As virtudes de um Cristão
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Texto Base: Colossenses 3:1-17
Eu não entendo muito de moda, mas dizem que a moda é circular e que de tempos em tempos coisas que já foram itens da última moda e que depois caíram em desuso voltam a tona repaginados e as vezes melhorados. Existem estivamativas que esse ciclo que antes poderia demorar algumas décadas para acontecer, agora já acontece em um intervalo cada vez mais curto de tempo. Vivendo nos tempos de rede sociais cheias de conteúdos, é até difícil acompanhar qual é a TREND (tendência) do momento, quem tem filhos adolescentes sabe do que estou falando. É música, é dancinha, é desafio do tiktok, é tanta coisa que é humanamente impossível acompanhar todas esses modas. As inovações e as modas estão chegando até as nossas igrejas, a nossa juventude, aos nossos filhos.
Alguns por outro lado dizem que a igreja é antiquada, é quadrada, que precisa se adaptar, que precisa inovar (e eu concordo em alguns aspectos), mas no que diz respeito ao que é central e caro a nossa fé acredito que é muito melhor manter aquele pretinho básico que nunca sai de moda, do que ir pelo caminho dos modismo e decepcionar aquele que nos chamou para fazer parte do seu povo!
Ao que tudo indica havia alguns problemas lá em Colossenses e por isso Paulo escreveu essa carta, provavelmente da prisão em Roma. Os problemas era de ordem religiosa e provavelmente se tratava de uma mistura de ideias judaicas e helenísticas que estavam se propagando dentro da comunidade que era composta multi étnica. Por isso Paulo vai chamar os seus leitores a viverem em Cristo e os adverte contra serem escravizados pelo que ele chama de "filosofias vãs".
Hoje vamos falar sobre as virtudes de um cristão, porque se tem uma coisa que nunca sai de moda é um cristão que vive uma vida reta diante de Deus.
Procurem as coisas que são do alto
Procurem as coisas que são do alto
Colossians 3:1–4
Em tempos de agendas cheias, compromissos e correria, muitas vezes não nos damos conta daquilo que tem ocupado a nossa mente. Temos que de alguma forma organizar e planejar a agenda da semana, a agenda do final de semana, a genda de férias da família. Corremos para o trabalho, corremos para a faculdade e estamos sempre correndo para o próximo compromisso, sem nos dar conta do porque realmente estamos fazendo algumas coisas. Paulo nos chama a continuar uma reflexão que ele começou lá no capitulo 2.
Mantenham o pensamento (gr. φρονεῖτε -> phroneite | raiz φρονέω -> phroneō -> pensar): Sentido: concentrar-se — direcionar a atenção e o pensamento para algo.
O argumento de Paulo é que nós ressucitamos com Cristo e por isso devemos procurar as coisas que são do alto, mas não apenas isso, devemos nos manter concentrados, com a nossas atenções totalmente voltadas as coisas que são do alto. A explicação de Paulo é que nós morremos, com Cristo no batismo, e por isso nossa vida agora está em Cristo, é a nossa é Cristo!
Se nossa vida é Cristo e se a nossa vida está em Cristo, não faz sentido vivermos correndo atrás do vento, não faz sentido tentar encontrar satisfação em algo que apenas Cristo pode nos satisfazer. Manter o pensamento nas coisas do alto é fazer de acordo com o que Cristo nos ensina no Sermão do Monte: Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, pois as outras coisas podemos confiar que o Senhor está cuidando delas.
Busque a pureza pessoal
Busque a pureza pessoal
Colossians 3:5–11
Aqui Paulo está lembrando seus leitores que eles não devem mais viver de acordo com a natureza terrena deles, mas tem de matá-la junto com tudo o que pertence a ela e abandonar tudo aqui que a acompanha, logo imorlidade sexual, impureza, cobiça, ira, maldade e outras coisas não devem mais fazer parte das nossas vidas, por mais que sejam a última moda entre as pessoas que estão ao nosso redor. Estamos sendo revestidos de algo do novo, isto é, estamos voltando a imagem e semelhança do nosso criador.
Você já ouviu alguém dizer: eu sou crente, mas minha mão não é? Provavelmente nós já usamos ela alguma vez. E isso acontece porque estamos convivendo com duas naturezas aqui em nós, a nossa natureza terrena e a nossa natureza espiritual restaurada em Cristo Jesus. Martinho Lutero usava a espressão latina "Simul Justus Et Pecator" que quer dizer: Simultaneamente Justo e Pecador para definir esse estado entre muitas aspas intermediário que estamos em que não deixamos de ser pecadores, mas ao mesmo tempo somos considerados justos diante de Deus. Porque estamos nos tornando semelhantes a Cristo podemos rejeitas a nossa natureza pecaminosa e dizer não para o pecado e toda a maldade.
Perdoe e Ame
Perdoe e Ame
Colossians 3:12–16
Se existem coisas relacionadas a velha natureza que devem ser removidas, por outro lado existem coisas que a nova natureza tras a tona em nossas vidas e essas coisas, também podem ser chamadas de virtudes podem e devem ser utilizadas sem moderação.
Mas o que é virtude?
A palavra virtude aparece no NT algumas vezes, ela vem do termo grego ἀρετή -ῆς, ἡ; (aretē), subs. excelência moral; virtuosidade.
ato virtuoso — um ato que particularmente exibe a excelência moral de quem faz a ação; ações como esta normalmente resultam em elogio, aclamação e glória.
Jesus não nos pede nada que ele não tenha feito. Ele praticou a compaixão, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência, por isso ele nos pede para também o fazer. Ele nos perdoou quando não éramos merecedores de nenhuma pena e por isso ele nos pede que também coloquemos em prática o perdão! Jesus Cristo deu a maior demonstração de amor da história da humanidade quando se entregou na Cruz do calvário e deu a sua vida por nós e por isso ele nos diz que o amor é o elo perfeito, porque foi o seu amor e a sua bondade que nos reconciliou com Deus.
Podemos viver em paz, porque a paz de Cristo está em nossas vidas! Acordamos e dormimos tranquilos porque sabemos que Deus está no controle de cada momento das nossas vidas. E o que ele nos pede? Ele nos pede para amar e perdoar como Cristo perdoou, porque o amor e o perdão nunca saem de moda.
Conclusão
Conclusão
Viva para Glória de Deus
Viva para Glória de Deus
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Temos que deixar de fazer algumas coisas, precisamos começar a fazer outras, e sabemos que a velha e a nova natureza estão em conflito e talvez a gente fique questionando, será que devo fazer isso, ou será que devo fazer aquilo outro? Para nos ajudar Paulo destaca e nos dá uma receita infálivel para distinguirmos se devemos deixar de fazer algo ou se devemos continuar a fazer algo. A pergunta deve ser: O que estou falando ou praticando está glorificando o nome do Senhor? Estou exaltando ou denegrindo a Jesus?
Se a resposta for sim, provavalmente então estamos colocando em práticas as virtudes e o Fruto do Espírito. Se a resposta for não, provavelmente estamos ressussitando a velha natureza que quer voltar ao controle.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Sempre seremos tentados a viver de acordo com a última moda do momento. E parece que quando não fazemos isso ficamos deslocados, nos sentimos desconectados, mas é sempre importante considerarmos que é melhor fazer a vontade de Deus do que a vontade de homens.
O Senhor nos chama para viver para a sua Glória! Amém!
Soli Deo Gloria