Sermão dia dos Pais
Notes
Transcript
João 14
Ela estava a 4 dias de seu aniversário de 17 anos
Ela compartilhou o aniversário de seu pai
A família não se reuniu para uma festa de aniversário para a filha ou o pai.
A família havia se reunido em torno de uma cama velha e frágil em uma casa alugada porque o pai estava morrendo.
Quando seu pai morreu, aquela garota de 17 anos ficou arrasada.
A depressão estava ligada, o trabalho era muito difícil de encontrar. e, ela teve que pedir emprestado um vestido para ir ao funeral de seu próprio pai.
Sua mãe levou os sete filhos - ela tinha seis irmãos e irmãs - para um buraco lamacento onde enterraram seu pai.
Quando ela voltou para sua casa, ela disse que estava cheia de medo. Ela estava cheia de desespero. Ela simplesmente caiu na cama. Mas foi quando ela ouviu algo que não ouvia há alguns dias. Ela ouviu swish-swish, swish-swish, swish... Ela pensou consigo mesma, mamãe está varrendo a cozinha.
Sua mãe não falava há três dias. mas agora, depois do funeral, sua mãe havia voltado à rotina da vida. Deitada, ela disse que aquela vassoura cantou uma música para ela. Confie e obedeça, confie e obedeça.
& ela pensou consigo mesma... sim, Deus não nos falhou. Ele tem um propósito de vida. Ele ainda está no controle! e nesse momento sua vida mudou. Ela nunca se sentiria vazia ou sem esperança ou em desespero novamente. Ela precisaria disso porque Elizabeth cresceu, uma bela jovem que se casaria com um missionário e ela se casou com um jovem maravilhoso. Eles tiveram vários filhos, mas um dia Jim Elliot andaria pelas selvas da América do Sul com outros 4 missionários e Jim (junto com os outros missionários) seria morto pelos índios Auca enquanto levavam o evangelho de Jesus Cristo para aquela tribo.
Elizabeth Elliot disse que mesmo naquele momento, eu não estava vazia e não estava com medo .. mas eu conseguia me lembrar ... Confie e obedeça ... confie e obedeça
Eu quero que você abra suas Bíblias e vá para João capítulo 14 porque todo este capítulo é sobre o medo.
Trata-se de medo, porque Jesus disse aos seus discípulos que ele estava indo embora. e eles estão enfrentando todos os tipos de medos o que vai acontecer? O que faremos? Onde nós vamos? É sobre medo e ansiedade, e confusão.
Vivemos nesse tipo de mundo hoje. As pessoas estão cheias de medo. Eles estão cheios de desespero. Eles estão cheios de frustração. Apenas na semana passada, ouvi dizer que, de acordo com uma pesquisa, 25% de nossos adolescentes já pensaram em suicídio. Estão sem esperança. Existe alguma esperança? Existe alguma saída?
Amigos - Jesus falou essas palavras aos seus discípulos para ajudá-los com seus medos. Mas eles foram escritos para nossa instrução. João 14 foi escrito para você e para mim em tempos como estes!
E se você está se sentindo ansioso, se está com medo ou se sentindo desesperado. Se você se sente perdido em um mundo que está fora de controle.
Então João 14 foi escrito para você.
Vamos contextualizar esta passagem. Esta é a última noite da vida de Jesus como humano nesta terra. Ele seria crucificado no dia seguinte. Ele acabou de terminar a Última Ceia com seus discípulos e diz:
Título:
João 14.1–11 (BEARA)
1Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
4E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
5Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?
6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
8Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
Agora vá para o 16
16E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
18Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
Introdução:
Introdução:
Enquanto os automóveis desfilam lentamente pelas ruas… pessoas se aglomeram…
Sejam líderes por herança ou por eleição, nós os honramos e respeitamos!
A bíblia trata do reinado de um Rei, ao qual muitos não conhecem, muitos não entenderam, trata-se de um Rei rejeitado por a grande maioria.
Ai esse Rei, nos ensina que Deus é como um Pai.
Porém não estamos reconhecendo Deus como Pai. Para muitas pessoas é difícil reconhecer Deus como um Pai amoroso que Ele é.
Sabe porque? Deixa eu te contar duas histórias verídicas:
A Maria cresceu em um lar perigoso. Durante sua adolescência, o pai abusou sexualmente dela, colocando um sabor amargo no infeliz relacionamento deles. E, ainda que ela tenha se tornado cristã no ensino médio, sentia que nunca poderia conhecer a Deus como seu Pai.
O relacionamento que tinha com o pai era simplesmente nocivo demais. Hoje, aos 28 anos, ela ainda tem a tendência de ver a Deus como não confiável, exigente, impiedoso e imprevisível.
A mãe de Kelly era verbalmente abusiva. Ela criticava Kelly com muita frequência, implicando com as menores falhas. Ira e fuga eram o “procedimento padrão” da família. Agora, Kelly tem sua própria família, mas ainda luta para entender o amor de Deus por ela. “Como eu posso?”Perguntou ela: “Minha mãe fez com que eu me sentisse desvalorizada e indigna de ser amada. Para mim, o amor de Deus parece apenas palavras”.
Percebe que alguns traumas do passado nos impedem de reconhecer Deus como um Pai amoroso?
E acabamos achando que tudo que passamos de ruim aqui na terra é porque Deus não nos ama, ou não quer saber da gente.
E a sensação de ser adotado? adotado é como se já fossemos rejeitados, antes. Para alguns não é uma palavra muito boa de se ouvir.
Trauma que nos impede de olhar pra Deus como um Pai amoroso:
Sensação de abandono.
O que Jesus estava falando para os discípulos?
16 “Rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre;
Jesus diz que eu te dou o dom da paz telivrará do medo do medo. Jesus nos oferece uma paz além de toda compreensão. E os americanos estão cheios de medo.
E eu também lhe darei um ajudante
Estamos em tal estado de mudança... e tanta coisa está acontecendo tão rápido
e as coisas continuam chegando até nós tão rápido que não sabemos o que é... mas estamos preparados em nossos corações tenham medo do que quer que seja.
Amigos, você sabe que os cientistas nos dizem que a ansiedade libera todos esses produtos químicos em nosso corpo e você apenas senta lá e cozinha esses produtos químicos. Vai te deixar doente. Vai despedaçar você. Ansiedade e raiva apenas criam mais ansiedade e raiva...
E estamos cheios de ansiedade!
mas Jesus oferece-nos a paz.
mas Jesus oferece-nos a paz.
I. Ele vê o que estamos enfrentando.
I. Ele vê o que estamos enfrentando.
Pouco antes disso, no versículo 25, ele diz:
25 “Estas coisas vos tenho falado enquanto estou convosco.
“Abiding” é um particípio presente. Traz consigo a ideia de ação contínua. Todo o tempo que eu estava com você. Estou com você agora e estive com você 24 horas atras…
Estive com você semana passada…
Estive com você nos últimos três anos. EU ESTAVA LÁ COM VOCÊ…
EU SEI o que você está enfrentando!
Lembre-se de quando Jesus chamou os discípulos pela primeira vez.
João, Pedro e seus irmãos eram pescadores profissionais. Eles haviam pescado a noite toda e não haviam pescado nada. Eles só queriam ir para casa. Eles não tinham nenhum peixe. Eles não tinham nada para comer. Eles não tinham nada para suas famílias comerem e o que Jesus fez?
Jesus disse-lhes que se afastassem um pouco e lançassem as redes sobre o barco. Qual foi o resultado? Antes eles trabalhavam a noite toda e não pegavam nada...
Agora, eles ouvem esse “amador” e de repente suas redes estavam cheias de peixes! Até os peixes estão sob Seu comando.
ou Lembre-se quando eles estavam no barco no mar da Galiléia e veio a tempestade. Jesus estava dormindo no barco. Os discípulos estavam acordados, mas estavam morrendo de medo. Esta foi uma tempestade como nenhuma tempestade!
E o que Jesus fez quando o acordaram? Ele se levantou no barco e disse ao mar “Calma” e estava calmo. Jesus os estava ensinando... eles não precisavam ter medo. O Deus todo-poderoso está no controle do mar e Ele controla o vento.
Ele não nos abandona… Veja o vers 2
V.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas…
V.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas…
Jesus sendo Deus sabia o que se passava no coração deles… eles não entenderam quando Jesus disse que não estaria mais com eles.
Então aqui Ele reafirma, eu não vou para outro país, não, vou para junto do Pai, e lá tem lugar pra vocês tb.
olhe o que Ele diz no v.3 para onde eu estiver estejais vós também.
Deus quer comunhão conosco
Ex. de quando perdemos Sara no maior shopping de Maceió
O problema está em nós…
Não enxergamos da maneira correta, com os olhos espirituais!
Jesus era a estrutura política deles, mas e agora depois da sua partida?
O Senhor tinha ensinado tanta coisa, tinha mostrado tantos milagres, mas eles ainda estavam com seus olhos na terra. Isso parece com alguém?
O Senhor despedaçou os sonhos materialistas dos 12 quando anunciou que se retiraria deles.
V.1 Não se turbe o vosso coração…
V.1 Não se turbe o vosso coração…
Turbar (Causar inquietação em alguém, causar desequilíbrio, causar perplexidade na mente de alguém, tirar a sua paz)
isso mostra que os discípulos estavam:
TRISTES por saber que Cristo partiria
ENVERGONHADOS em razão do egoísmo evidenciado
PERPLEXOS em razão da traição de alguém que esteve junto deles por mais de 3 anos de ministério
COM A FÉ ABALADA… mas como pode o Salvador de Israel ser traído por alguém?
Teve toda essa perseguição, mas Ele estava conosco, mas como será agora?
O pastor disse que O Deus que ele servia era capaz de tudo, tudo menos o meu!
V.1 creiam em Deus e também em mim… (a crença em Deus era muito grande…)
V.1 creiam em Deus e também em mim… (a crença em Deus era muito grande…)
Porém não enxergavam Deus como um Pai
8Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
18Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
Só restava agora todos e a maioria judeus que não tinham Deus como a figura paterna acreditarem que Ele é como um pai que nunca abandona.
v.1 Acreditem em Deus e acreditem também em mim
aplicação prática:
Podemos ter nossas Tribulações, perseguição, perigo de vida, cansaço, filhos desobedientes, familiares que zombam de você,
Continuem crendo em mim
Eles lutarão contra você, mas não vencerão, porque Eu serei com você, diz O Senhor. Jr 1:19
COMO PODERÍAMOS ENCONTRAR CONSOLO EM MEIO A TANTA TRIBULAÇÃO? JESUS DIZ… “CONTINUEM CRENDO EM MIM”.
COMO PODERÍAMOS ENCONTRAR CONSOLO EM MEIO A TANTA TRIBULAÇÃO? JESUS DIZ… “CONTINUEM CRENDO EM MIM”.
dor na coluna, artrite, doença nos rins, dependência de remédios, depressão batendo a porta, medo, angústia…
MAS JESUS DIZ… “CONTINUEM CRENDO EM MIM”.
COMO PODERÍAMOS ENCONTRAR CONSOLO EM MEIO A TANTA TRIBULAÇÃO?
COMO PODERÍAMOS ENCONTRAR CONSOLO EM MEIO A TANTA TRIBULAÇÃO?
V.4 Vós conheceis o caminho para onde eu vou.
V.4 Vós conheceis o caminho para onde eu vou.
Aplicação prática:
Através do caminho.
Porque se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!
muitos por não conhecer o caminho, buscam alternativas nas drogas, alcoolismo…
e aqui abro um parênteses (Tem pessoas que já encontraram o caminho) Mas as distrações prolongam a chegada
Lembra quando nossa mãe mandava comprar algo na rua?
Mas o Senhor nos diz… Vocês conhecem o CAMINHO
desviamos dele porque queremos… Mas nós sabemos
É neste único caminho que nós encontramos Felicidade na escassez
É neste caminho que encontramos Alegria na tristeza
É neste caminho onde Trazemos vida onde só existe morte
É neste caminho onde sorrimos em meio a dor
É neste caminho onde encontramos consolo
É neste caminho onde encontramos uma oportunidade para um novo recomeço
É NESTE CAMINHO ONDE ENCONTRAMOS SALVAÇÃO
É NESTE CAMINHO ONDE ENCONTRAMOS VIDA ETERNA
Nós O conhecemos irmãos…
O escravo não dá desculpas quando é solicitado…
O soldado não dá desculpas quando é solicitado…
percebam que Jesus tinha chamado os seus discípulos, em nenhum momento eles desistiram desse chamado, estavam sim amedrontados, porém não desistiram. (O segredo é não desistir)
Conclusão:
Conclusão:
O medo do abandono era tão constante que Jesus repete para eles não terem medo
v27 Não se turbe o vosso coração
Se Jesus enfatizou isso mais uma vez… É porque os discípulos realmente estavam com medo.
Ai Jesus promete um presente…
V.16 Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre.
Jesus reafirma no versículo 27 “deixo-vos a minha paz” a minha paz vos dou, não como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração e nem se atemorize.
aí Ele entrega um presente… não físico, mas espiritual, “deixo-vos a minha paz”
e realmente isso aconteceu, todos foram mortos com a exceção de João, os discípulos dos discípulos morriam nas arenas devorados pelas feras, ao ponto de Jesus elogiá-los em Apocalipse 2
ver 16:22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
JESUS ENXUGARÁ DO ROSTO TODA LAGRIMAAA
Aplicação:
as pessoas sofrem porque esperam uma paz dada pelo mundo
Mas a verdadeira paz, chegou até nós… essa paz também foi dada por presente
Ainda que você esteja todos os problemas que a vida te oferece, você tem a verdadeira paz que o mundo não pode oferecer… JESUS CRISTO DE NAZARÉ
O QUE TEM DO OUTRO LADO?
Um homem muito doente perguntou para o seu médico, no consultório particular:
– Doutor, tenho tanto medo de morrer, diga-me o que há do outro lado?
Calmamente o médico disse:
– Eu não sei.
O homem disse:
– Você não sabe? Eu achei que você era cristão!!
– Sim, eu sou cristão – disse o médico.
– E não sabe o que há do outro lado? – indagou o paciente.
Neste momento os dois ouviram um som de arranhados na porta dos fundos, o médico abriu a porta e era o seu cachorro, que entrou alegremente, pulando nele e cheirando tudo.
O médico o pôs para fora e disse ao seu paciente, sorrindo:
– Ele nunca entrou aqui antes; não sabia o que tinha neste local, apenas sabia que seu dono estava aqui, e quando a porta se abriu, ele entrou sem medo. Não sei quase nada sobre o outro lado da morte, mas, tenho certeza:
– Eu sei que meu Senhor está lá e isso é suficiente!
Jó 19:25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra