Um pai em mundo perverso - Gn 6.9-22

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Um pai em mundo perverso - Gn 6.9-22

Genesis 6:9–22 NVI
9 Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. 10 Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11 Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. 12 Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, 13 Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra. 14 Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste ; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. 15 Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura . 16 Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. 17 “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. 18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 19 Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. 20 De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. 21 E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”. 22 Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Introdução

Um pai pode nos dar muitas heranças.
time
profissao
tem gente que herda fazenda, mas esse privilégio tá longe
dinheiro ne
gostos
habitos…
podemos receber muitas coisas dos nossos pais, mas eu não tenho dúvida de que a melhor herança que um pai deixa para seu filho é a salvação
A bíblia foi escrita em um tempo bem patriarcal. Naturalmente temos relatadas diversas histórias de diversos homens que poderiam nos instruir em um dia como hoje.
E nessa noite quero refletir um pouco acerca de Noé.
Nós conhecemos sua história. A arca, os animais, o arco-íris...
Mas hoje quero conversar sobre Noé como pai. E não um pai qualquer, mas um pai em um mundo perverso.

A situação

Genesis 6:9–11 NVI
9 Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. 10 Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11 Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência.
Esses primeiros versículos são quase que uma apresentação. É uma contextualização pra gente entender o que vem a seguir.
Moisés, autor do livro de Gênesis, vai nos apresentar Noé. Essa é a história de sua família.
Ele era um bom homem: Justo, íntegro entre o povo, andava com Deus. Noé era alguém admirável.
Tinha 3 filhos: Sem, Cam e Jafé.
Viva em um mundo corrompido e violento.
Me chama a atenção esses 3 aspectos da vida de Noé, especialmente quando incluímos o terceiro.
Ser um homem íntegro diante de todos e andar com Deus já é bom demais.
Ser pai de 3 filhos também é algo importante.
Mas fazer tudo isso vivendo em um mundo corrompido e violento é desafiador!
Sabe aquela conversa que de vez em quando a gente escuta: “Rapaz, não sei nem se vale a pena ter filho hoje em dia não. Cê viu o que aconteceu em tal lugar? Tem que ter muita coragem pra ter filho hoje em dia.”
Noé era esse homem corajoso. Vivia em um mundo corrompido e violento, mas mesmo nesse abiente ele teve filhos. E além disso ele era um homem justo e íntegro. Mas não era justo e íntegro à toa: Noé andava com Deus.
Mesmo vivendo em um mundo esquisito e nem aí para com Deus, Noé andava com Deus. No meio da corrupção do mundo, ele era justo e íntegro.
Como dissemos ontem, quando olhamos para o nosso mundo a gente percebe que muita coisa tem trazido preocupações a nós. Especialmente no que diz respeito à moralidade. Nossa sociedade tem se tornado cada vez mais imoral, e ser crente em um mundo assim, criar filhos em um mundo assim é desafiador, sem dúvida alguma.
E Noé era esse cara, como você.
Criando filhos em um mundo corrompido. Mas ele tinha um segredo: ele andava com Deus.
Diferente de todo o resto, Noé andava com Deus.
Noé tinha ouvidos para ouvir a voz de Deus.
Mesmo em um mundo como o dele.
E é possível que o tempo de Noé fosse ainda pior que o nosso. Olha o que o texto diz:

O juízo e provisão

Genesis 6:12–14 NVI
12 Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, 13 Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra. 14 Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste ; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.
Deus olha para a humanidade e percebe que a corrupção é tamanha que ele resolve começar de novo. Esse Deus que é longânimo, paciente, amoroso, Ele resolve dar um basta.
Como ele faz isso? Anunciando a destruição da criação existente e recomeçando a partir de Noé uma nova humanidade.
É quase que um novo Gênesis 1 e 2.
O mundo criado em 6 dias agora vai passar por uma reconstrução.
Apesar do anúncio de juízo e destruição, Deus diz a Noé que faça uma arca de madeira.
Esse Deus que olha para a humanidade e vê apenas corrupção e violência oferece àquele pai o escape do seu juízo.
A maldade humana subiu até Deus e isso faz com que Deus tome providências e então acabe com o pecado de uma vez, mas ele oferece um meio: Noé, faça uma arca.
~!~ Isso aqui, meus irmãos, é algo fundamental para a nossa fé! Sabe por quê? Nosso Deus não é negliente ao ver o mal no mundo. Mas ele é justo, e promete juízo para acabar com o pecado e a maldade.
E isso é bom, meus irmãos. Imagine viver diante de um deus que não se importa com aquilo que há de errado.
É uma bênção saber que servimos a um Deus que não está alheio a essas coisas. Antes ele anuncia juízo para que as coisas sejam como devem ser.
Mas ainda que o juízo seja necessário por conta do pecado da humanidade, esse Deus é também gracioso em livrar seu povo da morte.

A salvação

Genesis 6:17–18 NVI
17 “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. 18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
Deus salva aqueles que são seus. Deus faz uma aliança com aqueles que servem a ele. Deus se compromete a livrar aqueles que andam com ele.
Deus então faz uma aliança com Noé e diz ainda quem Noé deve levar com ele na arca: seus filhos, sua mulher e suas noras.
Meus irmãos, prestem bem atenção nisso. Noé tinha uma responsabilidade com Deus. Ele deveria construir a arca, deveria colocar os animais lá dentro, mas ele não cumpriria seu propósito se não salvasse sua família.
Noé era um pai, e marido evidentemente. E ele tinha a responsabilidade diante de Deus de manter sua família onde ela pudesse ser salva no dia do juízo.
Me dirijo a você, pai. Você tem uma responsabilidade para com Deus. Não apenas pelo exemplo de Noé, mas ao longo de toda a Escritura, de conduzir sua família aos pés do Senhor para que eles encontrem salvação. Você tem uma responsabilidade de facilitar o acesso de sua família a Deus. Você tem um chamado da parte do Senhor de ser um representante dele dentro do seu lar, e instruir sua família na justiça, ter momentos de oração em família, ter momentos de ensino, de dar bons exemplos…
Deus te deu uma missão poderosa, que é conduzir sua família a um lugar de salvação diante de um mundo caído.
Deus tem uma aliança contigo, meu irmão. Você precisa entrar na arca com seus filhos, suas esposas e suas noras, seus netos…
Deus está julgando esse mundo, e o juízo vem daqui a pouco. Não vai demorar. Espero muito que no dia em que o juízo chegar, você tenha conduzido sua família à arca de Deus, à salvação em Cristo.
Essa era a ordem dada a Noé. E o versículo 22 diz:

A obediência

Genesis 6:22 NVI
22 Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.
Noé andou com Deus apesar da corrupção do mundo, criou seus filhos, contruiu a arca, e colocou sua família lá dentro.
Noé salvou aqueles que eram seus.
É evidente que a salvação não veio de Noé. Deus foi quem chamou aquele homem por sua graça e ordenou que construísse a arca. Naquele juízo, Deus foi o salvador, que comissionou aquele pai a conduzir seus filhos a arca.
Hoje Deus continua sendo nosso salvador, mas não somos mais chamados a passar anos construindo sua própria arca que é o meio pelo qual podemos ser salvos naquele dia. Tudo o que temos de fazer é nos achegar a Cristo Jesus, e conduzir nossa família a Cristo Jesus.
Convido o Ministério de Música.
Somos chamados a sermos obedientes, meus irmãos. Obedientes ao servir ao Senhor, ao caminhar com Deus, assim como Noé, mas também obedientes em atender a ordem que Deus deu de conduzirmos nossos filhos e esposa a Cristo.
Parece simples, e de fato é. Não custa caro. O custo maior talvez seja o esforço de conduzir a família em oração, separar momentos de ensino bíblico dentro de casa, priorizar os momentos de culto.
Nada comparado ao custo de Deus para nos oferecer essa bênção de conduzirmos nossa família à Ele.
Noé não foi afogado pelas águas do dilúvio, mas isso não quer dizer que ele não deveria ter sido. Deus foi gracioso para com ele. A questão é, para que ele pudesse entrar na arca com sua família, alguém teria de morrer em seu lugar. O mesmo Deus que ordena a construção da arca é aquele que envia seu filho ao mundo para morrer, para que nossas famílias pudessem viver, como a Noé.
• Noé carregou madeiras para construir aquilo que os savaria. Cristo carregou madeiras para se tornar aquile que nos salva.
• Noé bateu pregos para salvar sua família. Cristo foi pregado para salvar essa igreja.
• Noé entrou na arca para manter sua família com vida. Cristo entregou sua vida para dar vida a nós.
• Noé fez exatamente aquilo que Deus havia ordenado. Cristo também o fez, idependente de quato isso custou a ele.
Meu irmão, conduza seu filho à salvação. Deus entregou o filho dele para que você pudesse salvar o seu.
-
Em um mundo conturbado, pecaminoso e mal como o nosso, Deus não é indiferente, mas ele haverá de julgar todas as coisas, fazer novos céus e nova terra para habitarem neles aqueles que são salvor por crer em seu filho.
Nosso Deus nos salva, meus irmãos. Ele quer salvar você, e contigo toda sua família.
Ele quer salvar sua casa desse mundo mal, desse ambiente de desobediência, e conduzí-los a um lugar maravilhoso, uma nova criação. Um mundo transformado.
Discipulado: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e Ensinando-os tudo aquilo que eu vos ordenei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more