Cristo, a nossa razão de viver

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 37 views

Cada cristão deve ter atitudes que demonstram, que Cristo é a única razão para se viver nessa terra.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Jesus Cristo deve ser a sua razão de viver. É essencial para a sua vida, porque você necessita dEle. Mas, Você já parou para pensar, se suas atitudes demonstram que Cristo é a sua razão de viver? Mas, para isso é fundamental buscarmos ter atitudes que glorificam a Ele no nosso dia a dia.
Nesse momento vamos estudar a vida de um homem, onde Jesus se tornou a razão do seu viver e o que ele fez para que isso acontecesse.

CONTEXTO

Lucas escreve esse livro para Teófilo para apresentar Jesus, como o Filho do Homem. Ele expõe a missão de Cristo, o qual é de salvar pecadores. E Zaqueu foi salvo e foi transformado pelo Senhor.

TRANSIÇÃO

Três atitudes que você deve ter para Jesus ser a razão do seu viver

DESENVOLVIMENTO

1° É preciso conhecer a Jesus (vs 2-6)

Zaqueu era um cobrador de imposto, contratado pelos romanos para coletar os impostos. Mas, Zaqueu não era um homem bonzinho, pois era um homem desonesto. Porque o cobrador de imposto cobrava a mais das pessoas. Isso significa que esse homem roubava, por isso se tornava muito rico. Mas, Zaqueu creu no Senhor Jesus e quando ficou sabendo que Jesus viria até Jericó, ele buscou ver quem era Cristo (vs 2-3 a).
Esse homem encontrou uma dificuldade para ver o Messias, visto que, tinha uma grande multidão que cercava Jesus e ele era muito pequeno. Diante disso, Zaqueu subiu em uma árvore para ver o mestre passar. Contudo, algo inesperado aconteceu, uma vez que a Bíblia diz: “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”(Lc 19.5). É bem provável que esse publicano, não esperava que o mestre iria ficar em sua casa (vs 3 b -5).
A reação desse homem é extraordinária, porque com muita alegria ele hospeda Cristo em sua casa (vs 6).
APLICAÇÃO: Se Jesus é sua razão de viver, você deve se relacionar com Ele, a fim de conhecê-lo com mais profundidade. Mas, para isso é necessário se esforçar como fez Zaqueu.

2° Não dar ouvidos aos falatórios (vs 7)

As pessoas em Jericó estavam reclamando publicamente, ou seja, era notório ouvir a murmuração das pessoas. Elas não aceitaram que Jesus ficasse na casa de Zaqueu, porque ele era odiado pelas pessoas por ser um cobrador de imposto.
Todavia, Zaqueu não deu ouvido a opinião do povo e foi desfrutar da presença do Filho de Deus.
APLICAÇÃO: Quando você decidir conhecer mais a Jesus, muitas pessoas irão achar isso uma loucura. Geralmente as pessoas ímpias pensam isso, tristemente algumas debocham. Mas, a sua atitude tem que ser de firmeza e persistir em buscar conhecer a Jesus.

3° É preciso renunciar algo (vs 8)

Zaqueu era um homem que roubou das pessoas. E a presença de Jesus mudou a vida dele, visto que, por amor a Cristo ele decidiu renunciar seus bens materiais, a fim de dar metade aos pobres e devolver quatro vezes mais, aquilo que ele havia roubado.
Nas Escrituras é nítido ver, que algumas pessoas tiveram que renunciar algo por amor a Cristo.
Pedro, Tiago e João renunciaram a profissão (Mt 4.19–20).
Paulo deixou o farisaísmo (Fp 3.5–7).
APLICAÇÃO: Se Jesus é a sua razão de viver, você precisa renunciar aquilo que não agrada a Deus de sua vida. ex: dinheiro, imoralidade, orgulho, deixar as suas vontades.

CONCLUSÃO

Zaqueu foi um homem que teve o privilégio de conhecer o Salvador, também de ser transformado por Ele. Diante disso, esse homem teve Jesus como a única razão do seu viver. Os cristãos precisam entender que Jesus deve ser a razão de viver nessa terra, porém, para isso é essencial colocar-se em prática a atitude o desejo de conhecer ao Senhor e se preciso for renunciar as próprias vontades por amor a Ele. Desse modo, você demonstrará que Cristo é a sua razão de viver.

APLICAÇÃO

O desejo de conhecer ao Senhor precisa está acima seus dos estudos, da saída com os amigos, do seu lazer e das suas ocupações.
Quando você decidir buscar mais ao Senhor, automaticamente as pessoas verão e irão rir de você, debochar e te chamar de doido. Mas não dá ouvidos a isso e mantenha o foco.
Para Jesus fazer parte do seu viver, é inegociável você não renunciar algo de sua vida. Deixar o pecado é difícil, orar mais pode ser desafiador, limitar o tempo nas redes sociais é complicado; mas se isso for por amor a Cristo, você precisa fazer, pois Ele deve ser sua razão de viver.
Related Media
See more
Related Sermons
See more