Efésios 5.25-29: Ser Homem é um Privilégio e Desafio

Dia dos Pais   •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 12 views

Papel que homem deve desempenhar na sociedade

Notes
Transcript

Introdução

Vivemos em tempos desafiadores em que a masculinidade e feminilidade tem sido desafiadas, questionada e consideradas antiquadas por diversos grupos sociais e políticos. Nesse tempo precisamos de clareza para compreender em especial o papel do homem em sua família diante da esposa e filhos de acordo com as escrituras.
O texto de Efésios mantém em nossas mentes a relação existente entre o relacionamento de Cristo e a igreja e o homem e sua mulher.
Portanto fica claro que existem três relações que precisamos fazer para compreendermos o papel do homem em seu lar, estas relações são a do primeiro Adão em relação a Eva, a de Cristo em relação a igreja para então chegarmos ao nosso papel em relação às nossas esposas, de fato ou futuras.
O homem desempenha muitos papéis na sociedade e família. Ele é um profissional, membro de uma igreja ou clube, amigo, companheiro, conselheiro, mas nenhum papel é tão importante quanto o que ele desempenha enquanto marido/pai e talvez este seja o mais desgastante e desafiador!
Podemos simplificar o papel do Marido/Pai olhando para as falhas de Adão e as qualidades de Cristo em três “p”s.

Provedor (5.25 – 26)

O primeiro P é o de provedor. Podemos ver como tanto Adão quanto Cristo compreendeu essa responsabilidade de forma adequada. Adão era responsável por trabalhar (Gn 2.15 e 19). Antes mesmo da existência de Eva percebemos como Deus ordena que Adão trabalhe e cultive o jardim, portanto ele era agricultor (15) e deu nome a todos os animais do jardim (19).
Adão foi criado para trazer o sustento e trabalhar. Sua estrutura física e emocional colaboram com esta responsabilidade, do mesmo modo percebemos que Cristo provê tudo o que a igreja precisa para seguir em santidade e pureza. Ele se sacrificou para que ela fosse purificada.
Deste modo o Homem é desafiado enquanto pai, líder de sua família a suprir as necessidades materiais, físicas e emocionais daqueles que Deus lhes concedeu.
Não desanimar, mas permanecer firme e perseverante independente dos desafios que Deus lhes permita enfrentarem.

Ilustração

Jesus e a igreja, Adão e Eva.

Professor (5.26)

O segundo P é professor. Podemos perceber no verso 26 que o lavar purificador da igreja vem da palavra (ρημα) de Deus.
O vocábulo utilizado não é o mesmo que se refere a Jesus como o verbo ou o termo mais comum que se refere às escrituras. Este é um termo que descreve uma palavra falada audivelmente ou um discurso.
Deste modo a comparação mais uma vez se torna evidente. Adão precisava prover tudo o que sua esposa necessitava cuidar dela e protege-la com base na palavra proferida por Deus em
Gênesis 2.16–17 NVI
16 E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17 mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Portanto para que sua esposa estivesse bem cuidada, protegida e suprida ele deveria não apenas obedecer a palavra de Deus, mas também ensiná-la.
Percebemos que de fato ele o fez quando Eva conversa com a serpente ela sabia da ordem de Deus apesar de não existir quando ela foi dada a Adão, entretanto ele falhou e pecou junto com sua esposa, não se manteve firme a ordem de Deus.
Mas Jesus em tudo foi obediente até a morte, e ele é quem ensina e cuida da igreja e nos serve de modelo. Assim um dos papéis fundamentais que colaboram com a função de provedor de forma mais ampla é a de Professor, ele é o responsável pelo ensino bíblico e espiritual de seu lar, inclusive dos filhos, de modo que sua esposa é sua auxiliadora diferente da maioria dos lares, especialmente no caso de crianças.

Ilustração

Atuação do Espírito Santo em nós.

Protetor (5.27 – 29)

O terceiro P é o de protetor. Adão tinha a responsabilidade de proteger Eva dos riscos e da morte que fora enfatizado pelo próprio Deus ao proibir o fruto do conhecimento do bem e do mal.
É destacado na obra de Cristo em relação a igreja, ele é quem protege e cuida da sua igreja independente do que ela tenha enfrentado em sua história ou venha enfrentar. Ele cuida e protege de modo que ela há de se revelar santa e pura em seu retorno.
Infelizmente Adão falhou nessa tarefa e por meio do primeiro homem além de não cuidar de sua esposa, pecou junto com ela. Entretanto temos o exemplo do segundo Adão que nos mostrou sua vida perfeita e nos redimiu.
Por isso podemos seguir o modelo de Adão ou o de Cristo, podemos ser negligentes ou cuidar e proteger as nossas famílias. Seguindo o exemplo supremo de Cristo enquanto o modelo de noivo da igreja faz parte do nosso papel cuidar e proteger.
As palavras utilizadas de cuidado em Efésios são alimenta (torna maduro, cria) e cuidar (aquecer, manter quente, cuidar com carinho) aqui fica evidente como Cristo cuida e protege a igreja do mesmo modo devemos proteger e cuidar de nossa família com a mesma base que Adão deveria ter feito e Cristo o fez. Por meio da Palavra de Deus!

Ilustração

Guarda Chuva

Princípios Eternos

Homem é o provedor de todas as necessidades de seu lar.
Homem é o responsável pelo equilíbrio emocional e espiritual de sua casa.
Homem é o principal responsável pelas necessidades materiais e financeiras de seus lar
Deve pensar com muita cautela em sua carreira e decisões profissionais, visto que deverá sustentar uma família
Ele quem deve sofrer o desgaste maior se necessário para trazer a sua casa tudo o que é necessário (Alimento, Moradia, Equilíbrio Emocional e Espiritual)
Todo homem deve saber a razão de sua fé
Homem é o sacerdote do lar, este deveria ensinar.
Homem é o responsável pelo ensino bíblico da esposa e dos filhos
A Esposa é sua auxiliadora, de modo que é tarefa do homem ensinar, exercer autoridade e conduzir plenamente o seu lar
Mesmo quando a mulher é mais capacitada intelectualmente ou teologicamente essa responsabilidade não deve ser terceirizada, ela o auxilia para que ele exerça esse papel plenamente.
Não importa a crise ou a dificuldade que a família enfrente o homem se manifesta e se sacrifica para proteger a sua família.
Homem serve de escudo e fortaleza nele todos tem segurança.
Homem tem estrutura emocional e espiritual para exercer esse papel desafiador, sendo assim diferente da mulher que deve apoiar e seguir seu marido
Proteção envolve todos os aspectos da vida
Papéis desafiadores e sobrenaturais que exercemos pela graça de Cristo e capacitados pelo Espírito, não há outro modo.
Não é um modelo popular em nosso tempo, mas necessário aqueles que foram convertidos e participam da nova criação e do Reino inaugurado em Cristo que aguardamos sua plena manifestação.

Ser marido/pai é ser provedor, professor e protetor a semelhança de Cristo.

Related Media
See more
Related Sermons
See more