Combatendo em favor da fé
A sim como no tempo de Judas se fazia necessário combater os falsos profetas, nos dias de hoje não é diferente. Precisamos estar atentos aos falsos ensinamentos que muitos tem espalhado, e trazido peso para a vida dos cristãos.
Introdução
Havia escravos em grande número, e estavam também entre os membros da igreja. Um “escravo” é um ser humano cujo corpo e vida, com todas as forças e capacidades produtivas, pertencem a outra pessoa, a seu senhor.
aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo,
2 Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus!
A misericórdia é o consolo e o cuidado compassivo de Deus por seus santos aflitos em tempos de conflito e tensão. A paz é a serenidade e a segurança resultantes da confiança na palavra de Deus e da capacidade de olhar além das circunstâncias, para aquele que prevalece sobre todas elas e cumpre seus propósitos. O amor é a aceitação imerecida que Deus oferece a seu povo querido, uma afeição profunda e intensa que deve ser compartilhada com outros.
3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos
Aplicação
EX: EBD
Sabe porque?
Pois alguns homens que não * temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados.
E sabe o que eles estão fazendo?
Eles torcem a mensagem a respeito da * graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor.
Mas de onde eles estavam tirando essas ideias?
8 Do mesmo modo esses homens têm visões que os fazem pecar contra o próprio corpo deles. Desprezam a autoridade de Deus e insultam os * gloriosos seres celestiais .
E não para por ai
10 Mas esses homens xingam aquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto, como os animais selvagens, são estas que os destroem.
Aplicação
Transição
A. Judas se apresenta como servo de Cristo e irmão de Tiago (1a).
B. Judas identifica seus leitores com a obra salvadora de Deus (1b).
C. Judas deseja a eles capacitação divina na medida da sua posição e do desafio diante deles (2).
Em último lugar
O motivo para Judas escrever esta carta era o ataque da heresia contra a igreja (4).
“4 - Pois alguns homens”.
“Que não temem a Deus”.
“Entraram no meio da nossa gente sem serem notados”.
torcem a mensagem a respeito da * graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as * Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam.