Voz que clama no deserto

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views

Exposição do texto que apresenta João Batista, onde enfatizarei sobre a voz que clama no deserto.

Notes
Transcript

Mt 3.1-12

1.(Mt 3.1) Cenário político na época de João Batista

Lucas 3.1–2 RA
No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Itureia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.

1.1 Herodes Antípas, tetrarca da Galileia, foi alvo da mensagem profética de João.

1.2 Haviam dois sumos sacerdotes, fato que denunciava o desprezo a lei de Deus e os conchavos políticos.

1.3 Deus fala no Deserto, fora das estruturas do sistema religioso da época.

1.4 Deus rompe, através de João, um silêncio profético que durou 400 anos.

1.4.1 A última profecia no antigo testamento encontra-se em Malaquias.

Malaquias 4.5–6 RA
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

1.4.1.2 Em João essa profecia foi cumprida.

Lucas 1.8–17 RA
Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.

1.5 O deserto, onde clama a voz, tem tanto sentido literal quanto fugurativo, pois Deus quer falar a corações desérticos, ou seja, seco e sem vida.

2. (Mt 3.2) João Batista não é um pregador de amenidades nem um profeta da conveniência. Sua mensagem é contundente. Ele conclama o povo ao arrependimento e dá uma razão eloquente para que este se volte para Deus: Porque está próximo o reino dos céus.

Provérbios 28.13 RA
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Mateus 4.17 RA
Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Lucas 5.32 RA
Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
Atos dos Apóstolos 3.19 RA
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,

3. (Mt 3.3) João veio preparar o caminho do Senhor. Veio pavimentar a estrada para a chegada do Messias. Seu ministério foi preparar o caminho, apresentar o Messias e sair de cena.

3.1 João Arauto do Senhor. O trabalho do Arauto era preparar o caminho para o Rei.

João 1.23 RA
Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
Mateus 11.10 RA
Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

4.(Mt 3.4) A maneira estranha / diferente de João demonstra a multiforme maneira de Deus agir.

Mateus 11.18–19 RA
Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras.
1Pedro 4.10 RA
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

5.(Mt 3.5) O povo que vivia em grandes trevas, viu luz. A palavra de João encontrou ouvintes, pois a palavra de Deus não volta vazia.

Isaías 9.2 RA
O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.
Isaías 55.11 RA
assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

6.(Mt 3.6) João vem colocar as bases do batismo cristão, onde ele apresenta um misto do batismo judáico e essênio.

6.1 O batismo judeu para os prosélitos gentios para sua purificação.

6.2 Os essênios direcionavam o seu batismo para todos (judeus e gentios) que era uma denúncia contra a corrupção geral de todos (judeus/gentios e líderes/povo).

7.(Mt 3.7) João não veio massagear egos, mas esvaziá-los.

7.1 Denuncia o pecado da hipocrisia.

7.2 Alerta sobre o eminente castigo de Deus.

8.(Mt 3.8) Exorta a produção de frutos dignos de arrependimento, denunciando o arrependimento infrutífero dos fariseus.

8.1 Os mestres judeus falavam do que se denominava, "as nove normas do arrependimento", ou seja as nove necessidades de um autêntico arrependimento. Encontravam-nas na forma de mandamentos em Isaías 1:16, 17:

Isaías 1.16–17 RA
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.

8.2 Os rabinos diziam: "Se a pessoa tiver algo imundo em suas mãos, não bastarão as águas de todos os mares do mundo para lavar-lhe mas se arroja a coisa imunda, com um pouco de água bastará."

9.(Mt 3.9) Exorta sobre o perigo da falsa confiança religiosa. Ser filho de Abraão sem porta-se como filho de Abraão não tem valor.

9.1 Fariseus que incialmente surgiram de uma santa reação em prol da ortodoxia, se perderam em sua podre religião legalista.

9.2 Saduceus em sua racionalidade teológica, se perderam em sua podre religião liberal.

Mateus 23.27 RA
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!

10.(Mt 3.10) O machado está posto para cortar árvores infrutíferas, que serão lançadas ao fogo.

11.(Mt 3.11) A voz que clama e prepara o caminho do Senhor, não se confunde com Ele.

João 3.30 RA
Convém que ele cresça e que eu diminua.

11.1 João era o dedo que apontava para a Lua, e alertava o povo a não ser ingênuo em dá ênfase no dedo.

11.2 João afirma ser apenas testemunha e que em Jesus está todo o poder que testemunhamos.

2Coríntios 4.5 RA
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.

11.3 João reconhece sua limitação.

11.4 João revela que Jesus vem com duas atitudes claras, batizar com o Espírito e com fogo. Isso revela os dois tipos de pessoas que estarão diante de Cristo.

11.4.1 Alguns autores interpretam esse batismo como um só, onde Jesus irá selar com o Espírito e purificar com o fogo.

11.5 "João saltou na arena, por assim dizer, plenamente desenvolvido e com a armadura completa."

12. (Mt 3.12) Com Cristo é trigo, sem Cristo é palha, ou seja, para o primeiro celeiro e para o segundo fogo.

12.1 O filho do Sirach escreve no Eclesiástico:

"Não diga, pequei, e o que ocorreu comigo? Porque o Senhor é longânimo. Não confie estupidamente na expiação enquanto segue adicionando pecado sobre pecado, e não diga sua compaixão é grande, Ele perdoará a multidão de meus pecados; porque Ele é um Deus de misericórdia e de ira, e sua ira descansa sobre os pecadores. Não demore a voltar-se para Senhor, não vá adiando de dia em dia" (Eclesiástico 5:4-7).

12.2 O rabino Simeão Ben Yohl disse:

"Se um homem tiver sido absolutamente justo todos os dias de sua vida mas se rebela no último dia, destrói toda sua obra anterior, porque está escrito: ‘A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão’ (Ezequiel 33:12). Mas se um homem tiver sido absolutamente mau todos os dias de sua vida e no último dia se volta de sua maldade, Deus o receberá, porque está escrito, ‘a impiedade do ímpio não lhe será estorvo(obstáculo) no dia que se voltar de sua impiedade’.

12.3 ‘Muitos ‘vão ao céu depois de anos e anos de justiça, mas outros ganham em uma hora.’

Mateus 20.12–15 RA
dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?

12.4 Como diria o poeta, referindo-se ao homem que obtém a misericórdia de Deus no instante de sua morte: ‘Entre os arreios e o solo, enquanto caía, procurei a misericórdia e foi minha.’ ”

13. Aplicações a nossa vida:

13.1 Fiquemos atentos as diversas vozes que clamam e endireitam o caminho do Senhor e tenhamos cuidado em não julgar o livro pela capa.

13.2 Nosso coração é o deserto que precisa ser aplanado e cultivado para receber a semente do evangelho. Deus lhe trouxe aqui para que através da voz que clama, em nome de Jesus, seu coração seja limpo e habitado pelo Espírito de Deus.

13.3 Deus pode está quebrando o silêncio que existia entre Ele e você.

13.4 Arrependam-se, pois o Reino de Deus já está entre nós!!!!

13.5 Tudo tem haver com Jesus.

Romanos 11.36 RA
Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

13.6 O que falamos aponta para Aquele que tem o Poder de Batizar com o Espírito e com fogo. Se a sua experiência se resumir a nossa mensagem, estarão apenas molhados com água e continuarão condenados. Nós pregamos a semente, mas o poder de germinar vem de Jesus.

13.7 Oh amigo, hoje tu tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar. Amanhã pode ser muito tarde, hoje, Cristo te quer libertar.

Related Media
See more
Related Sermons
See more