COMPROMISSO COM DEUS É COMPROMISSO COM SUA OBRA
Sermon • Submitted
0 ratings
· 2,609 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Texto Bíblico: Ag.1
Tese: COMPROMISSO COM DEUS É COMPROMISSO COM SUA OBRA
Necessidade: Ser abençoado por Deus
Ação: Que as pessoas decidam se comprometer com a obra de Deus
Imagem: Uma igreja caindo aos pedaços
- Conexão com a Organização da Igreja
Vídeo de Igreja de Morretes
VOCÊ TEM COMPROMISSO COM A OBRA DE DEUS?
- Ageu = Festivo
Em 586 a.C, após anos de desobediência a Deus os Judeus = descendentes de Judá, foram levados prisioneiros pelo Rei Nabucodonozor para a Babilônia. O templo bem como a cidade de Jerusalém foram destruídos.
No ano de 539 a.C, cerca de 47 anos depois o rei Ciro libertou os judeus que estavam presos na Babilônia e os convida a retornarem a Jerusalém e a reconstruírem o templo. Zorobabel e Josué voltam com aproximadamente cinqüenta mil judeus, os mais piedosos que acreditavam na vida do messias, retornaram a Jerusalém, e começam a reconstruir o templo (Esdras 1).
O povo samaritano que morava na região, se oferecem para ajudar a trabalhar no templo, porém sua oferta é rejeitada porque eles não são judeus legítimos, mas judeus miscigenados (mistura de etnias), por causa disso eles tentam deter o trabalho; e conseguem um decreto do rei Artaxerxes e paralisam a construção do templo (Esdras 2–3). Essa paralisação foi interpretada pelos judeus como se Deus não quisesse que o templo fosse construído, eles passaram então a cuidar dos próprios interesses.
Cerca de 16 anos depois dessa paralisação, Deus envia os profetas Ageu e Zacarias que exortam os judeus a terminarem o templo; os samaritanos continuam a fazer oposição (Esdras 4). Mas, o rei Dario renova o decreto de Ciro para que eles possam construir o templo. A obra do templo termina e ele é dedicado em aproximadamente 515 a.C.. (Esdras 6)
À construção do templo era importante, porque ele significava a presença de Deus no meio de seu povo e consequentemente a centralidade da vida do povo de Israel deveria girar em torno do templo, ou seja, em torno do próprio Deus.
- Mas o que significa eles pararem de construir o templo para construírem para eles mesmos casas bem acabadas? SIGNIFICA QUE ELES FIZERAM DE SI MESMOS E SE SEUS INTERESSES COMO CENTRO DA NOSSA VIDA, NOS FAZEMOS IDÓLATRAS DE NÓS MESMOS. FAZEMOS DO NOSSO UMBIGO NOSSO dEUS.
1) A FALTA DE COMPROMISSO COM A OBRA DE DEUS ESTAVA FAZENDO O POVO SOFRER
A nação é convocada ao arrependimento por sua procrastinação na reconstrução do templo e exortada a considerar os efeitos devastadores de tal atitude (1.1–15) (Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento (Nova Edição) (Mensagem)
a) O povo interpretou as dificuldades como vontade de Deus:
Ag.1:2 “2 — Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: “Ainda não chegou o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser reconstruída.””
b) Abandonaram a construção do templo para construírem as próprias casas:
Ag.1:4-5 “4 — Acaso é tempo de vocês morarem em casas luxuosas, enquanto este templo permanece em ruínas? 5 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerem o que tem acontecido com vocês.”
Casas luxuosas, significa casas construídas com materiais importados do Líbano, algo muito caro
Inicialmente eles foram abençoados com todos os recursos para a construção do templo, porém eles desviaram os recursos e investiram na construção das próprias casas. As consequências...
c) A falta de contentamento é consequência da desobediência:
Ag.1:6-7 “6 Vocês semearam muito e colheram pouco; comem, mas isso não chega para matar a fome; bebem, mas isso não dá para ficarem satisfeitos; põem roupa, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa sacola furada. 7 — Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerem o que tem acontecido com vocês.”
Ag.1:9-11 “9 Vocês esperavam que fosse muito, mas o que veio foi pouco, e esse pouco, quando o levaram para casa, eu o dissipei com um sopro. E por quê? — pergunta o Senhor dos Exércitos. Porque o meu templo permanece em ruínas, enquanto cada um de vocês corre por causa de sua própria casa. 10 Por isso, os céus retêm o seu orvalho, e a terra não produz os seus frutos. 11 Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes, sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite, sobre o que o solo produz, sobre as pessoas, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.”
Quando a gente desobedece a Deus e se desvia do propósito para o qual Deus nos deu recursos, a consequência é a escassez e a falta de contentamento
Os dízimos e ofertas voluntárias são as únicas ofertas prescritas na bíblia para sustento da obra de Deus.
Dízimos corresponde a 10% daquilo que uma pessoa ganha. Ele foi instituído por Deus antes da lei, Abraão entregou seu dízimo a Melquisdeque cerca de 400 anos de Deus a lei a Moisés. A verdade é que tudo pertence a Deus, ao devolvermos 10% do que temos, estamos declarando que o mesmo Deus que nos deu condições de ganhar aquilo, continuará a nos abençoar, e mesmo se tempos difíceis vierem, nosso fidelidade a Deus independe disso. Disso o profeta Habacuque:
Hab.3:17-19 “17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado,
18 mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é a minha fortaleza. Ele dá aos meus pés a ligeireza das corças, e me faz andar nas minhas alturas. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.”
Ofertas voluntárias: Outra maneira de sustento da obra de Deus são as ofertas. A diferença entre Dízimos e Ofertas, é que os Dízimos devem vir de cada renda que temos, ou seja, todos os meses, às ofertas são destinadas a coisas específicas: Ajuda a alguém necessitado, pastores, missionários, ou para coisas emergenciais. A maneira como Deus aceita nossas ofertas foram descritas pelo apóstolo Paulo, veja:
2Co.9:6-11 “6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria.
8 Deus pode tornar abundante em vocês toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, vocês sejam abundantes em toda boa obra, 9 como está escrito: “Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.”
10 E Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês. 11 Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus.”
A bíblia não menciona cantinas, bingos, rifas e qualquer outra coisa. Sem perceber nós acabamos sendo dominados pelo espírito do capitalismo de querer comprar e vender tudo.
F.T. Esse mesmo problema continua a ocorrer hoje
2) FALTA DE COMPROMISSO COM A OBRA DE DEUS TRAZ SOFRIMENTO
- Hoje temos visto uma apatia quase que geral sobre muitas Igrejas do Brasil após a Pandemia de COVID19: Falta de Compromisso com Deus e com sua obra
- Tipos de pessoas que têm falta de compromisso com Deus (sermão Arival Casemiro)
Bagres ensaboados (vive escapando do compromisso): Não se compromete, faz parte sem fazer parte de fato. Não se envole com os irmãos nem com a obra de Deus. Hardy - Oh céus oh vida: Medo do compromisso. Ouve e ve tudo,mas entende que se envolver vai demandar trabalho e não ter dor de cabeça. Cavalo paraguaio: Começa as coisas com toda empolgação mas nunca terminam nada. Muitos desses, quando desistem e saem falando mau de todo mundo, ele é o único santo, não deixaram ele trabalhar. Mãos na massa: pagam o preço e realmente se pode contar com eles
Hoje, muitas pessoas mesmo que estejam ligadas a uma igreja, estão em desobediência a Palavra de Deus. Elas não têm compromisso com a obra de Deus e não querem se envolver com nada. As vezes até entregam dízimos e ofertas, mas não desejam de maneira alguma se envolverem.
Ainda outro grupo, não entregam seus dízimos ou ofertas e buscam fazer essa defesa com base em pastores que não tem compromisso Deus. E MUITOS AINDA TENTAM CONVENCER OUTROS A TAMBÉM NÃO ENTREGAREM SEUS DÍZIMOS E OFERTAS. O PRINCÍPIO QUE ENSINAMOS AQUI NA IGREJA É QUE VOCÊ DEVE ENTREGAR O SEU DÍZIMO COMO FRUTO DE GRATIDÃO E FIDELIDADE A DEUS. PORÉM, ALGUNS AINDA NÃO DESCOBRIRAM A BÊNÇÃO DA FIDELIDADE A DEUS
Outro aspecto que reflete o abandono de Deus e de sua obra e de desobediência, é o problema crônico da violência em nosso país. Segundo o relato que ouvi de um pastor que fazia trabalho de capelania em presídios, a maioria dos presos ali tinham nomes bíblicos e eram desviados de igreja evangélicas.
ISSO DE CERTA FORMA REVELA OS EFEITOS DO FALSO EVANGELHO NO BRASIL. Os dados mostram que 81% da população brasileira é cristão (50% católicos + 31% evangélicos)
Aposto que você conhece pessoas que estão desviadas dos propósitos de Deus e que tem sofrido as consequências por causa disso
Necessidade: Você quer abençoado por Deus? Obedeça a Ele e se comprometa com a Obra de Deus. Fazer a Obra de Deus é algo prático, envolve servir a Igreja que são pessoas
A DESOBEDIÊNCIA A DEUS SÓ TRARÁ TRISTEZA A SUA VIDA!
F.T.
3) O POVO SE COMPROMETEU COM A OBRA DE DEUS, E ELE PROMETEU OS ABENÇOAR
a) Deus exorta o povo a retomar a construção do templo:
Ag.1:8 “8 Vão até o monte, tragam madeira e reconstruam o templo. Dele me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor.”
A exortação de Deus é seu amor em prática.
b) Deus desperta o coração do povo para o trabalho. Ag.1:14 “14 O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito de todo o remanescente do povo; eles vieram e começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, seu Deus.”
Aquilo que Deus exige de nós, ele nos exorta a fazermos e ainda nos capacita para isso
c) Deus promete abençoar seu povo pela obediência. Ag.2:18-19 “18 — Por isso, desde o dia de hoje, desde o vigésimo quarto dia do nono mês, desde o dia em que foram lançados os alicerces do templo do Senhor, considerem no seguinte: 19 Ainda há sementes no celeiro? Além disso, a videira, a figueira, a romãzeira e a oliveira não têm dado os seus frutos. Mas, de hoje em diante, eu abençoarei vocês.”
As bênção de Deus estavam condicionadas a obediência a sua Palavra
A revelação de Deus foi progressiva, ou seja, cada vez mais Deus foi se revelando até se revelar plenamente em Jesus. No AT, o entendimento era que as bênçãos de Deus era somente para riquezas materiais, eles não tinham ideia de que tudo apontava para uma realidade espiritual que estava por vir através de Jesus. Eles não tinham ideia que a TERRA PROMETIDA, por exemplo, apontava para o céu, para a vida eterna e que os valores espirituais são mais importantes que os materiais, uma vez que as coisas materiais vão acabar aqui, mas as coisas eternas não têm fim.
Mas Deus trabalha, com uma linguagem racional e que o povo entende, “se obedecermos a Deus seremos abençoados no campo, com as crias dos rebanhos, teremos saúde etc. Hoje, entendemos que tudo isso tem um aplicação melhor do ponto de vista espiritual
d) Foi nesse sentido que Deus abençoou os patriarcas
Abraão foi um homem muito rico
Isaque seu filho também foi bem sucedido
Deus também abençoou a Jacó e o fez próspero
E a bíblia também fala de Jó, o qual Deus o havia abençoado grandemente
Obediência a Deus é uma garantia de ficar rico?
Pastor, se eu obedecer a Deus eu serei rico? Não sei! O homem mais sábio do mundo, o rei Salomão, diz que parou para observar e viu que nem sempre as coisas seguem um lógica correta do ponto de vista dele. Veja o que ele disse:
Ec.9:11 “11 Vi ainda debaixo do sol que os mais rápidos nem sempre ganham a corrida, que os mais fortes nem sempre vencem a batalha, que os sábios nem sempre têm pão, que os prudentes nem sempre têm riqueza, que os inteligentes nem sempre são honrados, mas que tudo depende do tempo e do acaso.”
Muitas vezes, o ímpio prospera enquanto
4) SE NOS COMPROMETERMOS COM A DEUS SEREMOS ABENÇOADOS
Necessidade: Você quer abençoado por Deus? Obedeça a Ele e se comprometa com a Obra de Deus.
ESSA MESMA PROMESSA AINDA CONTINUA HOJE, OU SEJA, DEUS RECOMPENSA A OBEDIÊNCIA E CASTIGA A DESOBEDIÊNCIA, NO ENTANTO, ESSAS BÊNÇÃOS SÃO MELHORES EXPLICADAS HOJE A PARTIR DAQUILO QUE JESUS REVELOU, QUE SEU REINO NÃO É DESSE MUNDO, E QUE PORTANTO, A NOSSA RECOMPENSA NÃO É PARA AQUI.
O apóstolo Paulo afirmou que: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19 )
a) As bênção espirituais que recebemos
Ef.1:3-13 “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor. (A bênção de termos sido escolhidos por Deus antes da fundação do mundo)
5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, (A bênção de termos sido adotados com filho - “Aos que creram no seu nome…” (Jo.1:12)
6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. (A bênção de termos de ter um propósito de existência. Deus te fez com um propósito)
7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. A bênção de Jesus ter pago todos nossos pecados (redenção nos libertando do poder do Diabo)
9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, (A bênção de podermos compreender a revelação dos planos de Deus, de que todas as coisas do universo têm Jesus como centro)
10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.
13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa.” (A bênção de termos sidos selados pelo Espírito Santo como propriedade de Deus)
Conclusão: Concluindo então...
Necessidade: Você quer abençoado por Deus? Obedeça a Ele e se comprometa com a Obra de Deus.