A PERSEGUIÇÃO E EXPANSÃO DA IGREJA - AT 8.1-8
Sermon • Submitted
0 ratings
· 86 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO: Eu não sei se vocês já viram na internet aqueles videos que mostram uma briga generalizada de diversas pessoas. Dezedas de pessoas, caindo em cima umas das outras e agredindo sem dor nem piedade, seja numa arquibanca de um estádio de Futebol ou numa fila de um estabelecimento ou qualquer outro lugar desse tipo. O que é interessante é que todo aquela confusão geralmente começa com uma coisa pequena. Um xingamento que foi proferido ou um murro que foi deferido contra alguém, que é suficiente para desencadear toda a confusão. Um pequeno episódio que gerou uma grande briga. Foi só uma pessoa criar coragem que todas as outras foram na onda.
O que aconteceu na igreja primtiva, foi algo parecido. Quando um grupo de judeus criou coragem para tirar a vida de Estevão, todos os outros judeus criaram asas para cim do povo de Deus. A morte de Estevão foi o estopim que encorajou a sociedade judaica a atacar a igreja de Jesus. Foi a partir dessa morte que a perseguição ao cristianismo se tornou generalizada. Não se tratava mais de episódios isolados. Agora se trata de um esquema bolado para calar, prender e até mesmo exterminar os crentes.
Mas, como veremos no texto, todo esforço de destruir a igreja finda sendo suplantado. Isso porque quanto mais os judeus perseguiam a igreja, mais ela se expandia pelo mundo. É assim que o evangelista Lucas nos mostra aqui no capítulo oito, a perseguição da igreja, a dispersão da igreja e a expansão da igreja. É assim que ele nos ensina lições preciosas sobre o caminhar duro e abençoado que temos como povo de Deus nessa.
I. A PERSEGUIÇÃO DA IGREJA
1. QUANDO ELA COMEÇOU. "Naquele dia"
# Foi uma dia decisivo, que causou a explosão de uma perseguição que tiraria a vida de milhares de cristãos nos próximos anos.
# Uma nova era da igreja se iniciaria nesse dia. Por isso Lucas enfatiza ele.
# Não é que antes não tinha perseguição. Mas agora ela se tornou sistemática e generalizada. É por isso que Lucas faz questão de dizer que essa perseguição era grande, porque ela estava sendo realizada pelo Sinério, com a aprovação dos fariseus e saduceus, com o consentimento do estado romano e com o apoio da sociedade judaica.
# Do ponto de vista humana, foi um dia triste. Do ponto de vista divino, foi um dia estratégico que empurraria a igreja para além dos seus limites.
2. ONDE ELA COMEÇOU. "Contra a igreja em Jerusalém"
# A perseguição era tão forme que chegou ao ponto de se tornar desumana. No primeiro seculo, deixar o corpo de alguém exposto aos animais, era o climax do desprezo e da humilhação. E foi exatamente isso que fizeram com o corpo de Estevão. Deixaram jogado no chão até que alguns crentes piedosos vieram…
3. POR QUEM ELA COMEÇOU. "Saulo consentia… queria destruir".
# Um terrorista nato. Impor um regime de terror para igreja.
# A energia inesgotável que ele tem para atacar a igreja.
# O verbo assolar descreve um animal violento despedançando a vítima. Significa literalmente uma crueldade sádica e violenta.
# É como uma raposa faminta que ataca uma galinha e estraçalha ela em mil pedaços.
# Ele não poupava nem mesmo as mulheres.
# Apesar de ser discípulo de um mestre chamado Gamaliel que ficou conhecido em Atos pela sua moderação e mansidão, Paulo não tinha o mesmo sangue do seu mestre. Ele era um homem violento.
# Prendia os crentes a fim de forçar processar, açoitar e forçar eles a apostatarem da fé. No caso de resistência, isso podia acabar em pena de morte.
# Mais detalhes sobre isso em at 26.9-11
AP: A PERSEGUIÇÃO É UMA REALIDADE NA VIDA DA IGREJA.
II. A DISPERSÃO DA IGREJA
1. ACONTECEU COM OS CRENTES (v. 1a). "Todos excete os apóstolos"
# Os apóstolos permaneceram porque tinham uma segurança maior em dar a vida pelo evangelho.
# Aquela perseguição foi como um vento de Deus espalhando as sementes do evangelho no terreno desse mundo para uma colheita ainda maior.
# Isso não quer dizer que todos literalmente, mas grande parte dos crentes....
2. ACONTECEU PARA O BEM DA IGREJA (v. 3b). Judeia e da Samaria
# A orientação de Jesus ordenava o avanço da igreja atos 1.8. Até então eles estavam limitados a Jerusalém. Mas então foram impelidos a ir…
# É como se a igreja fosse um barco no meio de uma tempestade, que está sendo arrastado pelos ventos até o lugar onde ele deve atracar. Deus está usando os ventos da perseguições…
# Deus transforma o agente da perguição em parceiro da missão. O poder do sinério, de Saulo, dos imperadores romanos resultaram na multiplicação do evangelho.
# É por isso que alguns dizem que esse capítulo é como uma dobradiça na história da igreja. Foi aqui onde ela traspôs as fronteiras culturais no avanço do evangelho.
# Os samaritanos eram um povo mestiço, meio judeu e meio gentio. Sofriam muito preconteceito judaico por causa disso. Todas essas barreiras foram quebradas pelo evangelho.
# Eles estavam imitando os passos de Jesus que tinha passado por aquela região e preado o evangelho para aquelas pessoas.
3. ACONTECEU PARA O BEM DO MUNDO (v. 4). "iam pregando a palavra"
# Iam por toda parte, a mesma palavra ultilizada para descrever as visitas que Jesus fazia nas aldeias e cidades pregando o evangelho.
# Eles não se calaram. Não escoderam a fé para evitar prejuízos.
# A igreja primtiva se espalhou pelo mundo, não por meio de teologos profissinais, mas através de crentes comuns. O evangelho se espalhou por meio de pessoas leigas. Que sabiam pouco, mas espalhavam o pouco que tinham.
# As plantações de igreja, não acontecia por meio de missionários qualificados, mas sim por meio de crentes comuns.
AP: O EVANGELISMO EXIGE IMPARCIALIDADE. Pregar para pessoas que são estigmatizada pela sociedade.
AP: O EVANGELISMO EXIGE CORAGEM
# Eles não tiveram medo de enunciar a fé
AP: O EVANGELISMO EXIGE PESSOALIDADE
# A maior parte dos crentes que estão nas igrejas, foram ganhos por meio de relacionamentos. Um amigo, um colega de trabalho, um colega de escola, um pai ou uma mãe. A estratégia chave de evangelismo de uma igreja é crentes comuns produzindo crentes comuns. O que gera ovelha não é pastor. O que gera ovelha é outra ovelha.
# A igreja cresce quando vivemos o ide como estilo de vida, não como uma programação.
# A maior parte das pessoas que estão na igreja hoje, entraram pela porta dos relacionamentos. Não foi porque foram num culto campal. Mas foi porque ouviram o evangelho de um parente/amigo/colega de escola de trabalho e foram salvos.
PONTE: Mas a evangelização acontece também por meio de pessoas designadas para esse fim. É o que vemos na sequencia do texto.
III. A EXPANSÃO DA IGREJA
1. ATRAVÉS DO ANÚNCIO DO CRISTO (v. 4). "Foi … e anunciava Cristo"
# Filipe era um diácono da igreja primitiva.
# Fora da jurisdição do Sinério, ele tinha liberdade de anunciar Jesus.
2. ATRAVÉS DE MILAGRES (v. 6b-7a). "Sinais: exorcismo, curas"
# Os sinais eram a confirmação divina da mensagem de Filipe.
# O sinal da libertação espiritual. Exorcismo é um milagre.
# O sinal da cura.
3. ATRAVÉS DE CONVERSÕES (v. 6a). "as multidões, unânimes, davam atenção"
# A maior libertação que aquelas pessoas receberam, não foi de demonios ou de doenças, mas foi dos seus pecados.
#
4. RESULTOU NA ALEGRIA (v. 8). "houve grande alegria.
# a alegria de serem libertados. a alegria de serem curados. acima de tudo a alegria de serem reconciliados com Deus.
O TEXTO QUE COMEÇA FALANDO SOBRE A TRISTEZA DA IGREJA, TERMINA FALANDO DA ALGREIA DO MUNDO. Em nós a morte, em vós a vida…
COM DEUS, ATÉ AS DERROTAS DA IGREJA SÃO CONVERTIDAS EM VITÓRIAS.
CONCLUSÃO: