a redenção consumada.
“Naquela hora”: lapso de tempo. Jesus agora adora ao seu Pai porque ter confiado aos “pequeninos” sua missão (ver o governo de Deus se espalhando na terra, por intermédio do senhorio de Jesus).
Lucas 9.46–48 (NAA)
46Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior.
47Mas Jesus, sabendo o que se passava no coração deles, pegou uma criança, colocou-a junto de si
48e lhes disse: — Quem receber esta criança em meu nome é a mim que recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que for o menor de todos entre vocês, esse é que é grande.
ESTABELECE-se um contraste: Lc 10.17-20 (euforia orgulhosa) e Lc 10.21-24 (euforia humilhante).
UM MISSIONÁRIO OU UM IMPOSTOR!
Se você estima Cristo como deveria, você se recusaria a abandoná-lo, e a qualquer custo e em qualquer circunstância você defenderia aquilo em que acredita. Você terá de sofrer perdas, seja em posição social ou negócios. Muito bem, faça-o com alegria e deseje poder sofrer até mais por Sua glória!
Chega-se até invejar os mártires e sua coroa de rubi que agora se coloca a nosso alcance. Tomemos então as rejeições e repreensões, grandes ou pequenas, que nos possam ser dadas por causa de Jesus.
Se vocês amam Jesus Cristo, meus irmãos e irmãs, estarão dispostos a fazer sacrifícios por sua causa. Desejo que esse espírito estivesse presente em toda a igreja, que Cristo fosse tão precioso para os santos que eles se consagrassem inteiramente a Ele.
Precisamos de consagração pessoal! Já ouvi o conceito dito como “consagração total”; certamente é uma forma excelente de dizer! Aquele que ama Jesus consagra-lhe tudo o que tem e sente prazer em poder oferecer qualquer coisa aos pés daquele que ofereceu sua vida por nós!
Uma vez mais, aquele que realmente tem Jesus em alta estima terá grande consideração por Ele. E assim como os pensamentos são manifestados pela boca, falar-se-á muito dele. Falamos muito de Jesus? Se Ele lhe é tão precioso, você não será capaz de guardar as boas novas para si mesmo. Você a sussurrará no ouvido de seu filho, contará ao seu marido, compartilhará avidamente com seus amigos!
Sem o encanto da eloquência, você estará mais eloquente do que nunca. Seu coração falará e seus olhos brilharão enquanto você fala do seu doce amor! Todo cristão aqui ou é um missionário ou um impostor. Lembre-se de que ou você está espalhando o Reinado de Cristo ou você não o ama.
Não é possível coexistirem uma alta apreciação de Jesus e uma língua inteiramente silenciosa acerca Dele! Claro, não quero dizer que aqueles que usam a caneta por Cristo estão em silêncio; não estão. E aqueles que auxiliam outros no uso da língua ou espalham aquilo que outros escreveram também estão fazendo sua parte. Mas eu quero dizer isto: o homem que diz “creio em Jesus” e não considera Jesus o suficiente a ponto de contar a outros sobre Ele – por boca, caneta ou folhetos – é um impostor! Ou você está agindo bem ou você em si mesmo não bom.
Se você conhece Cristo, você é como aquele que encontrou mel e chamará os demais para saboreá-lo. Você é como os leprosos que acharam o alimento que os Sírios haviam lançado fora, e você irá até Samaria e contar à multidão faminta que você encontrou Jesus e está ansioso para que eles O encontrem também! Seja sábio em sua geração e fale dele em modo e tempo oportuno e em todo lugar proclame o fato de que Jesus é o mais precioso para sua alma!”
FONTE - http://www.projetospurgeon.com.br/.../um-missionario-ou.../
Regresso. (vv. 17-20)
Lucas 10.17–20 (NAA)
17Então os setenta voltaram, cheios de alegria, dizendo: — Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós!
18Jesus lhes disse: — Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
19Eis que eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, lhes causará dano.
20No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu.
(a) A euforia dos discípulos era notória: “Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós”.
Lucas 9.1 (NAA)
1Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças.
(b) Essa visão de Jesus tem a ver com Apocalipse 12.
Apocalipse 12.1–4 (NAA)
1Viu-se grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça.
2A mulher estava grávida e gritava com dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
3Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e, nas cabeças, sete diademas.
4A sua cauda arrastou a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra. E o dragão se deteve diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o filho dela quando nascesse.
(c) Temos autoridade, como igreja, para lidarmos com “serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo”.
Salmo 91.13 (NAA)
13Você pisará o leão e a cobra; com os pés esmagará o leãozinho e a serpente.
Ezequiel 2.6 (NAA)
6— Você, filho do homem, não tenha medo deles nem do que eles disserem. Mesmo que você esteja entre sarças e espinhos e more com escorpiões, não tenha medo do que eles disserem nem se assuste com o rosto deles, porque são casa rebelde.
A derrota de Satanás está no sangue de Jesus e no testemunho dos cristãos, os quais “mesmo em face da morte, não amam a própria vida” (Ap 12.11). E isso é algo que faz parte da vida no reino de Deus. Por isso somos incentivados e vencer todos os medos e empecilhos (serpentes e escorpiões), para que continuemos firmes em nossa missão, pois Jesus nos deu essa autoridade (experiência de Paulo em At 28.1-6). Essa autoridade dada por Jesus é citada várias vezes nos evangelhos e fica mais evidente no belo texto de Romanos 8.35-39.
Gouvêa de Oliveira, Flávio; Gouvêa de Oliveira, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma (p. 192). Flávio Gouvêa de Oliveira. Edição do Kindle.
(d) Mas, nossa alegria não deve estar em nosso desempenho, mas em nossa fidelidade.
Apocalipse 3.5 (NAA)
5O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apocalipse 13.8 (NAA)
8E ela será adorada por todos os que habitam sobre a terra, aqueles que, desde a fundação do mundo, não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto.
Apocalipse 20.12 (NAA)
12Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros.
Apocalipse 20.15 (NAA)
15E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 21.27 (NAA)
27Nela não entrará nada que seja impuro, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia O Retorno dos Setenta (Lc 10.17–20)

Contudo, a alegria maior dos verdadeiros discípulos não é ter recebido poder para expulsar demônios. Eles deviam se alegrar porque os seus nomes estão escritos no céu, ou seja, são queridos de Deus. Por trás da expressão está a imagem do “Livro da Vida”, muito comum na Bíblia (Dn 12.1; Ap 3.5).

2. Testemunho. (vv. 21-24)
Lucas 10.21–24 (NAA)
21Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22— Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23E, voltando-se para os seus discípulos, Jesus lhes disse em particular: — Bem-aventurados os olhos que veem as coisas que vocês estão vendo.
24Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Lucas, Volumes 1 e 2 10.21–24. O Regozijo de Jesus

Os versículos 1–24 de Lucas 10 constituem uma clara unidade: a comissão dos 72 (vs. 1–12), as sérias consequências de se rejeitar sua mensagem (e portanto a de seu Salvador – vs. 13–16), seu regresso e seu relatório cheio de entusiasmo (vs. 17–20) e o regozijo de Jesus associado com a bênção que pronunciou sobre os 72 (vs. 21–24) vão juntos.

(a) Jesus, mais uma vez, “exulta no Espírito Santo”.
Lucas 3.22 (NAA)
22o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba, e do céu veio uma voz, que dizia: — Tu és o meu Filho amado, em ti me agrado.
Lucas 4.1 (NAA)
1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto,
Lucas 4.18–19 (NAA)
18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19e proclamar o ano aceitável do Senhor.”
(b) Que síntese perfeita, de uma doxologia: “Pai, Senhor do céu e da terra”.
(c) Jesus aqui contrasta “sábios e instruídos” com “pequeninos”.
1Coríntios 1.27–29 (NAA)
27Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
28E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são,
29a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.
Jesus era o elo entre o Pai e aqueles pequeninos discípulos. O que se via ali era a concretização daquilo que foi declarado sobre o seu nascimento aos pastores: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.14). E isso era motivo de grande alegria para todo o povo, e principalmente para Jesus e seus discípulos naquele momento. O que ele fez questão de compartilhar particularmente com eles. Essa é a verdadeira alegria de quem segue a Jesus.
Gouvêa de Oliveira, Flávio; Gouvêa de Oliveira, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma (p. 193). Flávio Gouvêa de Oliveira. Edição do Kindle.
(d) A cristologia é perfeita: Tudo foi entregue ao Filho pelo Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai. E ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, ou.... “aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
1Coríntios 15.24 (NAA)
24E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
Filipenses 2.9–11 (NAA)
9Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Lucas, Volumes 1 e 2 10.21–24. O Regozijo de Jesus

Tu, ó Cristo, és tudo o que eu quero;

Eu encontro em ti mais do que necessito.

– Charles Wesley

(e) Depois Jesus volta o seu olhar aos discípulos e lhes concede mais uma “bem aventurança”.
A Mensagem:
"Dirigindo-se aos discípulos em particular, disse: “Abençoados são os olhos que veem o que vocês estão vendo! Muitos profetas e reis teriam dado a vida para ver o que estão vendo e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não tiveram essa oportunidade”." Sent from Bible Study
Mateus 13.16–17 (NAA)
16— Bem-aventurados, porém, são os olhos de vocês, porque veem; e bem-aventurados são os ouvidos de vocês, porque ouvem.
17Pois em verdade lhes digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
1Pedro 1.10–12 (NAA)
10Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e investigaram. Eles profetizaram a respeito da graça destinada a vocês,
11investigando qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas que eram indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao predizer os sofrimentos que Cristo teria de suportar e as glórias que viriam depois desses sofrimentos.
12A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vocês, ministravam as coisas que, agora, foram anunciadas a vocês por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, lhes pregaram o evangelho, coisas essas que anjos desejam contemplar.
3. Outras aplicações:
(a) Podemos ter nossa alegria fundamentada em feitos espetaculares, mas isso não nos manterá alegres em meio às severas batalhas espirituais que travaremos no nosso dia a dia.
Salmo 128 (NAA)
Cântico de peregrinação
1Bem-aventurado aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos!
2Você comerá do fruto do seu trabalho, será feliz, e tudo irá bem com você.
3Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa.
4Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!
5Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém durante os dias de sua vida,
6e veja os filhos dos seus filhos. Paz sobre Israel!
(b) Lembro-me do corinho antigo: “com pena de ouro escrito está… meu nome lá no céu”. Que doce e graciosa esperança!
Dennis Allan:
O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (veja Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20:12,15; 21:27). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Filipenses 4:3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3:5). Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13:7-8; 17:8).No julgamento descrito em Apocalipse 20:11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 21:27).
Outras passagens não falam especificamente do Livro da Vida, mas claramente mostram a mesma idéia. Hebreus 12:22-24 descreve o povo de Deus como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus". Assim, os servos de Deus têm sua pátria nos céus (Filipenses 3:20).
Não devemos imaginar que Deus precisa, literalmente, de um livro para escrever ou apagar os nomes de pessoas. Deus sustenta as aves do céu, e certamente cuida de cada um de seus servos (Mateus 6:26). Jesus, o bom pastor, conhece suas ovelhas por nome (João 10:1-15, especialmente versículo 14).
A figura de um livro serve para comunicar para cada pessoa a importância de seguir ao Senhor nesta vida. Deus é a fonte da vida, e ele mantém a lista das pessoas que continuarão vivas.
CONTRASTANDO:
Jeremias 17.13 (NAA)
13Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonam serão envergonhados; o nome dos que se afastam de ti será escrito no chão, porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.
(c) Jesus tem toda a história sob seu governo. Em Jesus, Deus se tornou Rei. Somos súditos de um “Rei terrível, mas bom”.
Para nós, parece apenas uma confissão nua, quase seca, de “monoteísmo” (“Escute, ó Israel: YHWH, nosso Deus, YHWH é um!”). No entanto, quando os rabinos faziam essa oração, referiam-se a ela como forma de “tomar sobre si o jugo do reino”. Confessar Deus como o único criador de tudo que existe já é invocar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, reivindicando sua soberania sobre o mundo todo. E confessá-lo como “criador do céu e da terra” é o mesmo que invocar o tema do Templo (lugar onde céus e terra se interligavam), a promessa implícita do fim definitivo. De acordo com Paulo, o plano de Deus é, um dia, fazer convergir no Messias todas as coisas, no céu e na terra (Efésios 1:10). Toda a criação se tornará um Templo para o verdadeiro Deus.
Wright, N.T.. Como Deus se tornou rei (p. 292). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.
Efésios 1.9–10 (NAA)
9Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo,
10de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
Ilustr.:
Imagine-se como uma casa, uma casa viva. Deus chega para reformar e reconstruir essa casa. No começo, talvez você consiga entender o que ele está fazendo. Ele desentope os ralos, conserta as goteiras do telhado etc.: você sabia que esses consertos eram necessários e por isso não se surpreende. Mas de repente ele começa a derrubar as paredes da casa; isso lhe causa uma dor terrível e aparentemente não tem sentido. O que ele pretende fazer? A explicação é que ele está construindo uma casa muito diferente da que você queria ser- está construindo uma nova ala aqui, acrescentando um novo pavimento ali, erguendo torres, abrindo pátios. Você pensava que seria transformado num simpático chalezinho, mas ele está construindo um palácio no qual pretende habitar em pessoa.
Parábola de George MacDonald, retirada do Livro "Cristianismo Puro e Simples", C. S. Lewis.
O Sonho
Stênio Március
Sonhei que eu tinha morrido, não lembro direito do quê Me vi frente a um alto e belo portão com uma placa escrito "Céu" Bati com um certo receio, um anjo saiu pra atender Me disse: "Pois não" eu falei: "Quero entrar, pois aí é o meu lugar!" O anjo me disse: "Curioso, eu não acho seu nome em nossos registros." Eu disse:"Procure num livro antigo, escrito antes que houvesse mundo, e ali achará com a letra do Rei meu nome em tinta vermelha!" Alguém entregou para o anjo Registros que eu reconheci Compêndio de todas as leis que eu quebrei e os pecados que cometi. O anjo olhava os registros visivelmente assutado E me perguntou:"Foi assim que viveu?" Eu então respondi que sim! "Então como é que você tem coragem de vir nessa porta bater?" Eu disse:"Olhe bem no final dessa lista, você reconhece esta letra?" E o anjo sorrindo me disse:"É verdade, o Rei escreveu PERDOADO." E ao som dessa bela palavra aquele portão se abriu Então eu entrava cantando um hino Que pena que o sonho acabou Ficaram comigo aquelas palavras "Primeiro eu quero ver meu Salvador!"
Related Media
See more
Related Sermons
See more