Pais Para Sempre

Notes
Transcript

Introdução

Salmo 102.18
“18 Escreva-se isto para as futuras gerações, e um povo que ainda será criado louvará o Senhor.”
Salmo 145.4
“4 Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.”
2Timóteo 1.5
“5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.”
Deus geralmente é processual e sempre muito organizado, não é imediatista ou caótico.
Se é caos, não é de Deus. Ele é bom, perfeito e agradável. Ele atua no caos, mas Ele não promove ou sustenta o caos, Ele é Deus de criação e ordenação.
Deus atua na Terra, agindo de forma geracional, por isto também a Bíblia é um livro geracional: Quando é falado de pais, sempre tem algo ligado aos pais dos pais.
Observer as Genealogias do Antigo Testamento. Patriarcas, reis, sacerdotes e profetas!
Êxodo 6.3
“3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles .”
Meu irmão, é importante ler as genealogias bíblicas.
Toda as listagens de gerações, como em 1 Crônicas, revelam o agir divino geracional. Deus não faz tudo em uma oração, não que Ele não possa, mas porque Ele tem um plano de ligação entre estas vidas.
Salmo 145.4
“4 Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.”
Mostrando a imutabilidade divina, Seu amor pela humanidade e também Suas promessas cumpridas:
Joel 3.20
“Judá será habitada para sempre e Jerusalém por todas as gerações.”
Das 12 tribos de Israel, qual permaneceu? Judá, por isso judeus. Como a promessa de Joel 3:20.
Temos também a genealogia do Novo Testamento: Jesus e nós!
O primeiro livro do Novo Testamento, Mateus, começa com as gerações de Jesus.
Mateus 1.1-2
“Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.”
Paternidade é algo muito importante! Quando você resolve pendências de paternidade, você resolve, fortalece, amplia, impulsiona e libera sua alma e sua vida. Veja que os mandamentos do Senhor não são para um só indivíduo, mas para sua descendência e novas gerações.
Deuteronômio 6.1-2
“Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse. Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.”
TRATANDO-SE DE PAIS, NÃO TENHA PRESSA, DEUS ESTÁ TRABALHANDO NUMA PERSPECTIVA DE GERAÇÕES.
Quero destacar com os irmãos, 5 aspectos bíblicos para que sua paternidade seja estendida aos seus filhos e netos.

1 - HONRE A PATERNIDADE EM SUA VIDA

Observe estes dois casos, um caso de desonra e outro caso de honra:
- Desonra: Esaú.
Hebreus 12.16-17
“Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.”
- Honra: Nabote.
1 Reis 21.1-3
“Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria. Acabe tinha dito a Nabote: ‘Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor’. Nabote, contudo, respondeu: ‘O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!’”
Um vendeu a paternidade, o outro morreu por honrá-la. Qual tipo de filho nós temos sido? Tanto biológica quanto espiritual, paternidade tem a ver com uma decisão de filiação. Alguns decidem continuar órfãos, no orgulho, negação e dureza de coração!
Está escrito na Bíblia:
João 1.12
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”
Na Bíblia, a Palavra HONRA aparece 146 vezes, em 136 versos!
- Jesus honrou o Seu Pai: João 8.49 Disse Jesus: “Honro o meu Pai, e vocês me desonram.”
FILHOS NÃO HONRAM O QUE OS PAIS DESONRAM!

2 - VALORIZE A PATERNIDADE

1 Coríntios 4.15
“Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.”
Nada substitui a paternidade em nossa vida. Podemos ter mentores, líderes, amigos e chefes, mas ter uma família espiritual é diferente. Deus tem planos, e o fluir Dele para nossa vida passa por esta família. Pela Fé, veja Deus como nosso Pai e que cuida de nós através de outras pessoas também. Não impeça o fluir de Deus.
Precisamos valorizar tanto nossos pais biológicos, como aqueles que cuidam de nós com este amor paternal.
PAIS QUE NÃO SÃO VALORIZADOS NÃO SÃO HONRADOS!

3 - ACREDITE NA POTENCIALIZAÇÃO DO LEGADO PATERNO

João 14.12
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.”
Não destrua o que você recebeu do seu pai, potencialize e amplie isso.
Seja o filho que busca a unção dobrada.
2 Reis 2.9-10
“Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: ‘O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: ‘Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético’. Disse Elias: ‘Seu pedido é difícil; mas, se você me vir quando for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido’”.
Você sabe por que já aconteceram tantos avivamentos na história da fé cristã e não herdamos isto na totalidade? Porque a religiosidade, a frieza, e o pecado, interromperam o fluxo de bençãos espirituais. Por séculos, cada nova geração da Igreja, precisou gerar um novo gênese, ao invés de aumentar o fluxo de crescentes gerações que a antecederam.
A única forma de fazermos isso na igreja é viver o modelo da família. Vivermos como Pais e Filhos!

4 - TREINE SEUS FILHOS PARA VIDA

Efésios 6.4
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”
2 Timóteo 3.15
“Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.”
Forme e prepare vencedores para a vida. A única forma disso acontecer é através de RELACIONAMENTOS curados e saudáveis.
E nunca se esqueça do cuidado com os primogênitos. Por vezes exigimos mais, mas precisamos honrá-los mais também.
Deuteronômio 21.17
“Ele terá que reconhecer como primogênito o filho da mulher que ele não prefere, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence.”

5 - PROMOVA A VERDADE COMO O MELHOR FUTURO

3 João 1.4
“Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.”
Tudo que envolve a mentira é incerto, sombrio, traiçoeiro e instável. A verdade é a melhor carreira e a melhor profissão.
Se o seu testemunho e exemplo de vida exaltam o que é errado, você está preparando seu filho para desconstrução.

CONCLUSÃO

Quero terminar com esta Palavra de fé, a parábola do Filho Pródigo ou do Pai Amoroso.
Lucas 15.11–32 (NVI)
11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22 “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso. 25 “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. 26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. 28 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30 Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!’ 31 “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32 Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”.
Você é filho ou você é pai?
Filho: “Caindo em si...” Lucas 15.17 – consciência.
Pai: “Vamos fazer uma festa...” Lucas 15.23 – legado e generosidade.
- O que o filho pródigo tinha?
· Ele tinha um campo: v. 25
· Estava cheio de novilhos: v. 30
· Tinha uma casa para qual ele voltava no final do dia: v. 25
· Ele tinha amigos: v. 29
· Ele tinha empregados: v. 26
· Ele tinha acesso à boa música: v. 25
Ele tinha: proteção, conforto, amor, segurança, perdão, festa, mesa farta e carinho. Por que ele saiu? Por que ele foi embora? E porque tantos vão embora sem um motivo certo
A Bíblia diz: Jeremias 17.9 “9 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”
Está escrito em Provérbios 4.23: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
Não viva como escravo se você é filho.
FILIAÇÃO SAUDÁVEL TEM A VER COM SATISFAÇÃO EM SER FILHO DE DEUS!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.